Menu

Você tem medo do pensar ou do sentir?

Atualizado dia 11/25/2013 8:51:18 AM em Psicologia
por Margareth Maria Demarchi


Facebook   E-mail   Whatsapp

Quem sente, tem medo do que pensa.

Quem pensa, tem medo do que sente.

Quando conseguir observar o seu pensar, passa a compreender o seu sentir. 
Quando observar o seu sentir, passa a compreender o seu pensar.
Sentir ou pensar?
Ao observar, você terá a consciência e o coração para apontar suas verdadeiras intenções por trás do sentir e pensar, adquirir compreensão para neutralizar essas duas energias. A compreensão no observar sem julgar o seu sentir e o seu pensar é que lhe cria condição de aceitar a si mesmo como ser humano. Assim, será simples aceitar o outro, por estar tão perto de sua natureza instintiva.


Vamos refletir um pouco com Carl Gustav Jung - A Natureza da Psique

Como se sabe, a linguagem corrente usa a palavra "instinto" com muita freqüência, falando sempre de ações "instintivas", quando se tem diante de si um comportamento em que nem os motivos nem a finalidade são conscientes e que só foi ocasionado por uma necessidade obscura. Esta peculiaridade já fora acentuada por um escritor inglês mais antigo, Thomas Reid, que diz: "By instinct, I mean a natural blind impulse to certain actions, without having any end in view, without deliberation, and very often without any conception of what we do". ["Por instinto, entendo um impulso natural cego para certas ações, sem ter em vista um determinado fim, sem deliberação, e muito freqüentemente sem percepção do que estamos fazendo"]. Assim, a atividade instintiva é caracterizada por uma certa inconsciência de seus motivos psicológicos, em contraste com os processos conscientes, que se distinguem pela continuidade de suas motivações. A ação instintiva, portanto, aparece mais ou menos como um acontecimento psíquico abrupto, uma espécie de interrupção da continuidade da consciência.

Por isso, é sentida como uma "necessidade interior" — que é a definição já dada por Kant para o instinto. Por sua natureza, a ação instintiva deveria ser incluída entre os processos especificamente inconscientes que só são acessíveis à consciência por seus resultados.

Aqui, essa reflexão se faz necessária no pensar e no sentir, porque alguns sentimentos e pensamentos são difíceis de se entenderem racionalmente, mas à medida que pode deixá-los livres de crítica e observá-los passando naturalmente pela mente e pelo sentir, sem criar resistência eles perdem aos poucos a força.

Quanto mais perto de você estiver, sempre será amplo o alcance para obter paz e felicidade na vida. A paz sentida é pensar feliz.

Beijos e que a paz sempre esteja presente em todos nós.

Texto revisado


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 8


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Margareth Maria Demarchi   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa