Menu
Home > Corpo e Mente
Como lidar com os pensamentos negativos

Como lidar com os pensamentos negativos

por Andre Lima
Facebook   E-mail   Whatsapp


Recebi um amigo em casa que estava passando por sérios conflitos emocionais. Sabendo do meu trabalho, ele me procurou para ajudá-lo. Falou-me que vivia há muito tempo em um estado negativo, pessimista. Ficava imaginando coisas ruins que iam acontecer no trabalho. E, na maioria das vezes, acontecia de uma forma muito melhor do que ele pensava. Sofria por antecipação constantemente, e quando se deparava com a realidade, as coisas nunca eram tão ruins assim.

Apesar de perceber esse mecanismo se repetir várias vezes, ele me disse que não conseguia fazer diferente. Ficava chateado com ele mesmo. Questionava-se: lá vem esses pensamentos de novo! Parece que não aprendo! Toda vez é isso... fico sofrendo por antecipação, e isso só me atrapalha!

Tentava tirar os pensamentos da cabeça. Tentava bloquear os pensamentos. Tentava simplesmente não pensar naquilo. Mas não tinha jeito. Os pensamentos apareciam assim mesmo. Por isso eu resolvi explicar pra ele a forma correta de lidar com os pensamentos negativos.

A primeira coisa é que não adianta brigar, lutar contra os pensamentos negativos. Essa estratégia não funciona. O que acontece quando fazemos isso? O pensamento se fortalece. Ou, então, criamos mais negatividade em torno dele, ou seja, mais emoções e pensamentos negativos. Se você fica lutando com os pensamentos, além do desconforto que ele já traz, você gera ainda raiva, chateação... A tática de tentar tirar os pensamentos da cabeça funciona da mesma forma que brigar com eles, ou seja, não dá resultado.
A negatividade é como areia movediça, quanto mais você se debate, mais você afunda dentro dela.

Tentar bloquear o pensamento é também inútil. Eles surgem involuntariamente. Não depende da nossa vontade. O pensamento é um fenômeno que acontece, podemos influenciar mas não temos como determinar e bloquear. Isso também acaba gerando frustração e mais negatividade, pois a pessoa não vai conseguir. Tentar não pensar naquilo também não funciona por que os pensamentos surgem livremente.

Então, como devemos lidar com isso? A primeira coisa que devemos fazer é simplesmente reconhecer o pensamento negativo, sem julgamentos. “Olha aí la vem ele...”. Costumo dizer que os pensamentos negativos são como pesadelos que nós temos enquanto estamos acordados. Então é importante reconhecer que estamos tendo um pesadelo. Da mesma forma que, quando estamos dormindo, é possível identificar algumas vezes quando estamos tendo um pesadelo, sem acordar. E quando identificamos isso em um sonho, embora ainda haja desconforto, já é melhor do que antes quando estavamos mergulhados no pesadelo achando que ele era totalmente real.

Identificar o pensamento negativo como um pesadelo, ou simplesmente com um pensamento desagradável, é o começo do reconhecimento que estamos vivendo uma experiência que não é real. Esse reconhecimento dá início ao processo de libertação. Você agora sabe que está tendo um pesadelo. Precisa, então, despertar mais pra ficar bem.

A segunda coisa é observar com atenção, ficar em paz, assistindo o pensamento e o desconforto que ele traz. Observe as sensações físicas... Veja como se fosse uma nuvem negra passando. Ao observar, a tendência é que passe. Mas pode ser que demore um pouco. É um exercício que você deve praticar muitas vezes.

Outra coisa que você pode fazer é voltar a sua atenção para o momento presente, pro seu corpo e pras coisas ao seu redor. Olhe ao seu redor e se pergunte: qual é o problema que eu tenho agora nesse momento? Quando você olha ao redor e presta atenção, seu foco sai das imagens e vozes mentais, que é onde o pesadelo está ocorrendo e você enxerga a realidade.

Você vai perceber que ao seu redor, não há problema algum, somente no interior dos seus pensamentos é que há algo errado. Bata na sua perna, ou no braço, como se estivesse acordando a si mesmo, e olhe ao redor. Bater no próprio corpo ajuda a despertar mais facilmente, da mesma forma que ajuda alguém a acordar de um sonho ruim.

Fazer tudo isso exige prática. Muitas vezes, você vai entrar nos pensamentos negativos, ou seja, em vários momentos você vai deixar o pesadelo tomar conta. Seja paciente com você mesmo, não crie mais negatividade por isso. Quando perceber que se deixou levar, você já começou a acordar, e é isso que importa. Com o tempo vai ficando mais fácil.

Uma tática que também pode dar bons resultados é repetir uma afirmação positiva, um mantra positivo que você tenha, assim que perceber a negatividade. Existem inúmeras formas de se fazer isso. Por exemplo, você pode repetir a frase: “Eu escolho focar no momento presente e me sentir em paz”, o mesmo tempo que você bate no seu corpo para despertar.

A quantidade de pensamentos negativos que nós temos tem relação com a carga emocional que acumulamos de situações que vivemos ao longo da vida e que deixam esses resíduos emocionais marcados na nossa energia, corpo e memória. Os traumas, mágoas, ressentimentos, medos, preocupações, sentimentos de abondono, rejeição, culpa, frustração, arrependimento geram uma energia negativa inconsciente. Essa energia negativa dá origem a pensamentos negativos.

Por isso, a limpeza dessa carga emocional é fundamental para que os pensamentos fiquem cada vez melhores. A técnica da *EFT (técnica para autolimpeza emocional, baixe o manual gratuito aqui) ajuda profundamente a fazer essa limpeza. Foi o que fiz com o meu amigo. Além de ensinar pra ele essas formas de lidar com os pensamentos negativos, apliquei EFT junto com ele para limpar a carga emocional de situações familiares e de problemas nos problemas no trabalho. A cada rodada ele se sentia mais liberto. Ensinei também pra que ele pudesse fazer a auto aplicação sozinho em casa.

Recomendei que sempre que aparecesse um pensamento negativo, ele aplicasse a EFT, se fosse possível fazer naquele momento. Com a técnica fica infinitamente mais fácil liberar a negatividade. E nos momentos que ele não pudesse aplicar a EFT, recomendei que ele usasse as outras formas complementares de lidar com os pensamentos negativos. Elas não são tão fáceis de se aplicar, mas com persistência se consegue excelentes resultados.

André Lima

*EFT - Emotional Freedom Techniques - Técnica que ensina a desbloquear a energia estagnada nos meridianos, de forma fácil, rápida e extremamente eficaz, proporcionando a cura para questões físicas e emocionais. Você mesmo pode se autoaplicar o método. Para receber manual gratuito da técnica e já começar a se beneficiar, acesse este link

Texto revisado
 


Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo




Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 253


Atualizado em 9/19/2013

Veja também © Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa