Menu

Vivendo Anseios Profundos!

Atualizado dia 6/12/2013 5:12:00 PM em Psicologia
por SPAÇO NATUREZA & TERAPIAS


Facebook   E-mail   Whatsapp

Desejo Profundo
O que dizer de um homem maduro, casado, com uma filha adolescente, deixar a família, para viver com garotas de programa, tornando a esposa alcoólatra e a filha, drogada?

Das respostas encontradas, destaca-se a palavra anseio.

Importamos conteúdos das palavras "desejo", "vontade" e "necessidade" para classificarmos a palavra anseio. Então, anseio é um desejo intenso de preencher um sentimento de falta, transformado numa força interna capaz de levar o indivíduo a atingir exigências mínimas para manter o seu equilíbrio emocional.

Assim, inferimos, que esta pessoa está vivendo um anseio profundo, fora de época, pois em sua juventude não pode se relacionar com algumas garotas que desejava e também fora de lugar, pois acabou com um casamento, atirando a família ao desequilíbrio e desespero.

Anseio que foi escondido, negado, reprimido, recalcado, talvez pela cultura do lar, da sociedade, da religião, levando-o a vivê-lo agora, com prejuízo de todos, de forma violenta, pervertida, perniciosa.

É importante aceitarmos o fato de que um anseio, quando profundo, será vivido seja de um jeito ou de outro. O seu poder é tão grande, que é capaz de levar uma pessoa, que o sofre, a reencarnar só para vivê-lo. Não medirá esforços, nem conseqüências. Uma vez vivido, esgotada aquela energia, a pessoa caminha para a morte, por estar vazia de desejos. E o próprio Universo conspira para tal, fazendo que os anseios escondidos venham à tona dentro dos relacionamentos.

Se a vivência de um anseio profundo fora de época e local já traz conseqüências prejudiciais e perniciosas, o pior acontece, se não for vivido. A pessoa vítima deste sentimento vai contrair sérias doenças.

Nem sempre os desejos, vontades ou necessidades serão atendidos, e tudo se vive apenas uma única vez na vida, e, no entanto, pode-se fazer escolhas melhores.
A primeira coisa a ser feita é olhar com honestidade para os verdadeiros sentimentos escondidos, para que as atitudes não sejam guiadas por eles. Identificar de que forma a vivência afetará as pessoas ao redor, a Natureza e a Vida, evitando-se um preço muito alto a se pagar. Aceitar as limitações e erradicar as crenças que tornam os anseios perniciosos. Dar novos significados aos anseios, e para isso, a psicoterapia é uma ótima ferramenta. Por fim, ser criativo na vivência, pois o anseio quando é visível e disciplinado é fator de muita realização emocional.

Por Silvio Farranha Filho, psicanalista 
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: SPAÇO NATUREZA & TERAPIAS   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa