Menu

Você não é imperfeito!

Atualizado dia 9/6/2014 2:31:34 PM em Psicologia
por Paulo Tavarez


Facebook   E-mail   Whatsapp

Você consegue gostar de algo imperfeito? Não, ninguém consegue! Coisas imperfeitas apresentam defeitos e fica muito difícil gostar de algo defeituoso. É como comprar um televisor novo e perceber que a tecla de ligar e desligar está com problemas de funcionamento, todo o sentimento de estima que você tinha pelo aparelho desaparece. O mesmo se aplica ao ser humano, quando acredita que tem defeitos, que é imperfeito, que não funciona bem, sua autoestima deixa de existir, por isso, esse tema merece ser profundamente estudado, afinal, a falta de apreço por si mesmo é a causa de todas as nossas dores e é a maior responsável pelo processo cármico da humanidade.

Na verdade, a tese de que somos imperfeitos parte da premissa que estamos em evolução e só alcançaremos a perfeição evoluindo, desta forma, vivemos totalmente condicionados dentro de um sistema progressivo que é infinito, abstrato, inconcebível e muito incoerente, portanto, está claro que esse conceito precisa ser revisto, precisamos aprender a usar melhor as palavras para não nos depreciarmos com tanta voracidade nem pensarmos a felicidade a partir de algo tão surreal e distante, pois assim viveremos no mais profundo desânimo. Está na hora de mudarmos esse modelo de pensamento que estimula a auto flagelação e nos reprogramarmos com afirmações mais elevadas.

Apenas para exemplificar: um bebê não é imperfeito por não saber andar, por não conhecer formulas matemáticas, um bebê é apenas um ser em desenvolvimento, não é algo defeituoso, imperfeito ou anômalo, no momento oportuno irá andar, conhecer a dinâmica da existência e toda a sua essência será manifestada, portanto, não podemos tratá-lo como uma aberração ou como algo desarranjado, seria uma estultície. Qual é o motivo para nos tratarmos assim? Será que não percebemos que estamos dentro de um processo similar? Que a perfeição é uma realidade em nossa natureza? Será que o canibal é imperfeito por se alimentar das vísceras do seu oponente? Será que o leão é imperfeito por destroçar a zebra? Não, meus amigos, cada ser vivo está dentro da sua idade astral, condicionado ao seu dharma e cumprindo o seu processo cármico.

A verdade que deve prevalecer para o nosso despertar é que não somos imperfeitos, Deus não criaria nada imperfeito, pois um dos seus atributos principais é a perfeição absoluta; se a obra reflete o artífice, como poderíamos ser imperfeitos? Como um Ser perfeito criaria algo imperfeito? Esse tem sido o pior golpe que temos dado à nossa autoestima.

Lembrem-se daquilo que foi dito pelo Mestre: “...o espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mt 26, 41). Não está claro que o Espírito está pronto? Existe alguma possibilidade de desambiguação dessas palavras? Estando pronto não precisa evoluir, precisa apenas manifestar-se.

Estamos prontos deste sempre e a Vida não é nada mais do que um processo de manifestação dessa realidade de perfeição que existe em nossa essência. Assim como a Sequóia Gigante - que é considerada a maior árvore do mundo - já trazia toda a sua grandeza dentro da semente, nós também temos a planta e o projeto pronto da própria angelitude, também iremos alcançar a superfície da consciência e nos realizarmos dentro dos propósitos que nos foram traçados. Se a carne ainda é fraca, não significa que seja imperfeita, não significa que tenhamos que olhar para si como algo mau feito, vulnerável, pois, na verdade, somos exatamente o oposto: invulneráveis, eternos, indestrutíveis e nenhum argumento contrário pode ser saudável.

O Espírito precisa de desenvolvimento e toda experiência corporal se articula dentro de um processo de aprendizagem e expansão, precisamos apenas lidar com o processo de manifestação da nossa natureza divina, portanto, não podemos nos tratar como algo menor, que está separado da natureza, como réprobos que não expressam a beleza do Universo; somos Deuses e isso não sou eu quem digo, mas todos aqueles que alcançaram a iluminação, somos Deuses!

As forças que conspiram contra essa verdade são apenas obstáculos naturais para a nossa conscientização, enquanto não assumirmos essa Verdade, estaremos vulneráveis a todo tipo de sugestão escravocrata. O mundo é perverso e os mais hábeis sabem exatamente como nos incutir conceitos limitantes, justamente para tirarem proveito da nossa ignorância.

Tudo aquilo que lhe faz sofrer não é seu, foi ensinado, o homem nasceu para ser feliz, nasceu para desenvolver suas potencialidades latentes e manifestar na matéria aquilo que já traz na essência.

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 14


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Tavarez   
Conheça meu artigos: Terapeuta Holístico, Palestrante, Psicapômetra, Instrutor de Yoga, Pesquisador, escritor, nada disso me define. Eu sou o que Eu sou! Whatsupp (só para mensagens): 11-94074-1972
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa