Menu

Regressão – Dificuldades encontradas por pacientes

Atualizado dia 6/14/2010 9:19:23 PM em Vidas Passadas
por Paulo Zonta


Facebook   E-mail   Whatsapp

Muitas são as motivações que levam uma pessoa a me procurar para fazer uma regressão. Algumas procuram a regressão para “saber o que foi em outra vida” – simples curiosidade, outras buscam a regressão para “descobrir coisas que possam mudar sua forma de pensar” - acham que descobrindo os “porquês dos problemas que vive hoje”, não irá sofrer mais. Outras ainda, buscam a regressão como “terapia breve” – uma forma de resolver os problemas de forma rápida.

Muitas são as técnicas de regressão utilizadas por terapeutas hoje, todas muito eficazes na indução à regressão. Mas quando se tem acesso às lembranças e informações, as várias técnicas, sejam elas mais cientificistas ou espiritualistas, são diferentes no modo de lidar com o material e o estado vivenciado pelo paciente.

Em meu trabalho, sigo um conceito ético de somente guiar uma pessoa em regressão, caso a sua busca seja de caráter terapêutico. Portanto, no primeiro contato, ou na primeira sessão, procuro identificar as motivações da pessoa e, caso seja curiosidade, não aceito o paciente.
Para as pessoas que querem “descobrir o porquê dos problemas que vivem hoje”, geralmente são pessoas muito racionais, que precisam de ter controle sobre tudo (e todos), por isso acredito ser importante esclarecer estes pacientes da dificuldades que poderão ter para entrar em regressão, mas que a terapia é possível para eles, desde que relaxem um pouco e não se cobrem tanto. Minha experiência me mostra que pacientes mais racionais, apesar da dificuldade em entrar em regressão ( nas duas primeiras sessões, geralmente), quando entram, têm uma vivência espetacular e muito produtiva. Por isso, para estes, é preciso persistência e entrega. Em alguns casos mais difíceis, é necessário trabalharmos suas dificuldades de entrega e sua persistência em terapia, antes de entrarmos em regressão.

Outra motivação que trazem as pessoas à terapia regressiva é a busca por uma solução rápida (terapia breve), e é preciso que estas pessoas saibam que não existem soluções instantâneas seja em regressão, seja em qualquer tipo de psicoterapia. Cada pessoa tem seu processo, e a sua regressão pode oferecer resultados rápidos, sim, mas não necessariamente, vai depender de como irá ocorrer seu processo regressivo.

Meu trabalho entende a regressão como terapêutica. Ou melhor, uma técnica dentro de um processo terapêutico mais abrangente. E o processo é do cliente (paciente), e eu, como terapeuta, sou apenas um direcionador, um facilitador do processo, um guia no caminho de cura interior de cada indivíduo.

Tenho percebido também, que pacientes espiritualistas têm mais facilidade de entrar em regressão e a maioria dos que entram em contato com seus mentores espirituais, são espiritualistas. Há uma necessidade de confiança no processo, no terapeuta, e na sua própria experiência interior.

Há outras dificuldades e resistências ao trabalho terapêutico em geral, e não só à regressão, como mecanismos de defesas inconscientes, e estes devem ser tratados com a terapia convencional (analítica). E dificuldades conscientes, como a resistência por medo; de se entregar, de perder o controle de si mesma, de conhecer coisas sobre si que talvez não sejam tão boas, enfim. Estas crenças, devem ser dissolvidas antes da indução regressiva, seja na conversa inicial seja (quando muito intensa) em terapia por alguns dias antes.

Todas as técnicas e profissionais que trabalham com a técnica regressiva, seja qual utilize, defende a idéia de que o processo terapêutico da regressão, oferece a oportunidade da pessoa re-conhecer a raiz de suas dificuldades, de suas crenças, de seus padrões de comportamento que atrapalham sua vida atual, e que desta forma, a pessoa tem que assumir o compromisso consigo mesmo, de mudar, uma atitude de mudança.

Acredito que toda atitude de mudança tèm de vir do interior, ou seja, de nosso inconsciente, pois senão, seguiremos lutando com nosso conflitos pessoais, ou seja, agindo de forma diferente, simplesmente por saber a raiz dos problemas, não muda o conflito inconsciente e por isso, acabamos por voltar a repetir padrões e nunca mudar realmente. Por isso, o processo terapêutico deve integrar a regressão com outras abordagens psicanalíticas. O material das sessões de regressão trazem alívio momentâneo ao paciente, às vezes catharse ( descarga emocional como choro por exemplo), mas como observou Freud em 1889, o método catártico sendo paliativo foi por ele abandonado (no século 19).

Acredito que a regressão traz informações contidas em nosso Ser Supraconsciente, Nosso Eu Superior, que traz a memória do campo emocional e, por isso, muito importante como material terapêutico, mas, também os conflitos contidos em nosso inconsciente inferior, devem ser trabalhados para que tenhamos resultados efetivos, pois no meu entender, sem estes dois trabalhos simultâneos, não teremos um trabalho efetivamente terapêutico.

Para fechar, acho conveniente trazer às pessoas interessadas em Terapia Regressiva e TVP, a informação de que esta não se trata de uma terapia que resolverá todos os problemas de forma rápida num piscar de olhos. E desconfie de quem ofereça resultados já na primeira sessão, ou resultados específicos em dada sessão, pois é impossível saber o conteúdo que emergirá em cada sessão, pois cada indivíduo é único, e seu processo; seja de desenvolvimento espiritual, seja de seu momento psicológico é diferente e também único.

Saliento também, que todos podem esperar resultados eficazes e grandes perspectivas para sua regressão, desde que entre no processo respeitando a si mesmo e encarando a terapia como um processo SEU, com coragem e determinação, mas também com paciência e humildade cristã.

Texto revisado
 


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 10


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Zonta   
Terapeuta e Coaching
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Vidas Passadas clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa