Menu

Saudando e honrando as direções

Saudando e honrando as direções
Publicado dia 11/8/2001 11:21:28 AM em Espiritualidade

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

O respeito às direções, o seu simbolismo e a atitude de colocá-las em nosso dia a dia, sempre foram primordiais para os índios norte americanos.
Principalmente na Medicine Wheel - A Roda Da Cura - ou o círculo de pedras construídos de acordo com as direções. Este sistema mandálico, num círculo, um dos mais antigos símbolos da humanidade representa, na verdade, a Roda Da Vida. O nascimento, crescimento, morte e renascimento, estão representados no círculo. Este círculo mostra a integração e união de todas as coisas vivas. A interconexão de tudo.

Sendo simbólica, assim como o círculo é a representação da totalidade do Universo, a Medicine Wheel é o simbolismo da totalidade da vida. Tudo que é visto e não visto tem seu lugar na Roda.
Cada posição na Roda mostra uma oportunidade para crescimento, novas experiências, novos relacionamentos, novas idéias e novas maneiras de se enxergar a vida. Em se trabalhando com a Medicine Wheel, explorando-a, viajando através dela, nós podemos nos enxergar como um ser multidimensional. Vemos como podemos criar nossas próprias vidas e ter maior responsabilidade sobre ela, sobre quem e o que somos.
É um grande desafio e também uma grande responsabilidade iniciarmos nossa jornada na Medicine Wheel de nossas vidas.

A jornada na Roda é a jornada da Alma explorando todos os aspectos da Vida. Não existe dualidade nela. Quanto mais você for entendendo profundamente o Leste, por exemplo, maior será a sua conexão com o Oeste.
Outro aspecto essencial é a Gratidão. É muito fácil nos esquecermos da nossa dependência do resto da criação: árvores, minerais, animais, insetos, vento, sol. Quando esquecemos nossas interpelações, nos isolamos e criamos a desarmonia. Quando esquecemos de honrar, esquecemos de amar, perdendo o contato com nossa própria alma. Gratidão é um estado de graça. Ela nos limpa e nos fortalece. Quando vivemos de uma maneira sagrada, conectados com todos os aspectos da Natureza, estamos ajudando a harmonia de todos que vivem no planeta. E por conseqüência a Mãe Terra.

O LESTE

É o local da Iluminação. Do elemento Ar. Chamado a Porta de Ouro. Da Energia Masculina. Da Primavera. Da Inspiração. Do Intelecto.
Onde achamos novas idéias. Ajuda a conquistar seus maiores desafios espirituais. Local de remover as limitações e as hesitações. Superação de todas as formas de ignorância e intolerância. Lugar de Cura, da transmutação dos próprios venenos.

O Animal de Poder ligado ao Leste é a Águia. Símbolo da Liberdade, ajudando aqueles que querem procurar novos horizontes.
Deixar a Alma voar acima das emoções do cotidiano. Um dos símbolos mais bonitos dessa poderosa ave é fornecido pelos índios Pueblo. Eles acreditam que a águia veio dos céus. Com a habilidade para passar por uma espiral através de um buraco no firmamento, ela veio de seu lar, o Sol. Sempre representando essa energia masculina, solar.

Reflexões para sentido da direção Leste e do elemento Ar em nossas vidas:
1- Quais coisas em minha vida estão nascendo, renascendo, ou ganhando uma nova forma?
2- Quais elementos em minha vida eu sinto precisarem de renascimento?
3- O que está velho e deve ser jogado fora, pois não me inspira mais?

SUL

É o elemento FOGO. A cor Vermelha. O Verão. O Calor. O Sol do meio dia.
A Transmutação. O Entusiasmo. A Inocência, a Energia Infantil. A Confiança. Na maioria das tradições o animal desta direção é o Coiote, mas em algumas tribos se honra o Rato Vermelho, com sua capacidade de olhar de perto as coisas, observando os detalhes.

Reconhecer com a inocência das crianças, com o Acreditar. De rir da própria seriedade. Colocar os "óculos cor-de-rosa". Curar as feridas da Criança Interna. Hora de fazer o que sempre teve vontade desde criança, mas lhe foi proibido. O Coiote nos ensina a beleza que existe em nossa confiança e nossa inocência infantil, antes que nos tornássemos sérios demais. Ele arma um ardil para nos enganar, derrubando o excesso de seriedade que serve para mascarar nossos temores e ansiedades. Ser quem realmente se é.

Reflexões para sentido da direção Sul e do elemento Fogo em nossas vidas:
1- Quais as coisas em minha vida que estão florescendo e crescendo?
2- O que em minha vida está me permitindo ver as coisas mais de perto, com mais detalhes?
3- Consigo equilibrar a risada saudável e a seriedade nos momentos certos e adequados, num perfeito equilíbrio?

OESTE

Elemento Água. Introspecção. Energia Feminina. Estar quieto, ouvir o coração. Sentir. O Outono. Capacidade de concretizar todos nossos objetivos. Cor Preta. Lugar dos Sonhos, das Visões. Lua. Urso.
Procurar as respostas dentro de nós mesmos. Olhar para seu receptivo lado feminino. Entrar no Silêncio Interior. Procurar a Verdade em seu próprio coração. Estar no seu Espaço Sagrado. Colocar limites. Querer ouvir e receber. Local do OUSAR. Não ter medo do futuro. Aprender a aquietar a mente. Prestar atenção aos "sinais de alarme" internos. Colheita do que já plantamos. Ser como o Urso, que hiberna, digerindo tudo que absorvemos. Saber esperar a hora de ir para o exterior, de se mostrar, respeitar seus movimentos de introspecção e interiorização.

Reflexões para o sentido da direção Oeste e o elemento Água em nossas vidas:
1- Quais coisas em minha vida estão perto de estarem completas, ou de serem terminadas?
2- O que está pronto para a colheita?
3- Estou desejando guardar e estocar algumas das minhas experiências, e o conhecimento ganho através destas vivências, para que num futuro possa precisar delas?

NORTE

Elemento Terra. O Inverno. A Energia do Ancião. Sabedoria. Gratidão. Sol da Meia Noite. Cor Branca. Feminino. Nutridor. Em algumas tradições o Búfalo Branco, em outras o Lobo. O Professor. O Eremita. O Corpo Físico.

Lugar dos mais idosos e sábios. Maior experiência. Na dúvida da atitude a tomar, vá ao lugar aonde aqueles que percorreram a Boa Estrada Vermelha antes de você estão para lhe ajudar. Os ancestrais. Procurar a sabedoria do Norte. Não ser impaciente. Compartilhar também o que já sabe com outros que estejam buscando respostas semelhantes. Remover bloqueios que estão impedindo de se apreciar. Aumento da auto-estima. Tempo de procurar pela verdade e pela justiça nos dias cotidianos. Saber que somos responsáveis por nossas ações e pela nossa Paz Interior. Viver de acordo com o que se prega: WALK YOUR TALK!

O Búfalo Branco, o mais sagrado dos animais para os índios, praticamente dizimado pelos brancos, é o símbolo da gratidão, pois tudo o que ele doa aos humanos pode ser aproveitado. Ele nos ensina a agradecer a Natureza todo seu empenho e sofrimento em se doar para nós. O Lobo, com sua lealdade à família, à sua companheira e filhotes, nos ensina a cuidar, ensinar e a dirigir nossas vidas.

Reflexão sobre o sentido da direção Norte e do elemento Terra em nossas vidas:
1- Que coisas em minha vida estão descansando, paradas, mortas ou se decompondo?
2- Consigo ver como esta parte do processo abre caminho para nutrir um crescimento futuro?
3- Quanto tempo eu dedico a ouvir a voz do Sábio Interior ou à Sabedoria dos Ancestrais?Valéria Wagner é Terapeuta Floral e autora do livro "O Poder dos Animais" - Ed. Gente


Dia 10 de Novembro, Sábado das 14h às 18h

WORKSHOP: Reconhecendo seu ANIMAL DE PODER
Programa: Conceitos fundamentais na prática do Xamanismo; Purificação e Limpeza Xamânica , uso da sálvia na maneira dos índios norte-americanos; Jornada e visualização; Leitura de "Medicine Cards"; Utilização das Wild Earth Animal Essences.
HERA MÁGICA Rua Humberto I, 83 & 85 – Vila Mariana – SP – Capital Fone/Fax: 11 5573-8115

por Valeria Wagner

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo



Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


Sobre o autor
Valeria Wagner é colaboradora do Site.
Email:
Visite o Site do Autor



Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa