Menu

Cinco passos para se libertar da Culpa

Atualizado dia 7/16/2015 4:46:40 PM em Vidas Passadas
por Maria Silvia Orlovas


Facebook   E-mail   Whatsapp

Um dos maiores entraves na evolução da consciência e da libertação do potencial de luz, prosperidade, amor, realização e tudo de bom que alguém pode manifestar nessa vida é a culpa. Mas de onde nasce esse peso, essa sombra do ego?

Sim, porque a culpa é uma sombra e, justamente por ser uma sombra, está muito conectada com a individualidade de cada um. Então, para cada ser vivente, uma culpa diferente. Porém, existem alguns pontos em comum que podem ser traçados e você, conhecendo esses pontos, poderá se trabalhar para amenizar e transmutar essa energia contrária. Então, vamos lá:

1º passo: Reconhecer que você está preso ao Ego.
Parece um assunto batido, falar em ego, em prisão ao ego, e muita gente que está mais consciente do caminho do autoconhecimento jura de pés juntos que não está no ego, que tem consciência do todo, que agora quer viver na luz, ajudar as pessoas, cuidar do próximo, que não tem apegos. Basta você abrir qualquer canal das redes sociais e ver os posts dos seus amigos do “bem” para comprovar que todo mundo é lindo e faz coisas lindas. Será? Pois é, uma coisa é saber ensinamentos bonitos e outra é vivenciar. Mas o ego não é mal em tudo, sem um ego trabalhando, não teremos autoestima.
Então, por favor, assuma-se, você tem um ego, um poder bruto dentro de você que precisa ser iluminado. Você não está pronto. Mesmo que já tenha feito uma grande guinada na sua vida, você, eu e o resto da humanidade, teremos sempre muito o que aprender. E estaremos presos ao nosso ego até o final dessa encarnação. Desse modo, o ego pode ser iluminado, vibrar na luz compartilhar, mas não será aniquilado, nem deve ser negado. Seu ego lhe dá a dimensão da sua luz. Muita luz, muito ego, então, vamos reconhecer que queremos coisas, queremos poder, ter direito a manifestar nossos desejos etc., sem culpa de ser quem você é, apenas com a consciência que existem regras de convivência e que o outro também tem luz. A culpa surge quando vivemos imposturas, quando negamos a nossa vontade, quando afirmamos que somos bacanas, bonzinhos e, na verdade, não somos nada disso. Então, vamos ao ego sem culpa.

2º passo: Você não precisa ser perfeito, nem atender todas as demandas.
Uma das lições mais importantes que aprendi na minha vida foi a descoberta de que não preciso ser perfeita, basta ser o que sou e procurar evoluir, melhorar, aprender outras coisas e ter coragem e liberdade de pedir perdão quando me descobrir errada, inclusive aberta para eventualmente não ser perdoada, por que isso pode acontecer. Não estar preso ao perfeccionismo, deixará você muito mais leve e também menos preso ao orgulho, porque se você pode errar e admite seus erros naturalmente acolhe a humildade sem se sentir inferior, ou com menos valor. Quem sabe dos seus erros se abre para aprender. Quem nunca admite erros, dificilmente sai do lugar nessa vida. E nem sempre teremos forças ou mesmo vontade para atender aquilo que as pessoas esperam de nós. Liberte-se da expectativa daquilo que o outro espera de você e não sinta mais culpa por isso.

3º passo: Reconheça o que não gosta em si mesmo.
Este é um passo que exigirá de você um mergulho no autoconhecimento, por que muitas vezes a gente não sabe o que não gosta. Muitas vezes, escondemos os erros, até do espelho da alma. E verdades ruins ou boas escondidas não podem ser transformadas. Tenha um momento tipo hora da verdade. Olhe para você, sinta sua própria energia, e se tiver algo negativo, tipo sou orgulhoso ou tenho preconceito disso, ou até mesmo algo complicado como admitir que tem raiva do seu filho, ou do seu pai... Tudo bem. Não tem problema ter maus pensamentos, raivas, coisas mal resolvidas. Pessoas saudáveis tem tudo isso e ao longo da vida vão se resolvendo e se perdoando, perdoando as pessoas e situações. O que é doentio é não assumir suas dores, seus medos, suas raivas e se sentir culpado cada vez que a situação se manifesta.

4º passo: Estabeleça prioridades na sua vida.
Você tem esse direito. Não importa se está casado, solteiro, se tem que cuidar de si mesmo, ou da família. Você tem todo direito de ter e de fazer coisas para si mesmo, do seu jeito, da forma que você gosta. Essa história de ser muito bonzinho, ou de fazer tudo para todos acaba com a autoestima de qualquer pessoa e se você for do tipo que não consegue dizer não, então o mundo caiu. Por favor se resgate. Coloque-se no seu lugar. Você tem direito a ter o seu lugar. Mesmo se ainda não fez aquilo que acha que tem que fazer, mesmo que ainda não tenha realizado seu sonho de família, ou de trabalho. Olhe para si mesmo e vá atrás daquilo que é importante para você, sem falsa modéstia, sem autoboicote, sem culpa em pensar em si mesmo. Você tem todo direito em buscar felicidade. Você tem todo o direito de dizer não, de não fazer coisas que não quer fazer, de colocar limites nas pessoas e nas relações. Tudo isso é natural. Lembre-se de que é você que estabelece o valor das coisas. É você que domina o seu mundo.

5º passo: Transforme os momentos de raiva em momentos de saber ouvir.
Muitas pessoas sofrem demais com a culpa por terem se descompassado, brigado, se irritado, e até maltratado pessoas da sua convivência, ou culpa por terem se deixado magoar, ou ouvido coisas ruins, insultos, sem saber se defender. E vamos combinar que é muito fácil sair do eixo no âmbito familiar, ou até no trabalho, porque essas pessoas conhecem nossos pontos e costumam naturalmente usar de nossas fraquezas. Tanto pode ser um processo inconsciente, como algo intencional, mas aqui não estamos julgando as pessoas; vamos observar que o ponto que podemos tratar está em você, na forma que você age e reage aos fatos da vida.
Quem pode aprender, mudar, afastar-se do envolvimento negativo é você. Assim, quando numa situação de raiva, estresse ou confronto, aprenda a observar os sinais e não se cobre ter respostas, falar perfeitamente ou com sabedoria. Deixe acontecer e use do seu bom senso, e seja fiel a si mesmo, cuidando-se e se preservando. A culpa prolifera quando olhamos para nossa vida como juízes de vídeo-tape. Quando olhamos para trás e achamos que deveríamos ter feito diferente, esquecendo de entender que o passado está onde deve estar e é perfeito porque não pode ser modificado. Igualmente como o futuro que rouba muita gente do poder do agora. Se no presente você tem raiva, ou dor, ou qualquer outro sentimento, busque ajuda, busque se transformar e não se culpe por conta de se ver imperfeito. Ao contrário, use da sua luz para iluminar sua sombra.

Na sintonia, o vídeo:
Lidando com pessoas difíceis:


Exercício de meditação com o Ho oponopono:


Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 88


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Maria Silvia Orlovas   
Maria Silvia Orlovas é uma forte sensitiva que possui um dom muito especial de ver as vidas passadas das pessoas à sua volta e receber orientações dos seus mentores.
Me acompanhe no Twitter e Visite meu blog
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Vidas Passadas clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa