Menu

Afinal, qual o regente de 2005? A Lua, Vênus ou Júpiter?

Publicado por Graziella Marraccini em Astrologia

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

A astrologia, assim como muitas outras ciências, permite várias interpretações que dependem de tradições diferentes. A Astrologia Hindu é diferente da Chinesa que é diferente da Muçulmana que é diferente da Ocidental. Mas todas são válidas e todas transmitem conhecimentos milenares de sabedoria e tradição. Tentarei esclarecer alguns pontos a esse respeito e deixarei que você, leitor, siga depois sua intuição e seu coração para entrar em conexão com aquele planeta que mais estiver em sintonia com você neste momento e especialmente na virada do Ano.

As revistas esotéricas e muitos sites de astrologia estão divulgando que o regente de 2005 será a LUA. Como os astrólogos chegaram a essa conclusão? Os astrólogos, especialmente os mais esotéricos, buscam este conhecimento nos antigos Caldeus. Eles se baseiam na chamada "Estrela dos Magos", uma estrela de sete pontas onde são colocados o Sol, a Lua e mais cinco planetas (aqueles que são visíveis a olho nu). A seqüência em que são colocados os planetas não é clara, pois não segue a ordem lógica (de afastamento dos planetas em relação ao Sol ou em relação à Terra) e não necessita de esclarecimentos neste artigo.

Os Caldeus utilizavam as regências na seqüência, contando o ANO Zero sempre como sendo o Ano regido pelo Sol. E como encontrar o Ano Zero? Simplesmente dividindo o ano em questão por 7 (os planetas conhecidos na época) e obtendo um número de "sobra". Esta sobra é o numero correspondente ao planeta regente do Ano. Quando a sobra for "zero" é um ano SOLAR que inicia novamente um ciclo. O último ano zero foi 1981. Ano 1 teria a regência de Vênus, ano 2 de Mercurio... Assim, fazendo este cálculo, 2005 nos deixa um numero de sobra que é 3 e - portanto - o regente do ano seria a LUA.

Podemos porém também salientar que nós, atualmente - no mundo ocidental - usamos o calendário gregoriano (instituído pelo Papa Gregório XIII no ano de 1582 D.C) e este não é o calendário que era usado na época dos Caldeus. E o calendário gregoriano, já "ajustou" o calendário anterior, o Juliano, E ainda, os muçulmanos usam um ano solar diferente, que é diferente do hindú e do calendário israelita. Mas queremos manter esta tradição dos antigos Magos Caldeus? Então, vamos entrar em sintonia com as energias lunares.

A LUA é o único satélite da terra. Ela percorre a sua revolução em volta da Terra em 28 dias aproximadamente, e desta forma ela transita aproximadamente dois dias e meio em cada signo zodiacal. Enquanto ela percorre seu caminho em torno de nosso planeta e perfaz uma revolução sobre si mesma, ela entra em contato e reflete a luz solar de forma que a podemos observar à noite no nosso céu. As fases lunares são quatro: Lua Nova, Quarto Crescente, Lua Cheia, Quarto Minguante. Cada fase da Lua possui um efeito magnético sobre a Terra e, portanto sobre todos os seres, vegetais e animais. A astrologia interpreta suas influências diversas de forma que possamos nos aproveitar de suas energias da melhor forma possível. A Lua tem analogia com a família, com a mãe e com o ventre materno. Em nosso Mapa Natal ela indica como fomos criados, em que família vivemos nossa primeira infância, qual relação mantivemos com a mãe e com os familiares próximos. É na infância que se forma e estrutura a auto-imagem da pessoa. O bebê se aconchega no útero materno, dentro de uma bolsa e flutua no líquido amniótico, líquido lunar. É o elemento água, leite, alimento que está representado pela Lua/Mar/Mater e que indica também a fertilidade de uma mulher. O subconsciente guardará os fatos da primeira infância em sua memória psíquica que é a formadora do Ego ao se integrar à personalidade solar da pessoa.

Na estrutura da Cabala - a Árvore da Vida - a Lua corresponde à Sefira de Yesod, o Fundamento. É a 9ª Sefira, Depósito de Imagens, Esfera da Ilusão. É nela que se plasma a alma do ser humano antes da materialização. È com essa energia que trabalham todas as intervenções mágicas. A Sefira de Yesod se encontra sob a direção energética do Arcanjo Gabriel. Este belíssimo arcanjo tem sob seu comando os Querubins, Os Seres Fortes, que regem da 65ª à 72ª Hoste angelical. Gabriel guarda com sua espada os mistérios do Templo de Yesod. Ele pode ser invocado nas operações mágicas usando a letra TAV como sendo o Tabernáculo cósmico do Aleph, o lugar de União onde se fertiliza e é gerada a Vida. Na virada do Ano, a Lua se encontrará no signo de Virgem. A Deusa da Noite, como é chamada a Lua, rege as mudanças, as emoções, as recordações e desta feita, se entrarmos nesta sintonia podemos nos tornar emotivos, nostálgicos e muito influenciáveis.

A sintonia com a Lua
É ideal para aqueles que querem mudar de casa, querem casar, querem ter um filho, o querem "gerar" um novo projeto, uma nova semente de vida, seja ela qual for. A cerimônia pode ser feita perto de um lago, de uma nascente ou de um rio, ou até mesmo na beira do mar.

ARCANJO: GABRIEL
ROUPA: Branca com acessórios prateados.
ENFEITES: Prata e violeta
FLORES: Lírios brancos ou ninfas aquáticas
PEDRA: opala ou pedra da lua. O quartzo branco também é indicado
INCENSO: Aloés
VELA: Branca ou prata

Não se esqueça que para gerar abundância você precisa ser generoso. Assim, doe alimentos aos mais carentes.

Vamos analisar agora as outras regências.
Na antiga tradição astrológica, quando eram conhecidos somente os 7 planetas visíveis a olho nu, os astrólogos alternavam as regências anuais como os 7 dias da semana. Assim, os ciclos se repetiam de 7 em 7, sempre começando pelo Sol e terminando em Saturno.

Desta forma, as regências ficavam assim: SOL, LUA, MARTE, MERCÚRIO, JÚPITER, VÊNUS, SATURNO.
Do mesmo modo se alternam os elementos: FOGO, TERRA, AR e ÁGUA, sucessivamente.

Não se levava em conta um outro dado que é hoje considerado por muitos astrólogos mas que é somente válido em termos de país. Este dado é o ingresso do Sol no signo de Áries, ou seja, a Zero graus de Áries, quando o Sol secciona a linha do equador celeste. Levanta-se um mapa do lugar onde nos encontramos, ou do país em questão e então se encontra o regente do Ano, ou seja, o planeta que rege o signo Ascendente daquele exato momento. Mas bem podemos imaginar que, se é fácil (ou parece fácil) considerarmos um mapa natal para um país que teve um "descobrimento" ou uma "declaração de independência", como é o caso do Brasil ou dos EUA, isso não é verdadeiro para países como a Inglaterra, a França, que não foram "descobertos", não é mesmo? Por essa razão podemos considerar um regente mundial, ou seja, aquele que a astrologia tradicional nos ensinou.
Se considerarmos o INGRESSO do SOL no signo de Áries, ou seja, o novo Ano Solar, o ASC anual será em Câncer, cujo regente é a LUA. Por essa razão (e por outras considerações) os astrólogos consideram que 2005 será regido por este planeta. Desta forma coincidimos com a análise da Estrela dos Caldeus.

Mas, e do ponto de vista da Cabala, qual seria o regente de 2005? Considerando que a soma de 2 + 5 = 7, o resultado seria Vênus, ou a Sephira n°7 da Árvore da Vida, cuja energia tem analogia com este planeta.

VÊNUS tem analogia com a letra Noun e sua energia numerológica é 80. O Arcanjo regente de Vênus-Netzah é Haniel, que governa os Elohim ou Potestades, do 49º ao 56º Gênio pessoal. Vênus representa a vida em todos os níveis em que ela se manifesta. Simboliza a Mãe Natureza, a Terra, e o Arcano da Imperatriz do Tarôt. Ela possui em si um potencial infinito de vida renovada capaz de buscar suas energias na proliferação da fertilidade cósmica. Vênus é a própria GLORIA da energia vital que esta Sephira da árvore cabalística nos representa. Vênus é amor, é fertilidade feminina, é vida realizada, a proliferação cósmica e simboliza a união e a fertilização geradora de vida.

Assim, se bem compreendemos seu significado cabalístico, podemos esperar um ano vigoroso em 2005, renovador e fertilizador, capaz de dar vida a novos embriões que serão capazes de renovar nossa vida cósmica. Coincidentemente (ou não) Vênus também é o regente do Brasil em 2005. Por quê? Porque, no momento da "virada do ano" o signo de Libra se encontra no Ascendente do Brasil. Assim, o regente anual do Brasil seria oi regente de Libra, Vênus. Como o planeta Vênus tem analogia com o signo de Libra, podemos considerar que 2005 poderá nos proporcionar acordos e parcerias em termos mundiais, destinados a promover a paz entre os povos! Serão beneficiadas todas as manifestações artísticas, as uniões e parcerias, os acordos e contratos. A energia venusiana nos brindará com uma visão mais clara sobre o futuro, nos ajudará a criar novos seres, novos projetos, novos empreendimentos. Mas nada se fará com pressa, tudo precisará de tempo para ser bem sucedido ao final. O Deus do Tempo, Saturno, governa o signo de Libra na Cabala, indicando que a Mãe Natureza precisa se submeter às leis do tempo para poder dar seus frutos. Afinal, todos nós sabemos que são necessárias nove luas para gerar um bebê, não é mesmo? E todos sabemos que para colher um fruto maduro e suculento de nada adianta "apressar" a árvore a dar seus frutos!!! E para colhermos os resultados de nosso plantio, temos que aprender a persistência, a perseverança e a paciência.
Como podemos entrar em sintonia com esta energia?

Para gerarmos prosperidade e compartilharmos o amor em nossas vidas podemos meditar nas seguintes letras do alfabeto hebraico que podem ser usadas como mantras:
HEY HEY AYN
SAMED ALEF LAMED
IUD IUD IUD

Para a cerimônia da passagem do ano:

ARCANJO: HANIEL
ROUPA: Rosa em todos os seus tons
ENFEITES: Cor de cobre ou dourados
FLORES: Rosas e violetas
PEDRA: Esmeralda e quartzo rosa
INCENSO: Sândalo e canela
VELA: Rosa ou branca

Faça a cerimônia descalço e com os pés no chão. O Contato com a Terra produz energia.

Vamos agora falar de Júpiter e sobre os motivos pelos quais considero ele o regente de 2005.

Tudo na vida é cíclico, como nos indica claramente o arquétipo representado no ARCANO X do Tarô: A RODA. O astrólogo costuma analisar os ciclos dos planetas lentos ao fazer previsões astrológicas anuais. Esta análise abrange principalmente desde Plutão (o mais lento de todos) até Júpiter (o mais rápido dos planetas lentos), já que os planetas mais rápidos (Marte, Vênus, Mercúrio) são analisados somente em casos específicos. Estes ciclos planetários podem fornecer dados importantes sobre o comportamento do ser humano num determinado momento de sua vida. È claro que os ciclos dos planetas se superpõem uns aos outros e muitos deles são mais percebidos do que outros. Todos conhecem a influência difícil do cobrador Saturno, e a perturbadora ação de Urano, mas poucos param para analisar as benéficas influências de Júpiter.

JÚPITER é o maior dos planetas que giram ao redor do Sol. Ele era chamado pelos antigos de Pai dos Deuses, o grande benéfico e é também chamado do Deus do Raio. Júpiter, cujo dia da semana correspondente é a quinta-feira, (GIOVEDÍ ou dia de GIOVE - Júpiter) se encontrará exatamente no Ascendente do Brasil e no maravilhoso signo de Libra no momento da virada do Ano.

Júpiter, também chamado de Deus do Raio - corresponde à Sephirot de nº 4 da Arvore da Vida. O Arcanjo Tzadkiel rege a Sefira de Chesed, 4ª da Arvore cabalística. Os Chasmalim ou Seres Brilhantes ou Dominações estão sob seu comando. A letra do Alfabeto hebraico correspondente a essa energia é o Ghimmel que é uma letra arquetípica cujo valor numerológico é o 3. Ele indica o movimento orgânico da Roda da Vida. Juntamente com a letra Lamed e Shin - 3:30:300) expressa o movimento em progressiva expansão, desde a ação funcional descontrolada de Ghimmel através o agente controlador Lamed até se expandir no universo sob a forma de Shin, que é miticamente considerado a essência do Espírito Santo, o alento de DEUS. Assim, Júpiter é EXPANSÃO PROGRESSIVA.

Júpiter tem essa propriedade de expansão, que leva a pessoa a romper os limites para ultrapassar as fronteiras limitadas até então. O trânsito do planeta Júpiter pelas casas do Mapa Natal indica os ciclos pessoais de expansão de cada pessoa numa determinada área, mas não esqueçamos que, dependendo da 'aspectação' deste planeta, a expansão pode ser positiva ou negativa. A negativa é seguramente ligada ao excesso, em todos os sentidos: o excesso de risco leva a pessoa a desconsiderar os perigos, em todos os campos de ação. Seja financeiramente, abrindo negócios e fazendo dívidas sem considerar as conseqüências, ou nos esportes, assumindo riscos que levam a acidentes e desgraças, ou ainda se lançando em aventuras mirabolantes pelo mundo afora. Em todos os casos o excesso de entusiasmo e otimismo pode levar à ruína. O filtro jupiteriano é então benéfico e maléfico ao mesmo tempo, e essa ação dependerá também dos planetas que Júpiter encontrará em seu caminho. Podemos então usar essa expansão benéfica para fazermos planos para o futuro, para expandirmos nossos negócios, para investirmos nosso capital e fazermos nosso bolo crescer. Podemos ampliar nosso ciclo de relacionamentos e sempre no sentido de "expansão" podemos expandir nosso conhecimento, nosso saber, nossa cultura, passar "além das fronteiras", sempre sob a ação benéfica desse planeta. Podemos ir além de nosso pequeno "eu" limitado para tentar assimilar mais conhecimento e compreender também o que o "outro" - o diferente, aquele que não é EU - pode nos oferecer. Podemos expandir o conhecimento espiritual, tendo acesso a novas religiões e filosofias de vida que abram nossos horizontes pessoais levando-nos a um maior conhecimento da verdadeira noção de DEUS, do TODO do qual fazemos parte. Afinal SOMOS TODOS UM!

Qual a cerimônia adequada para entrar em sintonia com esse benéfico planeta que estará bem na linha do horizonte no momento da virada do ano?

ARCANJO: TZADKIEL
ROUPA: Azul
ENFEITES: Dourados ou de estanho - podemos usar a figura de um cavalo ou de um golfinho
FLORES: Sálvia vermelha, folhas de cedro
PEDRA: Safira azul ou berilo
INCENSO: cedro ou baunilha
VELA: azul

Podemos fazer nossa cerimônia com comida farta na mesa, com muitos amigos e familiares. Não importa se no mar ou na terra, devemos compartilhar também com outras pessoas, exercitar a generosidade oferecendo alimentos mesmo às pessoas que não conhecemos. Quanto mais doarmos tanto mais receberemos.

E agora escolha, qual é seu desejo para 2005? Faça a cerimônia mais adequada aos seus projetos de vida e tenha FÉ, tudo acontecerá em sincronicidade perfeita, pois DEUS é o Todo e nós fazemos parte do Todo. SOMOS TODOS UM!

UM FELIZ 2005!!!


Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo

Leia Também

Previsões Astrológicas para o Brasil em 2005

Previsões Astrológicas Mundiais para 2005



Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


Sobre o autor
graz
Graziella Marraccini é astróloga, taróloga, cabalista e estudiosa de ciências ocultas e dirige a Sirius Astrology. Conheça meus serviços on-line
5 perguntas Frequentes, visite Canal do youtube e Facebook
Email: [email protected]
Visite o Site do Autor


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa