Menu

Vícios

Atualizado dia 4/29/2011 9:57:20 AM em Psicologia
por Tatiana Ito Coimbra


Facebook   E-mail   Whatsapp

Vícios significam uma imperfeição grave, defeito, mau hábito e, alguns, chegam a se tornar verdadeiras obsessões, mas, e quem não tem ao menos um? São reconhecidos quando extrapolam a vida da pessoa, ou sua vontade, pela compulsão.

A grande maioria considera que são vícios as drogas, legais e ilegais, jogatina, ninfomania, e podemos chamar varias outras manias, que trazem algum malefício, como tal. Mas conforme a denominação, o vício inicia-se muito antes. Analisando o que nos leva ao vício, existia obviamente um ou vários sentimentos anteriores, que poderiam ser: passividade, preguiça, tédio, ira, orgulho, lascívia, angústia tristeza, ansiedade, mágoa ou qualquer outro, que, com o passar dos anos, vai aumentando, e acaba necessitando de elementos diferentes para tapá-lo, a fim de não o sentir.

Porém, temos vários comportamentos destrutivos e não os consideramos vícios, porque, a maioria, está muito arraigada em nós, sem que consigamos nos comportar de outra forma e sequer enxergá-lo como defeito, é apenas, normal. É normal sermos preconceituosos? Irados? Desonestos? Vingativos? Ciumentos? Medrosos? Hipócritas?
Mas o normal é tão relativo. Dependem de exemplos, de acontecimentos que vemos em nosso dia-a-dia e se tornam normais para nós. E não só os que aconteceram na infância, mas o que incluímos, mesmo que nos incomodem, e são admitidos em nosso dia por necessidade da alma. Esta concepção de normalidade está em nós e faz com que a mantenhamos por tempo demais e isto vira uma bola de neve, ficando mais e mais complicado em modificá-lo.

É difícil lutarmos contra um vício porque em sua manifestação posterior ao problema não conseguimos enxergar o ponto crucial, inicial. Portanto, o mais fácil é atacar o pequeno lado sombrio e, pouco a pouco, o ponto final pode ser sanado sem tanta dor e dificuldade.

Mas este processo é muito longo e depende da força de vontade do viciado. O que faz o panorama ficar sombrio. Em algumas religiões, podemos pedir esta transformação para Deus, através da iluminação espiritual, embora ela necessite da mudança de algumas características nossas e de uma vontade verdadeira, de coração, infelizmente, algumas pessoas estão longe de admitir esta possibilidade, de pedir com uma vontade verdadeira (a fé), pois, através dela, muitos conseguem canalizar sua força de vontade, por exemplo, por um filho, por problemas de saúde, pelo parceiro... motivos fortes que conseguem alterações reais nos comportamentos mais perniciosos.

O melhor mesmo é não fazer com que esta transformação seja feita através da dor. Está certo que o ser humano aprende muito mais através da dor. Triste, porém, verdadeiro. Se conseguíssemos enxergar e vencer os problemas antes de nos depararmos com as conseqüências... Muitos deles só são vistos no leito de morte, e aí fica difícil, e a resolução deles fica para a próxima... VIDA!
Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 13


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Tatiana Ito Coimbra   
Sessões de Telepatia e Magia grátis em Facebook Célula Universal https://www.facebook.com/C%C3%A9lula-Universal-194200277680431/, https://www.facebook.com/tatiana.i.coimbra, Twitter: @tatiana_ito Trabalho com magia, feitiços, curas espirituais, oráculos, objetos santos: https://tatianaito.blogspot.com/2020/01/trabalho-com-feiticos-magia-cura.html
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa