Permaneça concentrado no momento presente

Publicado por Rodolfo Fonseca em Autoconhecimento

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

O pensamento estoico que me inspirou muito foi esse:

"Não deixes tua reflexão sobre toda a extensão da vida esmagar-te.
Não enchas tua mente com todas as coisas ruins que ainda poderiam acontecer.
Permanece concentrado na situação presente."

Marcus Aurelius, Meditações

Marco Aurélio sabia que aquilo que nos perturba nos outros, seja a inveja, a raiva, o rancor, muitas vezes é reflexo do que carregamos dentro. Quando um semblante rude nos cala, não é apenas o outro que revela seu lado obscuro: é o nosso espelho que se quebra. O filósofo percebeu que "o agressor compartilha da mesma centelha" e, abraçarmos essa ideia, nos damos o direito e a coragem de encarar nossa própria sombra.

Hoje encontrarei pessoas mesquinhas, ingratas, arrogantes... Mas nada disso pode me ferir, pois sei que partilham da mesma centelha divina que eu.

Quem olha demais "quem vê demais" experimenta um exílio pessoal. Sabemos coisas que muitos preferem ignorar. Isso nos distancia da conformidade, dos roteiros emocionais familiares e confortáveis. A lucidez, diz Marco Aurélio, costuma nascer na solidão, um consolo escuro, mas pleno, para quem decide permanecer fiel à verdade.
Ele sugeria iniciar o dia antecipando as dificuldades. Não para se fechar ao mundo, mas para se preparar e não ser tomado pela correnteza emocional.

"você tem poder sobre sua mente, não sobre eventos externos"

Se não posso mudar o agressor, posso regular minha reação e talvez reconhecer que certos atos alheios são ecos de impulsos nossos. Quando julgamos um inimigo como traiçoeiro, pode ser que nossa sombra nos implore por atenção. Reconhecer isso é liberdade, não indulgência!

Medos, raiva e inveja, quando enfrentados, não nos destroem, nos iluminam. A sombra, se confrontada, se torna uma fonte de poder redistribuído, uma virtude redimida. A integridade se fortalece nessa fusão.

O exílio da consciência não precisa ser cárcere. Pode ser um santuário onde respiramos nossa própria verdade. Lá, não esperamos aplausos, mas apenas ecoa o silêncio da alma que decidiu se governar. E ao comandar esses impulsos, somos senhores de nós mesmos.

Mas como integrar o lado escuro de forma estoica?
Escreva por cinco minutos sobre o que irritou você hoje. Sem filtro.
Pergunte: "o que isso me diz sobre mim?"
Reconheça o impulso, pois ele existe mesmo, mas não define sua ação.
Encerre com gratidão, por você estar ciente, por poder escolher melhor.

Integrar a sombra, esse lado sombrio e visceral, não é renegar suas virtudes mais básicas. É, nas palavras de Marco Aurélio, reconhecer que "tudo é um ser vivo único", e que dentro dessa unidade há luz e escuridão.
Ao não fingir conhecer nem negar o que sentimos, caminhamos com autenticidade. E, no final, vemos que a liberdade essencial não está em escapar da escuridão, mas em carregá-la dentro de nós, iluminando nosso próprio templo interno.

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo

Leia Também

A arte de não impor a presença onde não é bem-vindo

Uma jornada estoica

Entre a ilusão e o sofrimento inevitável



Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


Sobre o autor
ro
Rodolfo Fonseca é co-fundador do Site Somos Todos UM
Email: [email protected]
Visite o Site do Autor


Siga-nos:
Youtube     Instagram     Facebook     Twitter     tiktok


Energias para hoje





publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
Cadastre-se grátis para receber toda semana nosso boletim de Autoconhecimento.

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.

Siga-nos:
Youtube     Instagram     Facebook     Twitter     tiktok

 



Obrigado

© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa
  Menu
Somos Todos UM - Home