Menu

Você sabe o que uma Mandala pode fazer por você?

Atualizado dia 4/15/2024 9:04:05 AM em Psicologia
por Mandalaterapia


Facebook   E-mail   Whatsapp

Não é possível precisar exatamente quando surgiram as Mandalas (o círculo), contudo, ao longo da história, eles estão presentes em diversas culturas. Contemplar uma mandala em uma meditação é uma prática amplamente conhecida na cultura oriental.Porém, no mundo ocidental, Carl Gustav Jung foi um dos precursores do uso de mandalas como um instrumento terapêutico. Foi justamente o contato com esse instrumento que o levou a uma maior compreensão tanto do inconsciente coletivo, quanto do processo de individuação, inerente a todo ser humano.

Segundo Jung a psique é constituída de duas metades, compostas essencialmente daquilo que nos é consciente e daquilo que nos é inconsciente. Estas deveriam formar um todo mais ou menos harmônico, pois ambos são aspectos da vida. Porém, a consciência tende a banir aquilo que não aceita como seu, de forma a reprimi-lo, criando muitos conflitos.

O percurso de desenvolvimento produzido por esses conflitos (processo de individuação), pode ser melhor compreendido por sua simbologia. Desta forma, Jung percebeu que a harmonização entre consciente e inconsciente se expressa por meio de símbolos. Emergindo desta união novos estados de consciência.

Com base na descoberta de Jung, muitos terapeutas têm utilizado essa ferramenta para acessar conteúdos inconscientes de seus pacientes. Psicanalistas, psicólogos, arteterapeutas, terapeutas holísticos, tarólogos, reikianos, pedagogos e terapeutas ocupacionais e outras profissionais da área da Saúde e Educação têm utilizado este recurso, algumas vezes aliado a outras técnicas terapêuticas.

A simplicidade da técnica aliada aos excelentes resultados alcançados pode oferecer um caminho seguro para resolver conflitos psíquicos que de outra forma não estariam acessíveis à consciência. Professores da rede pública têm utilizado com sucesso a técnica propiciando, entre outros efeitos, um melhor aprendizado, diminuição dos conflitos interpessoais, cooperação e melhoria na disciplina de seus alunos. Reflexos estes sentidos também pelos pais e comunidade escolar.

Outros profissionais utilizam esta técnica tanto individualmente quanto em trabalhos em grupos como forma de elaboração dos trabalhos desenvolvidos, buscando propiciar um melhor ordenamento psíquico e bem-estar.

Entre os muitos benefícios provenientes da utilização desta técnica, podemos destacar:

. Integração de partes da psique;
. Expressão de conteúdos não-verbais;
. Acesso a conteúdos mais profundos;
. Pode ser usado para transpor as resistências do paciente;
. Auxiliar em casos de psicoses;
. Algumas vezes a melhora se dá sem a necessidade de interpretação;
. Conciliação entre aspectos opostos da personalidade;
. Restabelecimento da harmonia interna;
. Fortalecimento do ego;
. Auxiliar no atendimento infantil quando a criança não consegue verbalizar suas angústias.

Assista a uma AULA ONLINE GRATUITA do WORKSHOP - MANDALAS E SEU USO TERAPÊUTICO com a participação da psicanalista e professora da prática psicanalítica VIRGINIA FERNANDES destinada às pessoas que desejam ter um contato inicial com a técnica.

Conheça o curso MANDALATERAPIA clique aqui

Por Virgínia Fernandes
Psicanalista e professora de técnicas terapêuticas.

Inicie agora seu caminho para um maior autoconhecimento clique no link: https://amzn.to/3VTRCpf

Siga-nos em:
https://simbollics.substack.com/

Todos os direitos reservados!
Proibido a cópia e reprodução sem autorização.
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 29


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Mandalaterapia   
Aprenda como utilizar as mandalas para o autoconhecimento e equilíbrio interior. Visite nosso site www.mandalaterapia.net.br
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa