Menu

Os desafios da educação para uma Nova Era

Atualizado dia 3/3/2013 9:13:05 PM em Vidas Passadas
por Flávio Bastos


Facebook   E-mail   Whatsapp

No processo educativo, subestimamos a criança que nasce com potencialidades inerentes, relacionadas a conhecimentos adquiridos em outras vidas.

Sigmund Freud afirmava que a pulsão sexual é inerente ao ser humano, e que cada indivíduo canaliza de forma consciente ou transfere inconscientemente essa energia de uma forma construtiva ou destrutiva, conforme a sua estrutura psíquica. Nesta direção, a minha experiência no âmbito da Psicoterapia Interdimensional aponta a perversidade como uma energia que nos acompanha desde tempos remotos. Portanto, a educação transformadora e o autoconhecimento de nível avançado, que vai além da barreira intrauterina, tornam-se fatores estimulantes para a aceitação da energia do bem como prática natural no cotidiano da vida. Processo que canaliza a energia sexual de forma equilibrada e saudável para o corpo, mente e espírito. Digamos que falta à ciência um estudo mais profundo sobre a perversidade humana, para uma compreensão mais precisa dos efeitos da energia do bem em nossas vidas. O que são os desequilíbrios humanos geradores de dor psíquica e sofrimento físico, se não o resultado de nossas experiências pregressas?

Imagine o ser inteligente que renasce para mais uma jornada de aprendizados a partir do ambiente familiar. Neste meio, que pode ser tanto na riqueza quanto na pobreza material, pois caráter não escolhe classe social, ele depende de exemplos -bons ou maus-, para ter uma referência que altere positiva ou negativamente a índole que traz consigo de vidas passadas.

Neste sentido, as experiências da criança com a relação parental determinam que tipo de companhia prevalece na vida do futuro adulto. Companhias saudáveis na infância, tendem a formar adultos equilibrados e amorosos, cuja experiência na relação com os pais tende a alterar positivamente o caráter do indivíduo. Ao contrário, companhias severas e distantes, tendem a formar adultos psiquicamente desequilibrados, inseguros e com demanda afetiva para o resto da vida, além de influir na alteração negativa do caráter do filho.

Durante o processo infantil, tornam-se referências secundárias -e em certos casos primárias-, avós, tios, professores e padrinhos. Por este motivo, pelo menos na teoria, a educação da criança é considerada de responsabilidade social, embora os pais biológicos, ou substitutos, sejam os responsáveis diretos pelo processo educativo.

Na verdade, a criança não nasce pura, imaculada, mas receptiva ao afeto dos pais e dependente de cuidados. Quando faltam estes "ingredientes" na relação parental, cedo ou tarde surgem os desequilíbrios que associam-se à índole que o espírito traz como herança pretérita.

A educação atual, portanto, pode ser representada por duas "bolas de neve" que rolam em sentidos contrários. E o futuro da criança depende da marcante influência de seus responsáveis diretos e indiretos na escolha da direção de sua vida.

Como psicoterapeuta interdimensional, tenho acompanhado diversos casos que trazem a marca do trauma da experiência infantil. Sequelas que repercutem intensamente no psiquismo e comportamento do adulto, desarmonizando-o. O que demonstra que a maioria dos seres humanos está despreparada para a missão de educar filhos, que são espíritos milenares, que trazem consigo uma bagagem e uma expectativa de reencontro que gere crescimento para os envolvidos em uma nova proposta de união familiar.

Nesta lógica, falta ao homem moderno redimensionar os papéis de mãe e pai no palco da vida, como também o papel da família. E à sociedade, redimensionar a função do professor, visualizado pelas lentes da valorização profissional e da responsabilidade social.

Neste amplo contexto, os desafios da educação para uma Nova Era não passam pela promoção da benevolência de caráter religioso, sem a devida compreensão dos mecanismos geradores da perversidade humana. Caso contrário, é recair no erro de nos tornarmos pessoas de aparência "bondosa", mas com um interior ainda malresolvido com o seu histórico de muitas vivências no plano físico.

Um exemplo de nosso equívoco é a Igreja envolvida numa crise sem precedentes em sua história, revelando uma rede de intrigas e interesses que disseminam a discórdia entre representantes que deveriam cultivar sentimentos nobres, relacionados ao espírito.

A maledicência é o que sai do pensamento, da ação e da boca do homem. Seja na versão mais ou na versão menos contundente para o semelhante e para si próprio. Neste sentido, a Era da Sensibilidade chega para que despertemos para o real significado da educação inserida em um contexto reencarnacionista e interdimensional.

Nos dias atuais, por influência do velho paradigma, a sociedade faz como o avestruz que diante do perigo esconde a cabeça num buraco por achar que desta forma esteja seguro e protegido, pois temos uma dificuldade de compreender que o comportamento humano encontra-se energeticamente condicionado pela prática das pequenas, médias e grandes maldades cometidas durante os milênios de existência do homem sobre a face da Terra. Ato repetitivo que ocorre cotidianamente, geração após geração de humanos, sem termos a clareza necessária sobre os efeitos desta energia na nossa saúde física, mental e espiritual.

O novo paradigma da era que se inicia exige desafios no sentido de tornar a educação uma única bola de neve que cresce conforme a direção que dermos à sua trajetória. E este direcionamento começa pelas boas companhias parentais na infância e segue, consequentemente, com as escolhas de boas companhias durante toda a vida.

Neste processo de despertar consciencial, a exata noção de bem ou de amor, começa a ser apropriado pelos pais durante a experiência relacional com seus filhos. Estes, por sua vez, apropriam-se do conhecimento transmitido via educação. É o efeito bola de neve que avança geração após geração de uma mesma família. 

A importância da missão de educar e da tarefa de ensinar passa pela apropriação do bem como uma diretriz de vida. Situação que envolve -e compromete- todos os segmentos de uma sociedade, a começar pelo compromisso que representa a associação familiar. Mas para que a utopia torne-se prática real, a culpa e a maledicência, aos poucos, devem ser erradicadas do convívio humano. Mais por pressão da Nova Era, que torna a educação a "mola-mestra" da mudança de paradigma de traço perverso que nos acompanha há milênios.

O bem, sem a apropriação do indivíduo durante o processo educativo, será sempre superado pelo traço perverso, cuja experiência acumulamos durante o ciclo das reencarnações. No entanto, nunca é tarde para recomeçarmos, embasados numa nova mentalidade que, perceptível ou imperceptivelmente, nos estimula a desafiar e avançar, sempre.



Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 82


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Flávio Bastos   
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Vidas Passadas clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa