Menu

Auto aceitação incondicional

Atualizado dia 7/20/2011 3:50:03 PM em Vidas Passadas
por Andre Lima


Facebook   E-mail   Whatsapp

Existe uma frase que usamos inicialmente para aplicarmos a *EFT (técnica para autolimpeza emocional, baixe o manual gratuito aqui), chamada de "Frase de Preparação" que nos convida a uma auto aceitação incondicional. Para quem não a conhece, explico que essa frase é dita no início da aplicação da técnica.

Identificamos o pensamento ou sentimento negativos que desejamos dissolver e repetimos a frase três vezes: "Mesmo que eu sinta esse medo, eu me aceito profunda e completamente".
O sentimento que usei no exemplo foi medo, mas a frase pode ser utilizada para qualquer tipo de sentimento. Exemplos: "Mesmo que eu sinta raiva, eu me aceito profunda e completamente; mesmo que eu sinta uma tristeza eu me aceito profunda e completamente...".

Vou explicar com mais detalhes o sentido da frase e a razão pela qual ela dá ótimos resultados terapêuticos, e como você pode usá-la a qualquer momento para obter alívio emocional mesmo que não saiba ou que não possa aplicar a técnica completa da EFT em algum determinado momento.  

Em primeiro lugar, se você conseguiu formular uma frase de preparação significa que você reconheceu e admitiu estar sentindo algo negativo. Esse é o primeiro passo. Quando não identificamos ou não reconhecemos que estamos desconfortáveis, não há como melhorar.

Segundo, a frase convida você a aceitar a si próprio, mesmo tendo reconhecido que está sentindo algo negativo. O que acontece boa parte das vezes quando identificamos algo negativo em nós mesmos, é um sentimento de resistência interior por não gostarmos de ser portadores daquela negatividade. Esse sentimento de resistência interior tende a nos colocar para baixo, criando ainda mais sentimentos negativos. Surgem pensamentos, conscientes e inconscientes, carregados de emoções nos dizendo "eu não deveria me sentir assim; eu deveria superar esse sentimento; isso é uma fraqueza; não posso aceitar esse defeito que tenho".

E quanto mais você se debate com esses pensamentos, mais a negatividade cresce no seu interior. Agora, além do sentimento negativo inicial detectado, foi criada uma nuvem negativa com outros sentimentos em torno. Essa é uma armadilha do ego, que usa a negatividade para criar mais dela. Para se libertar disso, você deve simplesmente reconhecer o que sente, e falar que se aceita profunda e completamente. De repente, aquela resistência interior cessa e fica mais fácil lidar com o sentimento que você deseja dissolver.

Você pode ainda adicionar o perdão na Frase de Preparação e, assim, aprofundar o sentimento de aceitação. Experimente fazer o seguinte: sempre que surgir algum pensamento ou sentimento desagradável, repita para você mesmo frases que seguem os modelos a seguir:

"Mesmo que eu sinta essa preocupação com tal conta no final do mês, eu me perdoo e me aceito profunda e completamente". "Mesmo que eu me sinta estressado com esse trânsito infernal, eu me perdoo e me aceito profunda e completamente". "Mesmo que eu esteja me cobrando muito e me sentindo culpado por ter feito tal coisa, eu me perdoo e me aceito profunda e completamente". "Mesmo que eu me sinta nervoso ao pensar na apresentação do trabalho que vou fazer em público, eu me perdoo, e me aceito profunda e completamente".

Quando repetimos mentalmente essas frases, elas nos tiram do diálogo mental inconsciente de resistência que nos causa mais sofrimento, e nos torna mais presentes. É muito provável que você sinta alívio emocional já nesse momento somente com as frases de aceitação. O diálogo mental negativo é como se fosse um pesadelo, e as frases nos acordam e nos trazem para o momento presente.

Algumas pessoas têm resistência em repetir a Frase de Preparação porque elas acham que, se aceitarem que tem um determinado problema, vão se acomodar e não mais se esforçarão para mudar. Mas a Frase não diz que você não pode mudar, ela apenas traz o sentimento de aceitação daquela negatividade naquele momento, para que não seja criado um problema adicional. O ego sempre justifica os sentimentos de resistência de uma forma que parece bem lógica. Mas é apenas mais um mecanismo de criar sofrimento.

Para lidar com esse pensamento sabotador, você poderá incrementar a sua Frase de Preparação da seguinte forma: "Mesmo que eu sinta que sou um fracassado, eu me perdoo, me aceito profunda e completamente, e escolho dissolver o padrão emocional negativo para que eu possa me tornar uma pessoa bem sucedida".

Depois de sentir a aceitação, sua energia ficará livre para ser usada de forma positiva na mudança que você deseja. Em muitos casos, só pelo fato de aceitar completamente o sentimento, pode haver uma transformação profunda.

Outra coisa que ajuda a dissolver a emoção é falar que você aceita totalmente o próprio sentimento negativo. Exemplo: "Mesmo que eu sinta essa raiva, eu me aceito profunda e completamente e escolho aceitar totalmente este sentimento de raiva". Esse procedimento pode parecer ainda mais estranho, mas vou explicar melhor o sentido e a razão pela qual ele funciona.

Quando você não aceita o sentimento negativo, cria-se uma resistência interior e a tendência é que ele cresça. Tudo aquilo que você resiste, persiste, pois é criada uma força contrária. Ao invés de brigar como sentimento, ou de desejar desesperadamente que ele desapareça, diga que o aceita total e incondicionalmente. Você verá que aquilo que parecia tão ruim e intenso se tornar cada vez menor.

Dei algumas explicações sobre a auto aceitação. Mas a única forma de você compreender profundamente esse processo e o quanto ele é libertador, é praticando.

Estarei explicando em outra oportunidade sobre a aceitação de fatos do passado e do presente, e situações que nos causam sentimentos negativos.

André Lima

*EFT - Emotional Freedom Techniques - Técnica que ensina a desbloquear a energia estagnada nos meridianos, de forma fácil, rápida e extremamente eficaz, proporcionando a cura para questões físicas e emocionais. Você mesmo pode se autoaplicar o método. Para receber manual gratuito da técnica e já começar a se beneficiar, acesse este link

Texto revisado
 


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 154


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Andre Lima   
André Lima é engenheiro e trabalha exclusivamente com autoconhecimento desde 2006. Vem divulgando e esinando em palestras e cursos presenciais e online sobre a EFT - Emotional Freedom Techniques, uma técnica revolucionária, simples e eficaz, para limpeza e cura de todos os tipos de emoções, pensamentos e crenças limitantes.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Vidas Passadas clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa