Menu

Paixão não correspondida

Atualizado dia 10/2/2013 8:41:41 PM em Vidas Passadas
por Flávio Bastos


Facebook   E-mail   Whatsapp

"Não há diferença entre um sábio e um tolo quando estamos apaixonados". (Bernard Shaw)

Muitas tentativas de buscar o amor incondicional se perdem na indiferença ou no desinteresse do outro, pois o amor real exige sintonia, reciprocidade de sentimentos e mútua entrega. Quantas experiências frustradas nas quais desilusão e desespero tornaram-se algozes de uma mente desequilibrada e coração partido, acabaram em drama ou tragédia?

A vida não é uma aventura, na qual o indivíduo lança-se como se fosse programado para ter sucesso em todas as suas iniciativas. A vida exige do aprendiz uma certa cautela para que desenvolva o seu senso de orientação vital e aprenda a caminhar em terrenos cada vez mais firmes e seguros. No entanto, os aprendizados são distintos e sofrer por amor não correspondido, através de experiências sequenciais, sinaliza que o indivíduo encontra-se dependente de um vínculo emocional-obsessivo do qual desconhece a sua origem.

A paixão por outra pessoa é inerente à natureza humana. Apaixonar-se leva o indivíduo a uma situação atípica no sentido comportamental, mas é uma experiência que deve proporcionar, acima de tudo, aprendizados. Caso contrário, mantém o espírito ligado ao vínculo passional por tempo indeterminado, ou seja, prisioneiro de sua própria imaturidade emocional. Quem ama, não cerca, não sufoca e não mendiga amor. Permite que a energia amorosa flua conforme o nível de atração, que definirá, com o passar do tempo, se os indivíduos são ou não compatíveis a um relacionamento afetivo de compromisso.

Sob o prisma científico, paixão é um estado emotivo ampliado daquilo que chamamos de amor. Logo, é uma patologia na qual a pessoa perde grande parte de sua individualidade devido ao aspecto fascinante que o objeto da paixão exerce sobre ele. Essa fascinação não se dá apenas psicologicamente. Há também aspectos bioquímicos. Segundo estudos, quando estamos apaixonados, nosso corpo produz substâncias como a feniletilanamina, um tipo de anfetamina que tem ação semelhante a de algumas drogas em nosso cérebro. Ou seja, nosso cérebro produz substâncias viciantes" quando nos apaixonamos. A produção delas, porém, diminui com o tempo. As mais recentes pesquisas dizem que, em média, isso ocorre em dois anos. Depois, ou o sentimento evolui para um profundo amor ou a pessoa se dá conta de que tudo era uma projeção inexistente, o que resulta no fim da paixão.

Na visão filosófica, apesar de ser considerada natural, a paixão não passa de uma perspectiva projetada de nossas fantasias. Por conta dela, ampliamos a imagem de uma pessoa, tornando-a mais importante do que realmente ela é. E é por isso que a paixão sempre estará abaixo do amor, porque paixão trata de fantasia, e o amor de realidade. No entanto, a filosofia sugere que o homem precisa ir além do falso cenário existencial em que as coisas ou são da paixão ou são da razão, pois é da dança paixão-razão que brota a vida em sua forma mais plena e bem vivida.

Para o espiritualismo, existe uma confusão entre amor e paixão. A paixão é um sentimento forte, poderoso, que leva muitas pessoas ao sofrimento e à dor. Geralmente, dura pouco e desfaz relacionamentos duradouros. Muitos relacionamentos amorosos se encerram após a paixão arrefecer. Passa-se, então, a enxergar a pessoa amada com todos os seus defeitos e imperfeições. Já o amor é passivo, calmo, não traz sofrimentos, somente bem-estar e alegrias. O verdadeiro amor não exige nada em troca. É um sentimento puro de querer bem ao próximo como a si mesmo. É um sentimento abrangente, pois envolve todos os seres humanos.

Jean Jacques Rousseau, considerado um dos principais filósofos do iluminismo e precursor do romantismo, definiu com exatidão o amor passional, ao registrar que "todas as nossas paixões são boas quando nos tornam senhores, ou más quando nos tornam escravos". Isto é, as "boas" nos tornam pessoas mais autocentradas, menos egocêntricas e com uma visão mais humilde da própria existência. Quando percebemos que o mundo não gira ao nosso redor, amadurecemos emocionalmente e despertamos para o amor abrangente.

Por outro lado,  as "más" paixões podem levar a pessoa a ficar triste, o que não é considerado doença, mas a manutenção da tristeza e do sentimento de abandono pode caracterizar patologia. É quando o indivíduo que está passando por este tipo de alteração emocional apresenta sinais que fazem parecer que a vida estivesse acabado após sofrer a mágoa. São os chamados "sintomas de definhamento", quando o indivíduo entra num processo de autodestruição: fica isolado socialmente, come de forma exagerada ou não se alimenta. Fica depressivo e relaxado com a própria higiene.

Portanto, um raciocínio conclusivo nos leva a crer que tanto as "boas" quanto as "más" paixões servem de aprendizados no sentido do indivíduo apurar a percepção de amor através do processo de autoconhecimento. São experiências inerentes ao espírito em sua jornada de descoberta de si mesmo inserido no contexto vital. No caso de paixão não correspondida, o aprendizado serve para alertar o indivíduo de que o apego excessivo e a dependência emocional leva a experiências de sofrimento e dor. Resultado da "cegueira existencial" em relação ao verdadeiro significado do amor. Nesta direção, o processo de conquista do outro está intimamente vinculado ao autoconhecimento, pois fica mais fácil conquistar alguém quando temos algo a oferecer, mesmo se o nosso ideal filosófico seja a "dança paixão-razão que brota da vida em sua forma mais plena e bem vivida".


 
Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 141


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Flávio Bastos   
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Vidas Passadas clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa