Autoconhecimento Autoajuda e Espiritualidade

O uso total do espaço

Publicado dia 8/3/2000 10:08:08 PM em Psicologia

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

Deixamos marcas bem visíveis quando adentramos o mundo exterior. No papel que usamos para escrever, ficam gravadas nossa hesitação ou nossa energia em olhar para o futuro, nossa disposição em deixar o passado e a segurança da nossa infância, estando abertos para o que a vida estiver preparando para nós, ou a nossa tímida e truncada tentativa de avançar por um terreno que nos assusta.
Mas o simbolismo do espaço tem a ver também com o que está em cima e em baixo. Podemos nos sentir mais a vontade pisando firmemente na terra ou dar pulos e saltos para buscar mais para cima a nossa satisfação e realização. Mas como existe uma infinita variedade de personalidades, teremos infinitos movimentos da caneta. Muito devemos ainda perceber e a busca pela verdade nunca termina, adentrando cada vez mais em conceitos abstratos que remontam também a outras religiões e culturas.

Como no interior do logotipo do Site, encontramos acima o símbolo do Tao, ou o TEI-GI, antiquíssimo diagrama chinês que permeia toda a filosofia de Lao-Tse, (mostrado normalmente sempre em preto e branco, com as áreas que delimitam as polaridades perfeitamente idênticas, com o masculino - preto - sobre o feminino branco).
Ele pode simbolizar o objetivo supremo da vida, que é o completo equilíbrio das polaridades, dos opostos, do masculino/feminino, do dia e da noite, do ativo e do passivo, do sol e da lua, do positivo e do negativo, do céu e da terra, do consciente e do inconsciente, do Yang e do Yin.

Os pólos de luz e sombra em constante movimento representam a ativação das forças da luz e da sombra da nossa natureza humana, assim como todos os opostos, de qualquer tipo eles sejam. Mas o Yang traz consigo uma semente do Yin e vice-versa e assim o conflito é evitado e as duas forças se tornam harmoniosamente complementares, trabalhando em tolerância mútua, sem tendências dominantes. Seu movimento é incessante, significando a contínua busca do equilíbrio perfeito… talvez um dos propósitos de nossas vidas?

Na escrita, isso resulta em harmonia e movimentos para a esquerda serão também encontrados.
O conceito de simbolismo do espaço não engloba somente as duas direções esquerda e direita, a zona superior, mediana e inferior mas também os espaços em branco que não foram usados por quem escreveu.
As ligações entre as letras e as palavras, a velocidade e a pressão que utilizamos para avançar no papel, são também parte do uso do espaço e significam aspectos da adaptação do indivíduo á vida.

por Sergio Scabia


Obrigado por votar

O artigo recebeu 1 Votos

Gostou?   Sim   Não  

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

Consulte grátis

Mapa Astral   Tarot   Numerologia  


Sobre o autor
Sergio Scabia é co-fundador do Site Somos Todos UM
Email: sergio@somostodosum.com.br
Visite o Site do Autor

Veja também
Vencendo os problemas
Quando vai haver algo de realmente novo em você?



Continue lendo
Vencendo os problemas
Quando vai haver algo de realmente novo em você?
Como enfrentar e superar as adversidades que a vida nos propõe?
Quem leva quem?

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa