Menu

E quando a sua família é conivente com o abusador?

Publicado por Silvia Malamud em Psicologia

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

Vitimas de pais narcisistas perversos, desde muito cedo em suas vidas, não têm espaço para desenvolverem suas individualidades. Sempre existe uma fala que desconstrói a validade de suas percepções, de suas verdades pessoais e de tudo o que intencionam fazer. Se conquistam algo, a desqualificação massiva advinda desses pais patológicos, têm o poder de minar todo o colorido da experiência vivenciada.

Filhos, vítimas dessa trama, sem terem noção de seus contornos psicológicos, costumam crescer inseguros e com enorme dificuldade para imporem limites saudáveis.

Pelo medo da perda afetiva, acabam oferecendo mais poder aos outros do que a si próprios e são os que mais têm tendência para se envolverem em relacionamentos tóxicos. Sem discernimento para avaliarem quem é quem na esfera da vida, costumam atrair todo tipo de pessoas, abrindo espaço para que toda sorte de abusadores mal-intencionados se deleitem sobre eles.

Tais vítimas, ao se perceberem em relacionamentos dessa ordem, quando ainda apostam em ter algum tipo de apoio e proteção por parte de suas famílias, costumam receber o que mais conhecem, que é exatamente tudo o que pode ser oposto do que se concebe como acolhimento. Além de descrenças sobre os argumentos expostos, frequentemente são rechaçados e acusados como sendo os únicos culpados pelos supostos abusos sofridos, como se tivessem feito algo de muito mal para receberem o tipo de retaliação que têm recebido da parceria afetiva, do ambiente de trabalho ou do que seja que esteja os maltratando.

Por conta de pais narcisistas não validarem os argumentos de seus filhos, na maioria das vezes os depreciando ainda mais, estes passarão por imensas dificuldades até poderem acessar o que de verdade ocorre.
Enquanto não despertarem deste drama diabólico e seus sentimentos permaneceram confusos variando entre inúmeras dúvidas sobre si mesmos, raiva, medo do abandono, da rejeição, magoas e culpas, permanecerão a margem de tudo de bom que a vida pode oferecer.

Famílias com conteúdo narcísico exacerbado carecem de empatia e têm como pano de fundo o detrimento de um para o engrandecimento de outro, e continuarão agindo deste modo mesmo quando um filho clama por ajuda. Mesmo quando acontece um pedido desesperado de reconhecimento e proteção em relação os maus tratos recebidos por alguém do universo externo ao núcleo familiar, as cenas de depreciação e de culpabilização continuarão sendo ativadas de modo cego, no alvo de dentro da família.

A maioria das vítimas necessita fazer terapia em nome de despertarem e de adquirirem conhecimento sobre o tem. Até que isso não acontece, a tendência é de enfrentarem grandes dificuldades nas escolhas de outros mapas existenciais. Ao longo da vida, as vítimas, filhos de pais narcisistas perversos, podem passar por constantes episódios de ansiedade e medo de serem rejeitados, inclusive podendo evoluir para estados depressivos maiores e falta de sentido na vida.

Um bom processo terapêutico, neste sentido, ajuda sobremaneira a saída deste tipo de padrão vivenciado desde a mais tenra infância.
Aprender que muitas famílias com adoecimento dessa ordem dificilmente mudam e fazer um luto destas experiências difíceis pode ser o começo de uma nova vida.

Quanto mais despertos, melhor!


Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo


Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


Sobre o autor
silvia
Silvia Malamud é colaboradora do Site desde 2000. Psicóloga Clínica, Terapias Breves, Terapeuta Certificada em EMDR pelo EMDR Institute/EUA e Terapeuta em Brainspotting - David Grand PhD/EUA.
Terapia de Abordagem direta a memórias do inconsciente.
Tel. (11) 99938.3142 - deixar recado.
Autora dos Livros: Sequestradores de almas - Guia de Sobrevivência e Projeto Secreto Universos

Email: [email protected]
Visite o Site do Autor


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa