Autoconhecimento Autoajuda e Espiritualidade
 
auravide auravide

Vida em família

por Carlitos Monteiro
Vida em família

Publicado dia 9/10/2012 em Psicologia

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp


Pode parecer conservadorismo, mas cada vez me convenço mais de que a vida em família é a melhor maneira de desenvolvermos nossas potencialidades e conquistarmos o que realmente tem valor para nosso futuro. Não importa qual a família, se comandada apenas pela mãe, se com dois parceiros do mesmo sexo, se quem cria os filhos são de fato os avós. Ainda está para surgir um núcleo de vida em sociedade mais simbólico e eficiente que a família.

Por conta disso, percebo que cada pequeno e efêmero momento que se passa entre os seus é mais valioso do que horas e horas investidas no trabalho. Por mais que o trabalho seja o que dá embasamento financeiro e estrutural a esses momentos, é quando estamos com nossos pais, filhos, primos ou avós que desfrutamos e entendemos o motivo de estarmos nesse mundo.

O casamento, essa instituição às vezes desacreditada, deve ser celebrado e comemorado, não importa se está no papel, no convívio, ou apenas na troca de olhares. E até os sogros, sempre tão injustiçados, são capazes de atos incríveis de generosidade e amor. Basta você dar espaço a eles para se expressarem, sentirem-se à vontade, e tudo fará sentido.

E os amigos? Existem aqueles que já são da família. Com amizades que podem completar até 30 anos, ou mais, depedendo do seu histórico de vida, não dá para negar que eles constituem parcela tão importante na sua personalidade quanto seus parentes de fato. Mesmo que a vida e a distância nos separem do convívio diário, os laços formados na infância podem perdurar por décadas, tornando estes companheiros verdadeiros cúmplices da nossa jornada.

O convívio com crianças é um show à parte. Quem não volta no tempo ao brincar de bola, pique-pega, comprar figurinha, chupar bala, tomar suco e ver desenho animado na TV?
As crianças, sem seus vícios e ideias pré-concebidas do mundo, são capazes de verdadeiros deslumbramentos diante das novidades. Nunca me esquecerei de quando estava trocando fralda da minha filha e ela abriu um enorme sorriso quando a luz do sol entrou no quarto e revelou todas aquelas poerinhas que ficam voando pelo ar e que só conseguirmos enxergar quando o astro-rei se manifesta.

Conversei com uma criança de 10 anos sobre isso e com um marmanjo de 37. Ambos confessaram: até hoje se encantam com a poeirinha na luz!

Valorize seus momentos em famíla e com amigos. E, com o passar dos anos, não deixe de se deslumbrar com a poeirinha na luz. São nos pequenos momentos e nas coisas mais singelas que habitam o verdadeiro sentido da vida.

Texto revisado
Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo


Gostou deste Artigo?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 13

Autor: Carlitos Monteiro   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   


Veja também
artigo Você tem realmente esse tal Livre Arbítrio?
artigo Contrato com a morte
artigo Estesia
artigo A mudança deve ser interna

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.





horoscopo


auravide

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa