Home >
Almas Gêmeas
Árvore da Vida
por Beatriz Villac
Árvore da Vida
A Árvore da
Vida é um dos símbolos mais profundos e abrangentes da Cabala, uma tradição
mística judaica que busca compreender a natureza divina e a relação entre o ser
humano e o universo. Este diagrama místico representa o caminho da iluminação
espiritual e a estrutura do cosmos, além de servir como um mapa da psique
humana.
Esse conhecimento está
fundamentado no
Zohar, o
corpus de todos os rolos e escrituras sagradas usados para manter
vivos os ensinamentos acerca das muitas moradas reservadas para o progresso da
alma no Caminho Infinito.
A
Árvore da Vida é gerada a partir das
emanações originais da Luz
Ain Soph, que
significa Ilimitado, Infinito o não Manifesto que é um
termo cabalístico para a
Deidade antes de sua automanifestação na
criação dos mundos.
Há algumas interpretações da
Árvore da Vida, dentro
da Cabalá ou
Kaballah. Ela é constituída por
10
Sefiroth e uma oculta. No
Zohar
vemos que cada
Sefira representa um
atributo da Grande Emanação Da Vida que precisamos adquirir em nosso caminho
evolutivo. As
Sefirot
são dez níveis diferentes de emanação da
Árvore
da Vida que a consciência humana precisa compreender exercitar e integrar na
sua evolução. Esses atributos são essencialmente eternos, e a consciência precisa
ir se aproximando, se apropriando e integrando esses atributos.
As
Sefiroth são emanações responsáveis
pela criação de universos múltiplos dentro de um "programa" do Universo Criador.
São a expansão posterior da Substância Divina nas várias dimensões das formas
pensamento de emanação, criação, formação e ação, habitados por seres de
diferentes graus evolutivos.
Elas têm
como finalidade última a manifestação do
Adan
Kadmon (Homem Celestial) arquetípico, que foi criado para além da forma corpórea
e que o ser humano conhece o Corpo de Luz.
As Sefirot
Kether: Coroa. Primeira emanação do Imanifesto, representando a Vontade
Consciente da Criação, a Unidade,
a esfera do topo. Representa os primeiros movimentos da Vontade Divina,
também chamada
Ayin (Nada, Vazio), pois foi a partir do Nada que a
Grande Força criou o universo manifesto.
Kether contém a ideia oculta dos
Sefiroth
subsequentes. Esse princípio primordial da manifestação está sob a regência de
Metatron.
Metatron é o criador do elétron, partícula elementar com carga negativa
que foi por ele projetada para a criação do átomo, com propósito de criar e de transformar
os mundos exteriores, ou mundos manifestos.
2ª Chockmah ou
Hochmah: Sabedoria. É o maior potencial do pensamento. Representa a primeira
expressão que emana do Criador
. Hochmah é o lampejo de
intuição ou inspiração que precede o pensamento consciente, é como o "esperma"
o impulso que impregna
Binah (a terceira
Sefirah)
que é o entendimento.
Chockmah é como o primeiro passo no
processo criativo. Deus, embora sem gênero, abrange atributos masculinos
e femininos. Rege o hemisfério direito do cérebro e é a expressão primeira do aspecto masculino de
Kether.
3ª Binah: Entendimento. É o ponto em que a
inspiração divina começa a tomar uma forma definida, onde a inspiração é
refinada em um pensamento consciente.
Binah é o princípio da forma
, o útero no qual a "semente" de
Hokhmah foi depositada.
Binah é conhecido
como "percepção" ou "discernimento", quando o
lampejo da intuição é visto com entendimento, compreensão. Dessa união entre
H'ochmah e
Binah, nascem os sete outros
Sefirot. No
corpo está associado ao hemisfério esquerdo do cérebro.
Aqui se completa
o triângulo supremo:
Kether ar primordial (o sopro da vida);
Chockmah,
fogo gerador;
Binah a água da vida.
Daat (a
esfera oculta): Conhecimento. Representa o conhecimento íntimo e a
compreensão profunda que resulta da integração e síntese dos atributos das
Sefirot adjacentes. É uma esfera de
dimensão diferente, considerada a síntese entre
Chockmah e
Binah. Em
Daath, a ponte entre sabedoria e
entendimento está alicerçada e integrada extinguindo o estado de individualismo
e de separatividade da personalidade, para um estado transcendente. Esse alcance
se dá pela libertação de dogmas, crenças, ideologias e concepções unilaterais.
A individualidade transcendente é muito livre, mas também pode sentir não
pertencimento e solidão porque nesse estado consciencial todos os pseudo conceitos
são dissolvidos. A partir daí, o indivíduo é inflexível em sua missão que
realiza com
amor desprovido de egoísmo porque há desapego, purificação da
justiça, clareza, autonomia e confiança.
4ª Chesed ou
Hesed: Misericórdia, Amor. Representa o
aspecto benevolente do criador,
amor incondicional, e é muitas vezes traduzido
como
Graça.
5ª Geburah ou Guevurá: Força, Severidade, Justiça. É o rigor
divino, a exigência da justiça e da verdade. Contrabalança
Chesed porque
Geburah
vem para estabelecer limites,
firmeza e pode se tornar implacável e destruidor.
Geburah ou
Guevura é a face do Deus implacável que
podemos encontrar em toda a Torah, onde o respeito é conseguido através da
força, do "olho por olho e dente por dente" e da severidade.
Chesed, ao contrário, é
o Deus de amor, que o Cristo veio trazer ao mundo.
6ª Tiphareth: Beleza, Compaixão, Glória. É uma força
de equilíbrio entre
Hesed e
Guevurá.
Esta força mitigadora é essencial para o equilíbrio correto do universo. É a
harmonização entre a Justiça e a Misericórdia, a chave para a prosperidade da
vida, e essencial para toda realização humana.
7ª Netzach: Vitória
Resistência,
Graça e
Benevolência ativa no mundo e. fonte de sustento nutritivo para o ser.
8ª Hod: Glória, Esplendor. A maneira pela qual o julgamento divino é dispensado na
terra. Também está relacionada ao poder da profecia.
Netzach e
Hod
podem ser vistos como versões mais terrenas de
Hesed e
Guevurá.
9ª Yesod: Fundamento. Representa a fundação para a manifestação do Reino.
Yesod é o caminho para que
a Criatividade e a Fertilidade Divinas possam se consolidar na criação. É
onde adquirimos as bases para a caminhada em direção ao Divino: a noção de
justiça, o "dai a César o que é de César e dai a Deus o que é de Deus". Também
exercitamos o contato com o mundo imaterial tais como os sonhos, as premonições,
vidência e descobrimos que a nossa realidade concreta não é a
única realidade,
e que há mais do que só a tridimencionalidade e assim nos desvencilhamos um
pouco do mundo físico.
10ª Malkuth: Reino, Soberania, Presença. É a revelação da criação no mundo
manifesto. No que se refere à humanidade é a consciência e o ego, com suas
necessidades imediatas, e ao mesmo tempo, sua relação transcendente com as
emanações das outras
Sefitot.
Malkuth é o recipiente de todas as forças em jogo, no delicado
equilíbrio das
Sefirot e a condição que liga o Soberano
Espiritual ao mundo manifesto. Por isso, é tanto Exaltação quanto Humildade. As outras
Sefirot fluem para
Malkuth
como revelação final da Criação culminando no estado de Exaltação, mas
ao mesmo tempo é preciso Humildade ao receber das
Sefirot superiores e manifestá-las no Reino.
As 10
Sefiroth são ligadas por 22 caminhos, e constituem as vias pelas
quais a Luz infinita, a Força Criadora fluem.
Kether é a taça da mais pura água que transborda e derrama para as
taças abaixo, adquirindo em cada uma um sabor. À medida que transbordam, vão
influenciando o sabor das outras mais abaixo até
Malkuth, a última esfera, que é a mistura de todos os sabores, e ao
mesmo tempo nenhum sabor específico. Mas ainda assim, é composta basicamente de
água que flui de
Kether. Quem
conseguiu provar dos sabores das taças superiores está mais próximo da
verdadeira essência e se torna um especialista em identificar esse sabor no
aparente caos que é
Malkuth, o ponto
mais baixo da escalada, o reino, que porem, é um reflexo de
Kether.
Apesar de suas diferentes
características, as dez
Sefiroth
constituem uma unidade, assim como as cores do arco-íris, formadas por uma
única fonte de luz. Há vários caminhos para chegar até
Kether, a primeira emanação do mundo manifesto Esses caminhos podem
ser de extremos ou de equilíbrio. Mas notem que o caminho do equilíbrio (o do
meio) é o mais "curto". Buda estava certo, afinal.
Explorar a
Árvore da Vida é um processo profundo
de
autoconhecimento. Cada
Sefirah
reflete aspectos da personalidade e experiências de vida e entender onde estão
suas forças e fraquezas, ou seja, seus potenciais e desafios, possibilita
um
desenvolvimento
pessoal mais direcionado e
eficaz.
Autor: Beatriz Villac
. Astrologia e Tarô fundamentados na psicologia junguiana
. Master Reiki, Karuna e Seichim Reiki
. Master facilitadora em Magnified e Light Healing
. Master facilitadora do Método Melchizedek e Gaiadon Heart
. Cromoterapia
. Terapia Floral
. Radiestesia e Radiônica
. Geobiologia e Feng Shui
. Formação em psicologia analítica
E-mail: [email protected]
Visite o Site do autor e leia mais artigos.
|
Atualizado em 5/27/2025
Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.