Menu

Ressignificando a vida com a Regressão de Memória

Atualizado dia 6/10/2010 8:01:10 PM em Vidas Passadas
por Paulo Zonta


Facebook   E-mail   Whatsapp

Às vezes temos algo em nossas vidas que queremos modificar: hábitos, comportamentos que atrapalham e de que não conseguimos nos livrar; fobias e medos sem causa aparente que acabam atrapalhando nossa qualidade de vida, pois apesar de estarmos conscientes das situações, não conseguimos modificá-los.

São dinâmicas que ficam guardadas em nosso subconsciente, ou inconsciente, e determinam nossa qualidade de vida pela vivência cotidiana dessas sensações.
Todos nós criamos mitos internos, próprios e pessoais, determinados por mitos ainda maiores, antigos e massificados no inconsciente coletivo. Os mitos pessoais surgem baseados nos mitos da humanidade e determinados por nossas vivências, principalmente, em nossa família de origem, na relação com nossa mãe, nosso pai, nossos irmãos ou com pessoas que acompanharam nossas vidas nesse período. Nesse momento da vida, na dificuldade em lidar com conflitos pessoais, simplesmente escondemos esses conflitos "embaixo do tapete" de nossa mente, no subconsciente, e vivemos com isso lá, pulsando para aparecer...

Alguns desses conflitos podem ter sua origem em fatos ocorridos na infância, principalmente em nossa relação com os pais, irmãos, mas em muitos casos são fatos com origem na vida intra-uterina ou até mesmo vidas pretéritas. Nosso sub e inconsciente, ou seja, nosso aparelho psíquico registra tudo através de símbolos, por isso dizemos que "o homem é um ser simbólico", pois vive em função dos símbolos, mitos e figuras arquetípicas na sua vida psíquica. Tudo o que vivemos é traduzido em símbolos para ser digerido por nossa mente e fazemos isso de forma tão natural que nem nos apercebemos. Criamos mitos, símbolos e escrevemos histórias e estórias em nossa vida psíquica e esses "s" acabam determinando nossa vida, quando em estado de vigília.

O objetivo da regressão é ressignificar esses movimentos inconscientes que determinam nosso comportamento. Esses movimentos são determinados por símbolos e signos guardados e recalcados, escondidos no porão de nossa alma, o subconsciente. Apesar de guardados e escondidos lá esses conflitos simbólicos continuam determinando nosso comportamento ao longo da vida, pois estão sempre lá. Ainda, durante os sonhos, esses conteúdos ficam mais livres pelo "desligamento" do nosso lado consciente da mente, deixando aflorar esses movimentos simbólicos que muitas vezes geram pesadelos ou uma noite mal dormida.

Através da regressão, facilitamos o paciente a relembrar esses fatos, através da hipnose clínica e sistematizada, fazendo também com que possamos buscar uma forma de ressignificar esse conteúdo simbólico, refletindo-se em cura das fobias que eles determinavam na vida do paciente. A cada consulta o paciente vai adentrando seu universo subconsciente, seu mundo interno, seu "porão da alma", onde se encontra escondido tudo o que não conseguiu lidar durante sua vida(ou suas vidas).

O objetivo da terapia de regressão não é descobrir o que fomos em outras vidas, por simples curiosidade, mas buscar respostas para comportamentos e fobias e, assim, entender e modificar nossa forma de agir na vida, revertendo-se em curas de fobias e medos inconscientes que nos acompanham e atravancam nossa vida cotidiana.

A TVP - Terapia de Regressão - utiliza-se de técnicas que possibilitam a ressignificação simbólica de nosso sub e inconsciente. É possível em alguns casos utilizar-se de outras técnicas complementares à terapia de regressão para potencializar a mudança ou mesmo apressar os resultados da terapia. Utilizamos a hipnose tanto para levar o paciente ao estado regressivo como para alterar mudanças e ressignificar símbolos e mitos internos, após detectá-los.
A terapia floral além de ajudar na concentração e no próprio processo regressivo, traz também benefícios na mudança terapêutica que o paciente faz, ressignificando seu modo de ser durante os intervalos entre as sessões de regressão.
O tarot nos ajuda, através de suas imagens arquetípicas, a projetar nas lâminas nossa manifestação subconsciente e inconsciente em determinados momentos da terapia, indicando caminhos.

Mesmo que você não acredite em reencarnação ou vidas passadas, a terapia de regressão pode ser muito útil, pois mesmo sem acreditar os resultados são visíveis nas mudanças em nosso universo simbólico que se manifestam em nosso comportamento consciente, mesmo que não entendamos.
Podemos pensar a terapia de Regressão e TVP, não necessariamente como um retorno ou como lembranças, mas como a reedição de uma história que encontra-se depositada e em conflito em nosso mundo interno. É também uma forma de autoconhecer-se para buscar e desenvolver nossas potencialidades, nossas vocações e descobrir, assim, de um ponto de vista espiritual, a nossa missão como seres humanos para melhorarmos pragmaticamente nossa qualidade de vida cotidiana.  

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 9


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Zonta   
Terapeuta e Coaching
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Vidas Passadas clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa