Menu
Home > Autoajuda
Onde está a dificuldade em se redesenhar

Onde está a dificuldade em se redesenhar

por Adriana Mangabeira
Facebook   E-mail   Whatsapp


Na juventude, somos cobrados de fazer uma escolha de algo que dê certo, que dê dinheiro, que traga uma boa aposentadoria, mas - acima de tudo - de fazer a escolha certa, de não errar esta escolha. Nossos pais cobram porque entendem que este é o caminho mais seguro que aprenderam. Portanto, estão lhe protegendo e oferecendo o melhor.

Como nenhum de nós recebeu aula de inteligência emocional na escola -muito menos eles que nem ouviram falar- vemos aí um erro fatal que gera muitas consequências psico-emocionais.

Buscando impor obrigatoriedades (controle, que é sinal de puro medo; aliás pânico, de errar) nossos pais dizem que precisa ser escolha certa porque:

- é hora de contribuirmos e retribuirmos;
- fazer valer o investimento em estudos;
- jogo do medo que a escolha errada pode trazer graves consequências, comparando com exemplos execrados ao redor ou com profissões pouco valorizadas na sociedade.

E por que não são válidos os argumentos?

1. Porque o filho não pode ser cobrado pelo investimento que era obrigação dos pais ou foi escolha destes de oferecer, e ter que pagar com sua infelicidade, caso siga a escolha dos pais e não seja a sua. Ou pelo simples fato de não ter a liberdade plena de escolher sem alternativa restritas e até mesmo, simplesmente, a liberdade de errar.

2.  Já é uma grande pressão fazer esta escolha tão jovem, não tendo maturidade e parâmetros ainda.  A pressão emocional - ainda mais com tortura e exercício de poder com ameaças e cortes - geralmente leva a escolhas baseadas nos parâmetros dos pais (passado) e não em seus sonhos e ideias (propósito).

3. Até nossos pais nem sempre acertaram em suas escolhas, assim como a maioria dos adultos ao nosso redor, quando estavam na época da escolha. Sobretudo em um mundo em total transformação, como nos últimos trinta anos.  Tudo isso deixa sequelas o resto da vida, deixando marcas e crenças sobre fracasso quanto a simples decisão de mudar a escolha e rumo, quando ainda temos tanto tempo pela frente e o dever única e exclusivamente com nossa autorrealização.

Não à toa que pessoas que passam dos 27-35 anos de idade entram em crise sobre suas escolhas profissionais. É quando vemos que aquela fórmula não funcionou.

Quando reconhecemos que erramos o caminho e estamos perdidos na estrada, pedir informações para chegar ao destino sem desperdício de energia e, em segurança, é sinal de humildade e inteligência. Naturalmente pedimos informações, instruções, para quem é do local e conhece o caminho. Mas o primeiro passo é reconhecer que está perdido e abrir mão daquele “mapa” que não funcionou. No processo de mentoria, chamamos este mapa de Panorama Social, é como me vejo no mundo e em relação aos meus objetivos.

Uma chave é analisar se suas escolhas de vida até aqui se encaixam em seus valores, sonhos e ideais. Estes são espelhos, manifestações, de sua real identidade, missão, verdade e poder pessoal. A nova rota é o que chamamos de propósito.

Propósito não é profissão, é o que dá sentido à vida e você pode - e deve- levar isso para absolutamente qualquer projeto de vida ou profissional. Além disso, ambos - projetos de vida e profissionais - precisam andar de mãos dadas, tornando as áreas de vida, um fluxo que se retroalimenta e faz crescer gradual, ininterruptamente e sem limitações.

É necessária a decisão de honrar os pais através do vínculo afetivo e não mais seguindo seus caminhos, conceitos e parâmetros. Mas sim mudar de rota e escolhas, naturalmente, quantas vezes for necessário, rumo ao destino de seus ideais e propósito de vida.

Peça e receba a ajuda de quem já fez rotas de sucesso, para as mudanças necessárias.

PERMITA E SIGA!
Texto Revisado

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo



Autor: Adriana Mangabeira   
Seja você mesmo o Criador da sua vida. Ocupe o SEU LUGAR ! Mentoria / Consultoria / Bem-estar / Cursos Re-evolutivos Todos os canais e contatos https://linktr.ee/adrianamangabeiraconsultoriadh agenda Brasil https://www.sympla.com.br/consultoriasistemicadh CNPJ 14.981.093/0001-97- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial 
E-mail: [email protected]
Visite o Site do autor e leia mais artigos.

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


Atualizado em 4/8/2020

Veja também © Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa