Menu

O Caminho da Ética

Publicado por Ingrid Dalila Engel em Oráculos

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

Quando pensamos em Ética, a imagem que vem imediatamente em nossa mente é a do Sumo Sacerdote, representado pelo Arcano V do Tarot. Este Arcano representa a “Ética das Esferas” e é conhecido também como “O Hierofante”. É o Mestre Espiritual que nos auxilia a encontrar nossa Divindade Eterna.

A palavra Hierofante vem de Hier-Phaine, que significa “Revelar”. É o revelador de nossa verdadeira natureza e dos mistérios da vida, do conhecimento. É o Iluminado, o Mestre Interior de cada um de nós. É o “Revelador do Sagrado” e o Sagrado está dentro de nós e não em doutrinas / ideologias / filosofias externas. É a sabedoria deste Iluminado que rege o discernimento entre a Ética e Não Ética.

O Ser Consciente é comprometido em trilhar sua estrada com integridade, honestidade e ética consigo mesmo e com o outro. Fora deste caminho o Ser Consciente terá que arcar com as consequências das suas escolhas.

Integridade é quando a realidade interna é coerente com a projeção externa. É a consistência entre a palavra e a ação.

Caminhar na Ética não é tão fácil como as palavras escritas neste papel podem deixar transparecer; exige reflexão e entendimento entre os valores impostos e os verdadeiros; exige amar o outro como a nós mesmos; exige ação baseada no Amor e na Compaixão; exige coragem de assumirmos perante a nós mesmos e aos outros a nossa Verdade; exige consistência entre o que falamos e de que forma agimos; exige renúncia das conquistas mais fáceis para permanecermos na ética e na honestidade.

Sermos Éticos com o mundo, exige antes de mais nada, sermos Éticos conosco mesmo; nas nossas palavras, atitudes, ações. É um caminho árduo, estreito, de renúncias e desapegos aos valores impostos e superficiais... mas quantas benções e alegrias atraímos neste caminho da Ética.

É indiscritível o contentamento da nossa alma quando caminhamos firmes nesta direção, quando olhamos dentro dos nossos olhos e percebemos a transparência transmitida no olhar da Verdade e da Ética. Sentimo-nos fortalecidos, firmes, fortes, felizes, pois seguimos nossos corações, nossa verdade, tendo o comando da nossa vida, do nosso barco. Somos regidos pelo nosso Eu Iluminado. Usamos o discernimento dos Mestres e não somos comandados, direcionados por nenhuma doutrina, ideologia externa. Somos e nos sentimos responsáveis por nossas ações, por nossos deveres e responsabilidades.

Percebemos que somos os únicos responsáveis por nossos fracassos ou nossas vitórias.

“Se você quer mudar o mundo, experimente primeiro promover o seu aperfeiçoamento pessoal e realizar inovações no seu próprio interior” – Dalai Lama.

A falta de ética na nossa caminhada gera consequências doloridas ao nosso ego. É uma questão de Lei – A Lei da Ação e Reação – é física! É o retorno! E teremos por imposição desta Lei, de reequilibrar o que foi desequilibrado. A Roda da Vida gira e nos coloca perante o desequilíbrio gerado por nossa ação e enquanto não reequilibrarmos e aprendermos, ficaremos expostos às consequências, à dor, às perdas; mas tudo é transitório, nada é permanente e quando tomamos consciência da atitude, palavra, ação que gerou o desequilíbrio, estaremos prontos a redirecionar nossa caminhada.

Quantas vezes fomos anti-éticos conosco e com o outro? Às vezes, em situações muito cotidianas, que até poderiam passar despercebidas se não fôssemos conscientes. A vida é muito sábia e não aceita ser manipulada... é pura ilusão acreditarmos que podemos manipular a vida... fazer de conta que não percebemos nossa atitude, nossa palavra inconsistente, falsa, manipuladora... fazer de conta que não percebemos que magoamos profundamente o outro... fazer de conta que não sabemos a origem daquele dinheiro que nos permitirá desfrutar de alguns prazeres temporários... fazer de conta que somos fiéis e leais aos nossos companheiros... fazer de conta que somos Éticos... fazer de conta que não temos consciência... fazer de conta que estamos fazendo de conta...

A vida é o que é... e Ela sempre nos colocará frente a frente com as consequências das nossas ações. Não tenhamos ilusões !

Na minha experiência pessoal e profissional fui testemunha destes ciclos da vida... fui testemunha da dor da inconsciência... da necessidade do equilíbrio... fui testemunha da descida da Roda da Vida...

O caminho da Ética e na Ética é o único que traz a auto-realização verdadeira, a satisfação do Eu Superior. Trilharmos o caminho da Luz nos traz a certeza da vitória e da ascensão.

Convido-os a mergulharem fundo nos seus corações e a colocarem como uma meta a constância no Caminho da Ética! Sejamos Éticos para sermos em Paz!


Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo


Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


Sobre o autor
ingrid
Ingrid Dalila Engel é Numerologa, Psicóloga e Psicoterapeuta.
Atua em atendimentos individuais, orientação
e sinastria de casais e na área empresarial.
Visite seu Site
Email: [email protected]
Visite o Site do Autor


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa