Menu

VOCÊ TEM MATURIDADE EMOCIONAL? DESCUBRA AQUI.

Atualizado dia 10/26/2009 12:05:15 PM em Psicologia
por Aurora de Luz


Facebook   E-mail   Whatsapp

SEUS RELACIONAMENTOS REFLETEM SUA MATURIDADE EMOCIONAL

Em qualquer relacionamento seu, mesmo o mais trivial deles, sempre estarão refletidos seus valores e suas crenças e você estará expressando sua Inteligência Emocional. Em qualquer decisão que você tomar você está expressando sua integridade. Você simplesmente não consegue deixar de expressar sua maturidade emocional e sua inteligência emocional.

A Maturidade Emocional mostra a habilidade que você tem em conhecer e monitorar suas emoções, acessar e compreender o estado emocional das outras pessoas e a capacidade de influenciar o comportamento e decisões destas pessoas.
Quantos anos você tem emocionalmente?
Você está crescendo ou ficando mais velho?

Compare seu comportamento habitual no gráfico abaixo. Se você se encaixa mais na grade da Imaturidade Emocional, você deve buscar recursos que te ajudem a melhorar e desenvolver sua maturidade emocional. Psicoterapia, Coaching, cursos e workshops de autoconhecimento são ferramentas que podem ajudar você a desenvolver mais suas Competências Emocionais.

AMOR
IMATURIDADE EMOCIONAL: Amor é uma necessidade. Exige atenção mas evita qualquer sinal de fraqueza. Tem dificuldade de mostrar e aceitar amor.
MATURIDADE EMOCIONAL: Amor é compartilhar. Promove um senso de segurança, onde permite mostrar a vulnerabilidade e compartilhar afeto. Sabe expressar amor e aceitá-lo.

EMOÇÕES
IMATURIDADE EMOCIONAL: Não lida bem com críticas e frustração, tem ciúmes, é vingativo, humor inconstante. Teme mudanças.
MATURIDADE EMOCIONAL: Suas emoções são fonte de energia. Quando se sente frustrado, busca uma solução.

REALIDADE
IMATURIDADE EMOCIONAL: Evita problemas no relacionamento que exigem integridade.
MATURIDADE EMOCIONAL: Confronta e analisa os problemas de imediato e escolhe a melhor solução possível.

FEEDBACK
IMATURIDADE EMOCIONAL: Não aprende pela experiência. Boas ou más, são conseqüências do azar, sorte ou fatalidade. Muito pouca responsabilidade pessoal.
MATURIDADE EMOCIONAL: Vida é um eterno aprendizado. Aceita responsabilidade e aprende com os erros. Busca oportunidades e segue em com os erros. Busca oportunidades e segue em frente.

ESTRESSE:
IMATURIDADE EMOCIONAL: Evita realidade, é pessimista, raivoso, ataca os outros quando se sente frustrado. Frequentemente muito ansioso.
MATURIDADE EMOCIONAL: É tranqüilo e auto confiante. Acredita que consegue o que quer.

RELACIONAMENTOS:
IMATURIDADE EMOCIONAL: É dependente, facilmente influenciável, indeciso. Não se sente responsável pelos seus atos ou deficiências. Super sensível a críticas mas insensível ao sentimentos dos outros.
MATURIDADE EMOCIONAL: É independente, mas sabe trabalhar bem em grupo quando precisa. É cooperativo, empático e sensível as necessidades do outro.

Pessoas emocionalmente imaturas necessitam de gratificações imediatas. Elas não conseguem esperar. Às vezes, são compulsivos e não pensam antes de uma ação. Muitas vezes são fiéis somente enquanto você tiver alguma utilidade para eles. Uma vida social e financeira caótica é um outro sinal de imaturidade emocional.

Adultos emocionalmente imaturos não têm nada haver com ser criança ou adolescente. Pessoas emocionalmente imaturas são egoístas, preocupadas somente com seus próprios sentimentos e necessidades. Exigem atenção constante, empatia e elogios. Se eles não podem ser o centro das atenções, evitam qualquer tipo de participação.

A maturidade Emocional é adquirida quando começamos a prestar mais atenção ao que sentimos e a desenvolver mais nossas competências emocionais. Aprender a nos conhecer e a reconhecer o que nos tira do sério, ou o que desperta em nós medos, pânico e desespero, nos dá a possibilidade de ter o controle da nossa vida em nossas mãos novamente.

PRATICANDO MATURIDADE EMOCIONAL

1. Na sua vida, você busca um sentido que te dê um senso de pertinência e humanidade, e não somente de interesse próprio? Enriquecer sua vida e a vida de outras pessoas tem um profundo significado de retorno e gratificação que só está disponível na maturidade emocional.

2. Você sabe qual é sua missão de vida? Buscar sua missão de vida vai lhe ajudar a construir sua maturidade emocional e fazer valer a pena lutar pelos objetivos que você deseja alcançar.

3. Aprenda a entender seu funcionamento e pratique a auto-aceitação. Auto-aceitação não significa que você está de acordo com o que você é. Mas só aceitando os aspectos negativos é que você pode iniciar uma mudança. A auto-aceitação é o primeiro passo.

4. Peça a algum amigo(a) dar um feedback gentil de seu comportamento e suas atitudes. Tente se ver com eles lhe vêem. Evite ser defensivo nesta hora. Encare a realidade e veja qual o proveito que você pode tirar disso.

5. Em situações de conflito, procure achar uma solução que seja boa para ambos. Se a solução de um problema for boa só para um lado, não será uma boa solução para o relacionamento e nem para sua vida.

6. Faça uma lista para avaliar seus contatos profissionais e pessoais. Pense sobre cada pessoa desta lista e escreva ao lado quais as pessoas que inspiram o melhor de você e o pior. Procure se relacionar mais com as pessoas que inspiram o melhor em você e tente resolver o pior de você. Aceite isso como uma tarefa de sua responsabilidade para fortalecer seu auto respeito.

7. Para finalizar, competências emocionais se aprendem e se aperfeiçoam em relacionamentos. Portanto, escolha um profissional que você confia para iniciar esta deliciosa aventura que é viver. Afinal, da vida se levam somente os relacionamentos.

https://www.dr-aga.com/Artigos_e_Textos/08_Seus_Relacionamentos_Refletem_Sua_Maturidade.html.


Texto revisado por: Cris



Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 148


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Aurora de Luz   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa