Menu

Somos todos inocentes

Somos todos inocentes
Publicado dia 4/8/2020 11:35:02 AM em Corpo e Mente

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

Carregar culpas parece algo aceitável e comum para você?
Mas não é!
O sentimento de culpa é destrutivo e depreciativo; por conta disso, leva a uma falta de ação positiva ou proativa em favor de si mesmo e da vida, dificultando a possibilidade de nos reabilitarmos perante nossa própria consciência, em caso de termos realmente cometido um erro. Quando me sinto culpada, fico mal, olho para mim e sinto fracasso, desolação, arrependimento. Enfraqueço. As forças de ação para o meu próprio bem ficam inibidas: afinal, não mereço nada de bom! É assim que funciona.

Aprendemos essa forma de ser, geração após geração, através da cultura judaico-cristã. Isto, apesar de Cristo não apregoar o sentimento de culpa. Muito pelo contrário. Para Ele era simples assim: "vá e não erres mais". Todos nós, humanos, cometemos erros. Sem exceção.

A melhor postura frente a um erro é reconhecê-lo, aceitando sua própria imperfeição e, a partir daí, traçar um propósito de, se possível, corrigir o erro e de não cometê-lo mais. E realmente seguir a linha traçada. Alguns precisam repetir a mesma lição muitas vezes, caindo sempre nos mesmos desacertos. Escolha triste, ou ainda falta de escolha pela ausência de consciência.

Gosto de lembrar que existe uma essência floral que pode ajudar muito nessas horas. A Chestnut Bud do Sistema Inglês de Essências Florais do Dr. Edward Bach, que nos auxilia a aprendermos a lição necessária, embutida na situação que se repete, ganhando maturidade perante a dificuldade com a finalidade de superá-la.

De volta ao sentimento de culpa, é bom saber que ele se disfarça. É fácil reconhecê-lo quando nos lembramos de algo que fizemos ou deixamos de fazer e surge a sentença: culpado! Agora, muitas vezes, a culpa se disfarça num sentimento difuso e constante de fracasso. Por detrás disso, está a culpa pela falta de sucesso em algum âmbito da vida. E para complicar, comumente surge a autopunição.
Nem sempre quem se sente assim é realmente um fracassado, mas a questão aqui é que o sentimento é bem real. Por detrás disso, há histórias de pressões familiares, religiosas, culturais, de crenças pessoais ou coletivas.

Abrir mão das culpas não é tarefa fácil. Somos muitas vezes treinados ou educados para isso.
No Sistema de Essências Florais Inglesas, também encontramos uma essência floral destinada a essas pessoas que sofrem com sentimentos de culpa, a essência floral Pine.
Segundo seu criador, o Dr. Edward Bach, ela é indicada "para aqueles que se culpam. Mesmo quando bem-sucedidos, eles pensam que poderiam ter feito melhor e nunca estão contentes com seus esforços ou resultados. Eles trabalham duro e sofrem muito com a culpa que atribuem a si mesmos. Algumas vezes, quando há algum erro, eles reivindicarão a responsabilidade, mesmo se a falha tiver sido de outra pessoa".

O interessante de se notar aqui é que essa essência floral, a Pine, é destinada mais para aqueles que sofrem com a culpa, sendo inocentes, sem terem cometidos os erros que se atribuem. Já a Chestnut Bud é mais indicada para aqueles que querem mudar um padrão de comportamento para não reincidir nos mesmos erros. Aqui pode até existir o sentimento de arrependimento, que é bem diferente do sentimento de culpa.

Sentir-se arrependido frente a um erro cometido, é bastante útil e costuma levar a ações mais positivas com relação a si mesmo, às escolhas e à vida. Arrepender-se (ainda que momentaneamente cause desconforto) e traçar metas de superação pode aumentar sua auto-estima, ampliar sua determinação, seu entusiasmo e vontade de viver, porque seu olhar se endereçará para frente, para seu presente e futuro, não ficando preso ao passado.

Quando estamos nos sentindo culpados, criamos um laço de dor com nosso passado e fica difícil viver a vida rumo ao nosso destino se estamos com os olhos e sentidos voltados para trás e não para frente. Fazer as pazes com sua história pessoal, abrindo mão dos sentimentos de culpa, deixará você livre para novos rumos mais felizes, acredite.

(A Terapeuta Floral Thais Accioly não indica essências florais por e-mail)


por Thais Accioly

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo



Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


Sobre o autor
thais
Thais Accioly é especialista em Terapia Floral pela Escola de Enfermagem da USP.
Professora da Pós Graduação em Terapia Floral na Escola de Enfermagem da USP.
Professora da Flower Essence Society/CA EUA no Brasil.
Professora da Bush Flower Essences/AU no Brasil.
Consultora em Cultura de Paz.
11 3263 0504
Visite meu blog e Conheça o Interativo dos Florais.
Email: [email protected]
Visite o Site do Autor



Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa