Menu

O Mapa de crianças gêmeas

Publicado por Graziella Marraccini em Astrologia

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

O estudo dos gêmeos (estamos falando aqui de dois seres que nascem ao mesmo tempo e não do signo solar do mesmo nome) sempre interessou a ciência mas são os psicólogos que publicaram mais livros sobre eles, pois para eles é a elaboração da personalidade que está em pauta. Se a ciência explica o mecanismo da formação de gêmeos ela não explica porque um dos gêmeos, e não o outro, acaba desenvolvendo uma característica dominante, seja ela afetiva, sociável, introvertida, etc. Todo mundo está de comum acordo em constatar as diferenças psicológicas importantes nos verdadeiros gêmeos, apesar de sua identidade genética, mas ninguém demostrou o sentido e a natureza da polaridade, decisiva neste domínio: porque Paulo é mais dominador e Pedro é mais sensível?

A ciência explica que:

a) Todo indivíduo é o resultado da fecundação de um espermatozóide proveniente de um pai (ser masculino) e de um óvulo proveniente da mãe (ser feminino). O óvulo, assim como o espermatozóide (que se chamam gametas) trazem 23 cromossomas cada um. Por isso, com a junção desses dois pares de 23 cromossomas, chegamos a um número de 46 cromossomas, que constituem o DNA (acido desoxiribonucleico) que é a substância material dos genes que carregam todas as características hereditárias provenientes do pai e da mãe.
b) Quando o óvulo é fecundado e recompõe assim seus 46 cromossomas, começa a se multiplicar para a formação do futuro embrião que, no útero, começará a se desenvolver no meio aquático do líquido amniótico contido na placenta, e será alimentado através do cordão umbilical.
c) Para a ciência existem dois tipos de gêmeos: Monozygotos, que são geneticamente iguais e sempre do mesmo sexo, e Dizygotos, que são geneticamente diferentes e podem ser do mesmo sexo ou de sexos diferentes. Isto depende da fecundação. Ou seja, um espermatozóide atinge o óvulo e este se divide em dois óvulos que se multiplicam para formar dois seres idênticos e do mesmo sexo. Dois espermatozóides atingem dois óvulos ao mesmo tempo, estes se multiplicam para formar dois seres diferentes. Este caso é mais freqüente na inseminação artificial onde, para garantir o experimento, o médico fecunda mais de um óvulo que é em seguida implantado no útero da mãe.

Nos monozygotos, ou verdadeiros gêmeos, as semelhanças são extremamente marcadas e visíveis, visto pertencerem eles a um mesmo óvulo inicial, isto é, ao primeiro grupo de 46 cromossomas. De fato a informação sexual contida neste primeiro encontro entre os pares de 23 cromossoma se repete na hora da divisão. São chamados gêmeos idênticos.

Nos dizigotos, as semelhanças são ou não visíveis, já que eles são frutos de dois grupos diferentes de 46 cromossomas. São gêmeos diferentes.

Uma pesquisa efetuada pela cientista francesa, Suzel Fuzeau-Breasch, me levou a efetuar um estudo e uma pesquisa semelhante com meus clientes. Apresentei o fruto desta pesquisa, num congresso de Astrologia no SESC de Santos em 1994, juntamente com meu colega Antonio Carlos Fini.

A PESQUISA

Para preparar a pesquisa, iniciou-se o estudo das características marcantes de cada temperamento, com milhares de dados provenientes da leitura de vários tratados de astrologia e fruto também do conhecimento pessoal.

No método de pesquisa foram considerados os planetas Angulares, ou seja, os planetas significadores, que se encontram colocados na cúspide do ASC (signo Ascendente ou Primeira Casa) e MC (Meio do Céu ou Casa X) principalmente, sendo estes dois pontos do Mapa Natal aqueles que apresentam pequenas diferenças em graus, devido à diferencia horária do nascimento dos gêmeos, mesmo ela sendo mínima (por exemplo, 3 ou 4 minutos).

Para a elaboração do teste de temperamento foram utilizados os seguintes critérios:

SOL = força de vontade, vitalidade
LUA = sensibilidade, emoção
MERCÚRIO = capacidade intelectual, comunicação
VÊNUS = afetividade, sociabilidade
MARTE = energia, agressividade
JÚPITER = autoridade, expansão, sociabilidade
SATURNO = reflexão, concentração, solidão, lentidão
URANO = direcionamento, originalidade
NETUNO = inspiração, intuição, sonho
PLUTÃO = subconsciente, marginalidade

Deu-se importância então aos planetas angulares e para analisar a personalidade do gêmeo em questão, tomou-se em conta a proximidade do planeta com o ângulo considerado.
Exemplo: o ASC de um e do outro gêmeo respectivamente a 2º ou a 7º graus de MARTE, deixaria o primeiro “mais enérgico”, conforme a proximidade do planeta angular. Não havendo planeta no ASC tomou-se em conta o MC.

Desta forma foram classificados também os temperamentos conforme os signos:

ÁRIES = extrovertido
TOURO = introvertido
GÊMEOS = extrovertido
CÃNCER = introvertido
LEÃO = extrovertido
VIRGEM = introvertido
BALANÇA = extrovertido
ESCORPIÃO = introvertido
SAGITÁRIO = extrovertido
CAPRICÓRNIO = introvertido
AQUÁRIO = extrovertido
PEIXES = introvertido

Ou seja, signos pares = introvertidos, signos ímpares = extrovertidos.

Foi considerado interessante incluir nos dados da pesquisa, outras características tradicionalmente atribuídas aos signos do zodíaco:

ÁRIES = energia e ação
TOURO = paciência, estabilidade
GÊMEOS = adaptabilidade, mobilidade
CÃNCER = família, sentimentalidade
LEÃO = poder, domínio
VIRGEM = método, pudor
BALANÇA = harmonia, conciliação
ESCORPIÃO = segredo, desconfiança
SAGITÁRIO = abertura, idealismo
CAPRICÓRNIO = seriedade, lentidão
AQUÁRIO = independência, relações sociais
PEIXES = devoção, vulnerabilidade

Na pesquisa foi perguntado aos pais de gêmeos (ou aos próprios em alguns casos):

- se os gêmeos eram monozygotos ou dizigotos,
- se nasceram de parto natural ou cesáreo,
- com ou sem anestesia, ou com recurso de fórceps,
- as características psicológicas, tendo em conta a polarização, ou seja, “mais” ou “menos”, conforme a relação abaixo:

ativo,
afetivo,
ligado à mãe,
comunicativo,
decidido,
dominador,
doce,
enérgico,
expansivo,
firme,
imaginativo,
independente,
móvel,
reativo,
receptivo,
reflexivo,
reservado,
sonhador,
secreto,
sensível,
sério,
que se impõe (prepotente),
sociável
maleável (de caráter)
estável,
tranqüilo,
vivo.

- Foram consideradas as características dos temperamentos básicos, conforme os signos e os planetas.
- Foi considerado se o momento do nascimento causou uma mudança no signo ASC e MC, considerando-se então o adjetivo introvertido ou extrovertido.
- Não havendo mudança de signo – o que é mais comum – a atenção foi colocada no signo ASC: um estando forçosamente mais próximo do signo seguinte ou anterior. Ou seja: dois Gêmeos com o ASC respectivamente a 16º e a 22º do signo de GÊMEOS, seriam considerados respectivamente o primeiro “mais expansivo” e o seguinte, “menos expansivo e mais ligado à mãe”.

A pesquisa também dirigiu o questionário de forma a não provocar respostas automáticas.RESULTADOS:

Os resultados demonstraram que nas respostas:

- não houve diferença marcante quanto ao tipo de gêmeos,
- não houve diferença marcante quanto às condições do parto,
- não houve diferença marcante quanto ao tipo de fecundação.

Na análise foram seguidos os seguintes critérios. Nas 238 respostas obtidas, 153 perfis psicológicos enviados foram considerados certos.

- A quantidade de respostas certas, em relação às invertidas (153/65), deu uma porcentagem de 0,5 ou seja, as respostas certas não foram fruto do acaso.
- As respostas nulas foram consideradas juntamente com as invertidas, ou seja, não justas (153/85). A porcentagem mais uma vez mostrou ser 0,00%.
- As não respostas, (pais que não souberam responder), também foram consideradas não certas. A proporção de 153/98, deu uma porcentagem estatística de 0,5 devida ‘ao acaso’, com uma probabilidade de 0,04%, o que quer dizer que, no pior dos casos existiriam 4 chances em 10.000 que a proporção achada fosse devida ao acaso.

Ficou assim demonstrado que as famílias reconheceram os seus pares de gêmeos nos perfis psicológicos dos testes efetuados, e que isto não poderia de maneira nenhuma ser fruto do acaso.

Uma outra pergunta entrou na análise da pesquisa. Sendo que dois métodos de respostas foram utilizados, um sobre a angularidade do planeta e outra sobre o signo zodiacal do ASC e MC (e as vezes dos dois simultaneamente), será que o resultado não seria diferente considerando um ou outro método separadamente?

Concluímos que, o método 1, baseado sobre a colocação angular do planeta, produz a mesma quantidade de respostas certas que o método 2, que se baseia sobre o signo do zodíaco. Existe porém um número de respostas certas mais importante se combinamos ambos os métodos.

Nas respostas invertidas o pior resultado foi conseguido baseando-se somente no signo zodiacal, o que nos levou a concluir que a combinação dos dois é o método mais correto.

CONCLUSÕES

O resultado desta pesquisa concluiu o seguinte:

As características psicológicas determinadas na análise astrológica do momento do nascimento de dois gêmeos, foi reconhecida como “certa” pela maioria dos pais, utilizando-se os dois métodos acima descritos. Os resultados de nossa análise estatística demostraram que o acaso deve ser excluído totalmente.

A análise do mapa astrológico consegue detectar as diferenças, mesmo pequenas, entre os pares de gêmeos, analisando as “tendências zodiacais” do ASC e MC e aquelas “planetárias” dos planetas angulares, e isto mesmo se a diferença no momento do nascimento é apenas de alguns minutos.

Mas, será que os pais, aos responderem à pesquisa, não foram influenciados por seus conhecimentos astrológicos, reconhecendo assim as características de seus signos? É difícil conceber que, entre 238 pessoas pesquisadas, 153 tivessem já efetuado a análise astrológica de seus gêmeos, e por isso responderiam de forma “certa” ao questionário da pesquisa.

Podemos ainda acrescentar três pontos:

1) A redação do questionário psicológico não considerou nunca o signo solar que é usualmente empregado pelas análises ‘de computador’ e que é conhecido pela maioria e que poderia influenciar as respostas.
2) A hipótese utilizada através do segundo método, do ASC e MC, foi elaborado pela pesquisadora Suzeau-Breasc, respondendo à necessidade de encontrar uma distinção quando os gêmeos não possuíam planetas angulares.
3) Os mapas fornecidos por computador (com interpretação do tipo ‘Astroflash’), dão geralmente resultados idênticos para gêmeos cujo ASC não muda de signo. Por isso as respostas não poderiam ser influenciadas por este tipo de conhecimento prévio dos pais.

Desta forma, em nossa pesquisa, concluímos que este método é muito eficaz na análise de mapas individuais, e não somente de gêmeos, mas que no caso destes, é determinante para verificarmos as mudanças em seu temperamento.

Outro fator que devemos levar em conta, vista nossa experiência pessoal, é aquele causado pela ‘polarização’. De fato, ao longo da vida, muitas vezes a necessidade de um dos dois gêmeos se diferenciar do outro, o leva a ‘polarizar’ a sua personalidade, assumindo assim a personalidade do signo oposto. Ou seja, ou gêmeos mostraria um temperamento Ariano e outro um temperamento Libriano. (Ver Os Princípios Herméticos”)

Da mesma forma, ao longo da vida, sabemos que numa progressão de ASC ou MC, um dos dois gêmeos viria fatalmente entrar em contato com uma determinada energia planetária antes do outro, à medida que este tivesse seu ASC ou MC em conjunção de um determinado planeta. Em astrologia sabemos que 1 grau é igual a um ano, portanto um gêmeo faria a sua experiência planetária antes do outro, dando tempo ao outro de ‘aprender’ com a experiência do primeiro.

Existe, no entanto, aquilo que chamamos de “gêmeos astrais”, ou seja, pessoa nascidas na mesma cidade, no mesmo momento. Como desenvolveriam eles características diferentes? Como seria sua vida?

Eu considero que os gêmeos astrais irão desenvolver vidas semelhantes, ou seja, casar na mesma época, perder alguém querido na mesma época, ter filhos na mesma época e ter profissões semelhantes, etc. Somente a genética hereditária, o meio ambiente, as oportunidades de vida, determinariam com detalhes o seu destino individual.

Bem, mas isto pode ser causa de longos debates...
Entrem em contato e nos enviem suas opiniões.

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo


Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


Sobre o autor
graz
Graziella Marraccini é astróloga, taróloga, cabalista e estudiosa de ciências ocultas e dirige a Sirius Astrology. Conheça meus serviços on-line
5 perguntas Frequentes, visite Canal do youtube e Facebook
Email: [email protected]
Visite o Site do Autor


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa