Menu

Conheça mais sobre abuso emocional

Publicado por Silvia Malamud em Psicologia

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

Agora mais do que nunca sabe-se que a agressão física não é a única forma de violência que existe. Outros tipos de ações tão ou mais devastadoras também fazem parte deste macabro cenário onde a questão do abuso emocional é o que impera.

Hoje em dia, qualquer um tem a possibilidade de se inteirar sobre esse difícil tema que até há pouquíssimo tempo atrás, nem as próprias vítimas tinham clareza sobre o drama no qual estariam envolvidas.

Sabe-se hoje, que inúmeras pessoas são submetidas às mais diversas formas de abusos, seja em suas relações de trabalho, com familiares, parceiros afetivos e outros.

Vítimas desse tipo de contato costumam permanecer tensas, em constante estado de apreensão e terror, com receio de que possam falhar, mesmo que na maioria das vezes nem ao menos saibam o que exatamente poderiam estar fazendo de errado. São alvos de uma depreciação massiva que na maioria das vezes acontece de modo camuflado, o que dificulta a capacidade de argumentação.

Abusadores emocionais, narcisistas perversos e outros do mesmo espectro familiar têm como objetivo exercerem uma liderança tirânica sobre o outro. A todo o tempo se acham os certos da história em detrimento de um outro que sempre será visto como o errado. Não há espaço para um meio termo.

Como Narciso acha feio o que não é espelho, nessa trama jamais caberá um olhar benevolente ou empático para um outro que não seja para si próprio. O outro sempre será visto como ameaça e nada será mais logico do que tentar destruí-lo.

Quando em processo de autoressgate, vítimas de relacionamentos com narcisistas perversos imediatamente devem buscar recuperar o que lhes pertence: identidades, vida e autoestima. Se necessário, fazer terapia, porque fazendo algo ou não, se em silêncio ou falando, o clima geral sempre será de que algo de muito errado está acontecendo e as vítimas serão injustamente serão acusadas como se fossem eternas devedoras e culpadas.

Uma circunstância aterrorizante que aparentemente fica amenizada nos pequenos intervalos onde o abusador oferece brisas de afeto que apenas servem para confundir mais ainda as vítimas em suas próprias percepções.

Como regra geral, dentro desta trama, nada nunca será e nem estará suficientemente bom. Estes são apenas fragmentos sobre o modo como narcisistas perversos, psicopatas sociais e afins funcionam. Quanto mais convívio íntimo, pior fica, portanto, se estiver num início de relacionamento com características dessa ordem, evite convencer-se de que desvio de verdades e qualquer tipo de injustiça pode ser normal, não banalize evidências. Sua identidade corre risco, você corre risco, sua vida corre risco.

Quando o abuso é dos pais para com os filhos ou mesmo de figuras que representem algum tipo de autoridade ou que ocupem o lugar do suposto saber, a situação fica ainda mais complexa. Pais ocupam um lugar de saber e que a princípio deveria ensinar o que é certo e o que é errado. Durante grande parte da vida, representam uma autoridade inquestionável. Se quem estiver ocupando este lugar for um narcisista perverso, psicopata, fatalmente, a noção sobre a realidade objetiva estará distorcida e o mais comum de acontecer é a projeção de tudo o que for de negativo, na criança escolhida. Pais narcisistas não suportam filhos que apareçam e ameacem o seu suposto brilho. Elogios ou qualquer gesto que os valide são usados apenas quando a situação ameaça fugir do controle dos abusadores e estes correm o risco de perderem seus reféns porque estão ficando mais despertos e, portanto, com mais capacidade de fazer um juízo correto.

Quanto mais despertos, melhor!


Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo


Gostou?   Sim   Não  
starstarstar Avaliação: 3 | Votos: 236


Sobre o autor
silvia
Silvia Malamud é colaboradora do Site desde 2000. Psicóloga Clínica, Terapias Breves, Terapeuta Certificada em EMDR pelo EMDR Institute/EUA e Terapeuta em Brainspotting - David Grand PhD/EUA.
Terapia de Abordagem direta a memórias do inconsciente.
Tel. (11) 99938.3142 - deixar recado.
Autora dos Livros: Sequestradores de almas - Guia de Sobrevivência e Projeto Secreto Universos

Email: [email protected]
Visite o Site do Autor


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa