Menu

Usando o Vermelho na Cura, Decoração e Vestimentas

Publicado por Silvia Fávero em Corpo e Mente

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

Já falamos da relação das cores com os chakras. Vamos agora começar a falar sobre cada cor em particular. Todos aqueles que querem trabalhar com cromoterapia devem conhecer bem a atuação das cores no organismo.

Muito se tem escrito sobre o tema e existem, no mercado, inúmeros livros que podem lhes dar uma idéia. A minha intenção é fazer um resumo para facilitar o estudo e ainda relatar alguns casos ilustrativos. Vamos, pois, falar um pouco sobre a cor vermelha correspondente ao chakra básico e que é a primeira cor do espectro solar.

Ela tem a vibração mais lenta de todas as cores visíveis e afeta as emoções mais rapidamente que qualquer outra. Dá energia e força e é o raio da paixão em todos os aspectos. Mas o vermelho é uma cor perigosa. Em todo o meu tempo como Cromoterapeuta só usei essa cor uma vez, em um caso de impotência sexual... aliás com excelentes resultados.
Mas, em principio, qualquer pessoa que esteja começando a usar a cromoterapia deve evitar o seu uso pois as contra-indicações são inúmeras.

O vermelho estimula a raiva e a agressividade. Sendo assim, cuidado!! Além disso, não deve ser usada em casos de inflamações em geral e neurite ou flebite em particular.
Cuidado ainda com os hipertensos, pessoas com problemas de coração ou taquicardia. O vermelho faz subir a pressão e aumenta os batimentos cardíacos.

Por conta de todas essas restrições é que evito o uso do vermelho. Prefiro o laranja que tem quase as mesmas características sem os mesmos perigos. Levem em conta que essas restrições existem no caso do uso da cromoterapia com lâmpadas, pedras ou água solarizada e não no uso da cor em vestimentas. Mesmo se usada em ambientes os cuidados podem ser bem menores.
Para seu conhecimento enumerarei abaixo os casos em que o vermelho poderá ser usado, levando-se sempre em conta as suas restrições.

Essa cor é vitalizante, estimula a alegria, mantém a pessoa em contato com a realidade física, desperta a sensação de poder e a vontade. Estimula a sexualidade. Afasta a depressão, a tristeza e a melancolia. Elimina os sentimentos de culpa e ajuda na ligação com a terra. Usamos a cor vermelha para problemas na coluna vertebral, nos rins, nas pernas, nos pés, nos ossos, nos dentes, nas unhas, no intestino grosso, reto e ânus. Também é usado nos casos de pressão baixa e hipotermia, pois ajuda a subir a temperatura do corpo. Pode ajudar em casos de impotência sexual. Ela atua diretamente nas glândulas supra-renais, liberando a adrenalina. Combate a anemia.

Visualizando a cor vermelha:

Visualize-se em um jardim. Olhe em volta e veja uma bela plantação de rosas vermelhas. Vá até ela e sente-se. Feche os olhos. Respire a cor vermelha repetindo a afirmação: o raio vermelho está se espalhando pela minha corrente sangüínea, dando-me vida nova e coragem para tudo o que tenho de fazer. Eu sou forte, corajoso(a) e bem sucedido(a), em tudo que faço. Fique alguns minutos no jardim e vá voltando, aos poucos, para o aqui e agora.

O vermelho na decoração:

É uma cor muito quente e portanto cansa logo. Colocar uma parede vermelha em uma sala pode parecer bonito em um primeiro instante mas depois de pouco tempo lhe dará vontade de sair desse lugar. Além disso, cuidado pois poderá estimular a agressividade das pessoas que freqüentam o ambiente ocasionando brigas em casa.
Nunca pinte de vermelho a parede de um quarto a menos que queira se arriscar a sofrer de insônia.

Dando uma entrevista a uma revista de decoração me foi dito pela entrevistadora que quando seu filho nasceu lhe tinham indicado que colocasse no quarto do bebê uma lâmpada azul, uma verde (até aí tudo bem!), uma vermelha e uma preta (????). Ela me perguntou se tinha alguma influência em seu nené que chorava muito e não dormia à noite. Disse-lhe que deveria tirar a lâmpada preta e a vermelha e deixar somente as outras duas. Meses depois ela me ligou agradecendo pois seu filho estava dormindo muito bem durante a noite toda. Portanto não menosprezem a influência da cor no seu ambiente.
Também é inadequado ter uma sala de jantar ou uma cozinha vermelha pois aumentará o apetite de quem estiver nela. Não é à toa que o McDonald's usa o vermelho e o amarelo no seu logotipo.

Quanto a isso há uma história interessante. Há algum tempo convidei um grupo para jantar em um restaurante. Quando lá cheguei me foi oferecida uma sala particular pois assim poderíamos ficar a vontade. Porém a sala era toda pintada de vermelho: paredes, chão e teto. Comecei, então, a observar que influência essa cor teria nos meus convidados. O que posso dizer é que nunca se comeu tanto e o jantar transcorreu com um grupo extremamente alegre.

O vermelho nas vestimentas:

Quando se veste uma cor ela somente tem influência se o tecido for de algodão. O sintético não influencia o organismo. Mas o vermelho é indicado quando se está triste ou deprimida. Se você tem pés e mãos frias use luvas e meias vermelhas de algodão.

Quando minha filha estava fazendo vestibular tinha que estudar muito à noite pois além dos trabalhos da escola ainda devia rever toda a matéria para a prova. Para ela esse horário era muito complicado, pois é uma pessoa que tem normalmente muito sono. Começou então a usar meias vermelhas de algodão enquanto estudava e conseguiu ficar acordada. Resultado: passou no vestibular na faculdade que queria.

Quanto ao vermelho acho que vocês já têm um material para começar a estudar. Continuarei, depois, com o laranja. Bom trabalho!!!!

Clique aqui e faça o Exercício de Cromoterapia on-line

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo


Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 5


Sobre o autor
silvia
Silvia Fávero é cromoterapeuta
com especialidade em gestantes
e atende em São Paulo.

Email: [email protected]
Visite o Site do Autor


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa