Menu

Nunca peça desculpas

Publicado por Rosana Braga em Almas Gêmeas

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

Outro dia, atendendo uma de minhas clientes, ela me disse, bastante angustiada:

_ Não pedi desculpas pelo meu ciúme porque me sinto muito envergonhada!

E eu quis entender melhor:

_ Por que envergonhada?

_ Ah, porque é muito feio sentir ciúmes! É coisa de gente fraca!

E você, o que acha? O que pensa de alguém que sente ciúme? E de alguém que sente raiva, medo, inveja, desejo, preguiça...? O que você pensa?

O que você pensa de si mesma quando sente algo que é considerado "errado" ou "feio" por muitas pessoas e pela sociedade de modo geral?

O meu primeiro pedido para ela foi:

_ Nunca peça desculpas pelo que você sente! Seus sentimentos nunca são um erro! Nenhum sentimento é feio ou errado!

Ela estranhou e me disse que sempre ouviu a mãe e várias outras pessoas dizendo que é muito feio sentir raiva, por exemplo! Sim, é verdade: ouvimos comentários desse tipo muitas vezes durante a vida! Porém, é preciso ressignificar, urgentemente!

Os sentimentos são maravilhosos! Essenciais! São como lâmpadas que se acendem dentro da gente. Iluminam nossa escuridão, nossa inconsciência e nosso coração. Sentimentos são sinais, sintomas do que se passa dentro da gente.

Sem eles, não conseguiríamos percorrer qualquer caminho de autoconhecimento e muito menos nortear nossas escolhas e ações! E essa é a grande questão!

Por causa de crenças limitantes como essas, de que sentir ciúme, raiva, medo, inveja ou qualquer outro sentimento é feio, muitas pessoas sequer entram em contato com o que sentem. Nem percebem. Ignoram a si mesmas. E se perdem cada vez mais de sua verdade, de sua essência e do que realmente querem para si.

Veja bem! Você pode sentir qualquer coisa. Qualquer coisa mesmo! Quanto mais saudável você for, mais espaço você terá para todos os sentimentos possíveis.

Obviamente, quanto mais madura e consciente você for, mais sentirá com equilíbrio. Sem tanta ansiedade, que é o acelerador mais nefasto dos últimos tempos. Sim, porque ânsia é sentimento e é ótimo. É vontade. Mas ansiedade é distúrbio. Desequilibra, desajusta, pressiona, distorce, destrói!

Então, o problema nunca é o que você sente! O problema sempre é o que você faz com o que sente! Eis a questão! O que você faz quando sente ciúme? O que faz quando sente raiva? O que faz quando sente medo?

Se você sente ciúme e parte para cima do outro com acusações, ofensas e cobranças, então este é o problema! Se você sente raiva e humilha, agride e maltrata o outro, então esse é o problema! Se você sente medo e paralisa, deixa de fazer o que precisa ser feito, então esse é o problema!

O sentimento é um alerta! Diz muito sobre você e sobre o que está acontecendo. Diz muito sobre suas relações e pode servir como um excelente mapa para seus próximos passos, suas próximas escolhas.

Em geral, o melhor primeiro passo diante de um sentimento difícil é a observação. Pare, respire e observe. Entre em contato com o sentimento e se questione qual é a mensagem que ele está tentando te passar.

Por isso, nunca peça desculpas pelo que você sente. Mas, caso faça algo que magoe o outro ou magoe você mesma, então é hora de se perdoar e pedir perdão. É hora, sobretudo, de aprender a ter novas atitudes diante dos seus sentimentos, que são sempre todos tão indispensáveis e sábios!

>> Conheça a história de Bárbara e seus muitos sentimentos e aprendizados em OUTONO NA GRÉCIA. CLIQUE AQUI e saiba mais!


Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo


Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 87


Sobre o autor
foto
Rosana Braga é Especialista em Relacionamento e Autoestima, Autora de 9 livros sobre o tema. Psicóloga e Coach. Busca através de seus artigos, ajudar pessoas a se sentirem verdadeiramente mais seguras e atraentes, além de mostrar que é possível viver relacionamentos maduros, saudáveis e prazerosos.
Acesse rosanabraga.com.br para mais conteúdos exclusivos!
Email: [email protected]
Visite o Site do Autor


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa