Menu

Mães narcisistas e seus filhos

Publicado por Silvia Malamud em Psicologia

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

Muito tem se falado sobre as mães narcisistas perversas, sobre os abusos inferidos principalmente em suas filhas e sobre os danos emocionais que estas podem levar vida afora, mas pouco ou quase nada se fala a despeito dessas mães igualmente machucadas a ponto de perderem o registro, se é que algum dia tiveram, do que poderia ser amor e empatia legítimos.

O adoecimento emocional dessas mães tem início ainda quando são bebês e é importante saber que elas não nasceram assim, mas que se fixaram dentro deste padrão de funcionamento por conta de algum histórico real e muito difícil que certamente passaram sem que tivessem oportunidade ou condições para se organizarem psiquicamente de modo diferente. Como resultado, essas mães acabam projetando em suas crias, as variações das sensações emocionais de tais vivências traumáticas que foram mal resolvidas. A imagem é de um vento forte e frio permeando as suas infâncias, causando uma forte gripe que nunca foi devidamente tratada e muito menos curada. Muitas dessas mães, além de narcisistas perversas, ainda estão vinculadas a outros quadros patológicos dissociativos.

O adoecimento psicológico da mãe narcisista perversa revela-se no total distanciamento emocional, sendo que as conexões quando ocorrem, fazem parte de um teatro muito bem elaborado que tanto as vítimas, quanto a própria família e sociedade têm dificuldade de perceber.

Embora camuflem este aspecto, o que as movem são seus intermináveis desejos de autossatisfação, o que dificulta sobremaneira a conexão real com o outro. Quando tem filhos, não conseguem ser sensíveis às suas demandas, sendo que em grande parte das vezes acabam sendo negligentes nos mais variados temas de desenvolvimento, não há empatia e as exigências em relação aos filhos podem ser avassaladoras. Nunca demonstram estar plenamente satisfeitas e os filhos geralmente não sabem o que fizeram de errado ou o que poderiam fazer para receber um olhar de amor legítimo.

Por mais que façam para receberem aprovação e um olhar de validação dessas mães, absolutamente nada as fará saírem de dentro do que podemos chamar de "delírio sobre si mesmas", posto que estão encantadas com as suas próprias demandas. Ao contrário, quanto mais quiserem afeto, mais incomodarão e mais serão depreciadas. De nada vai importar tirar notas boas, ser boazinha, ajudar na limpeza da casa ou o que seja, a regra geral é calar e aceitar não ser vista entendendo que quando aparece passa a ser um incômodo que deve ser destruído. As armas são críticas e invalidação das conquistas somadas a abusos de poder que muitas vezes visam prejudicar as demandas saudáveis de sociabilização dos filhos. Estes aprendem a sobreviver de modo ansioso, com medo de errarem e com uma autoestima de baixíssimo nível.

A maioria das filhas de mães narcisistas perversas passam tempo por demais fazendo de tudo para ganharem um olhar de afeto e de admiração que acaba nunca acontecendo e em meio a essa sensação angustiosa de falta e, por conta disso, muitas partem mundo afora na mesma busca sendo as mais fáceis presas de toda sorte de abusadores da atualidade.

Apenas quando despertam e se dão conta da trama onde estão é que existe a real possibilidade de rumarem para mapas de vidas bastante diferentes de todo adoecimento e dor que se submeteram em nome de sobreviverem. Reprocessar e reprogramar crenças de menos valia sobre si mesmas, inaugurando o amor próprio na máxima potência e a segurança de se reconhecer naquilo que se é será um dos inúmeros ganhos dessa conquista de lucidez. Terapia competente nessa área também serve de inquestionável benefício para que este salto na vida possa ocorrer.

Quanto mais despertos, melhor!


Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo


Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 11


Sobre o autor
silvia
Silvia Malamud é colaboradora do Site desde 2000. Psicóloga Clínica, Terapias Breves, Terapeuta Certificada em EMDR pelo EMDR Institute/EUA e Terapeuta em Brainspotting - David Grand PhD/EUA.
Terapia de Abordagem direta a memórias do inconsciente.
Tel. (11) 99938.3142 - deixar recado.
Autora dos Livros: Sequestradores de almas - Guia de Sobrevivência e Projeto Secreto Universos

Email: [email protected]
Visite o Site do Autor


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa