Menu

PERGUNTAS SOBRE REGRESSÃO DE MEMÓRIA I

Atualizado dia 8/26/2007 4:08:15 AM em Vidas Passadas
por Suzana da Silveira


Facebook   E-mail   Whatsapp

1 – O que é Regressão de Memória?
A regressão é um processo terapêutico que tem como finalidade encontrar no passado as causas de distúrbios atuais, como depressão, ansiedade, toc, mágoa, desesperança, transtorno do pânico, medo/fobia, somatização, insônia, vícios, carência afetiva, problemas de relacionamentos, angústia, agressividade, desmotivação, timidez, baixa estima, solidão, complexo de inferioridade, insegurança e uma série de comportamentos inadequados que comprometem o bem estar e o equilíbrio emocional, mental, energético, espiritual e físico...

2 - Por que ao lembrar-se do trauma a pessoa é curada?
Esse processo é tipicamente psicanalítico. Freud defendeu que a partir do momento em que a pessoa se confronta com um trauma muito forte ela faz uma catarse e através dela encontra a cura para esses sintomas. No fundo, a técnica de regressão não é tão diferente da psicanálise. Só é mais ampla porque entra em outros tempos, possibilitando encontrar as causas para os traumas e solucionando num curto espaço de tempo.

3 - Carl Jung acreditava na terapia de regressão e TVP. Porque muitos terapeutas, mesmo adeptos de Jung, resistem à técnica?
Muitos psicanalistas começam a perceber que existe uma realidade atrás dessa técnica. Alguns estão experimentando o método e constatando que há muita semelhança entre o processo psicanalítico e a terapia de regressão. Ambos procuram fazer uma confrontação e mesmo a lembrança de determinadas vivências que podem ser também expressas como fantasias, como coisas simbólicas, podem ser trabalhadas dentro do processo psicanalítico. Só resistem aqueles que não conhecem o método.

4 - A fantasia também pode ajudar a curar os sintomas?
Elas podem ser trabalhadas no contexto terapêutico. Apesar de que há diversas formas de regressão.
a) regressão da faixa etária até a fase intra-uterina com visão e emoção dos fatos ocorridos.
b) regressão na qual o cliente vivencia todos os detalhes através do sentir: ele sente o que está ocorrendo sem ter a visão dos fatos.
c) regressão que ocorre à audição: ele ouve o que está acontecendo, sente emocionalmente e sabe o que se está desenrolando, mas não vê.
d) regressão de existências passadas que podem ser denominadas fantasias, memória genética dos antepassados ou a própria TVP; o importante é que surgem retornos satisfatórios através de vivenciar os conteúdos integralmente.

5 - Quanto tempo pode durar uma terapia de regressão?
Cada caso é um caso. Mas, em geral, de três a oito meses são suficientes (01 sessão por semana). Eu tenho interesse em que o processo seja reduzido. Tanto, que forneço aos meus pacientes métodos de autotratamento para viabilizar um retorno satisfatório num mínimo de sessões, facilitando o desenrolar do trabalho no consultório.

6 – Quem não pode usar a regressão de memória?
Normalmente, não uso a regressão em gestantes pois vai afetar o feto no momento da catarse. Nem com psicóticos, esquizofrênicos, mal de alzheimer, viciados em grau elevado e crianças com menos de 6 anos. Para esta turma utilizo o procedimento de captação/regressão indireta (veja artigo no meu site). De um modo geral, fora essas exceções, normalmente faço a terapia com qualquer outro tipo de caso.

7 - A regressão é um processo seguro?
Sim. Quando o terapeuta tiver uma formação e postura adequada com relação ao cliente, o procedimento é totalmente seguro, trazendo ótimos resultados.

Estejam na Luz...

Continuação

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 125


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Suzana da Silveira   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Vidas Passadas clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa