Menu

Terapia anti abuso: quando ganhar o jogo é sair do jogo

Terapia anti abuso: quando ganhar o jogo é sair do jogo
Publicado dia 4/8/2020 11:35:25 AM em Psicologia

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

Predadores humanos estão ao nosso redor. São encantadores, manipuladores e também intimidadores. Como característica única, por não sentirem e nem se preocuparem com os outros verdadeiramente, possuem capacidade de destruir vidas alheias.
O único modo de se dar bem quando se é alvo de algum predador deste nível está no conhecimento de como agem:

- Na primeira fase de suas ações, quando ainda estão farejando as suas possíveis vítimas, existe uma espécie de recrutamento que vem na base da sedução para que observem qual poderá ser a melhor, ainda que praticamente qualquer pessoa desavisada possa ser enredada nesse perigosíssimo tipo de relacionamento, que pode ser afetivo, profissional, social, parental e outros.

A sorte é que quanto mais pessoas conhecerem as cartilhas destes insanos abusadores, mais rápida e mais facilmente poderão desmontá-los em suas manobras. Mesmo aqueles que já estão em relações desta ordem poderão ser beneficiados em suas rotas de fuga. Alguns, porém, se já estiverem tempo por demais extenso nesses cárceres precisarão de ajuda externa para que o resgate e a recuperação dos aspectos psicológicos possam ocorrer do melhor modo possível.

Para rasgar a bula dos abusadores emocionais é importante saber que todos se pautam em manobras absolutamente iguais em nome de realizarem o aprisionamento de seus alvos e de mante-los.
As forças de suas táticas estão baseadas no controle sobre o outro e na intimidação velada sobre possíveis respostas e atitudes. Se isso lhe ajudar a identificar que você está no campo de um predador, atente às próximas dicas porque a partir de agora, facilmente poderá vencê-lo em seu próprio jogo.

Você deve pensar que está em uma partida de poker ou de xadrez, onde o seu adversário jamais poderá saber quais são os seus pensamentos e muito menos quais cartas tem nas mãos. Em um momento até pode parecer que está entrando na dele, mas neste caso, seria o famoso blefe para que na sequência o seu cheque-mate seja feito quebrando as estratégias dele. Esse é o tempo em que você irá marcar o seu território conquistando o seu espaço de volta.

Como tática comum a todos, assim que o abusador acreditar que lhe pegou, começará a depreciá-la no intuito de lhe gerar todo tipo insegurança e medo, ou mesmo depreciará outros mostrando que se você não mantiver obediência cega a ele, será a próxima da lista a ser depreciada. Uma ameaça velada.

Nessa etapa, a sua postura antes enaltecida será gradativamente minada pelos comentários que de início vem de modo sutil, para depois ir aumentando em falas comparativas, avisando que os outros que são melhores, ampliando para uma série de insultos distintos. Até que, de repente, aquilo tudo em que você era especialmente incrível, virará no oposto, e se não estiver com esclarecimento suficiente, irá sofrer indefinidamente tentando resgatar o olhar inicial que a fisgou. Lembrando de que o amor nunca existiu, todas as manobras sempre fizeram parte de um ser psiquiatricamente adoecido, mas que conhece as leis e regras para transitar no mundo da realidade.

Se você chegou até aqui e está lúcido sobre toda essa trama, essa será a hora de começar a jogar, jogar bem e ganhar o jogo!

Atente para não se confundir derrapando quando ele notar que você está mais desperto, pois é nessa hora que ele de tudo fará para derrubá-la no intuito único de colocá-la novamente em cárcere, podendo inclusive resgatar os esquemas de sedução iniciais que a fisgaram.
Outras táticas que utilizam é a de ficarem em silêncio irradiando um clima emocional nocivo no ambiente logo após terem lhe inferido alguma fala de acuamento, culpabilização indevida ou desqualificação. Ficam aguardando a sua desestabilização emocional, que agora certamente não vai mais acontecer porque você não irá perder a calma neste momento em que está imbuído para sair vencedor deste jogo.
A ideia é que você também não fique quieto e saiba exatamente o que fazer em nome de desestabilizar o seu agressor. Uma resposta sábia é não responder quando ele lhe contra-argumentar com algo, mantendo-se num silêncio amocional que apenas observa a cena, ou seja, um observador de um filme que é apenas dele. Hora de assistir a novela de como ele se articula. Essa com toda certeza será sua maior arma e vantagem.
Com essas atitudes em alta, é muito provável que o predador emocional tenha algum impacto e fique confuso tentando entender qual é a sua, e quanto menos você esperar, ele tentará se reorganizar e virá com tudo em meio às outras tentativas de nocaute, desta vez na base conhecida da agressão e depreciação. Perceba que essas falas são apenas para te manipular e ter você subjugado ao controle deles. Todos os comentários que vem dessa categoria são sutis e visam te deixar mal, pois os predadores emocionais sabem que este tipo de inferência costuma desmantelar a autoestima, o que a essa altura, não vai acontecer.
A ideia é que você se perca emocionalmente a ponto de atacá-lo trazendo o pior que pode trazer de si mesmo para fora. Jamais faça isso porque esta será uma porta que se abrirá para que você seja habilmente acusado de estar perturbado emocionalmente e etc... Nessas ocasiões, perguntar se ele gostaria que você ligasse outras pessoas para aprender com elas, pode ser uma saída desde que a pergunta seja feita sem emoção, lembrando que as atitudes dele fazem parte do jogo da manipulação. Ainda como resposta, faça um bem maior a si mesmo organizando-se silenciosa e amigavelmente para sair definitiva e fisicamente deste jogo.

Jamais se explique e nunca diga como ele funciona, não o denuncie de forma direta, pois isso será um deleite para que novas manipulações possam ocorrer, pois ele entenderá que você se importa.

Essas atitudes certeiras colocarão seu abusador fora de curso e fatalmente os desnortearão em seus scripts.

Lembre-se que todo tipo de manipulação é controle de realidade e que só ocorre quando a pessoa não leva a sério os sinais de sobrevivência que sempre se sobressaltam.
Não importa quão inteligentes eles sejam, as pessoas só permanecem em situações como esta quando concordam em aceitar a versão de realidade distorcida que eles impõe.

Muitas vítimas necessitam de leituras como estas e de auxílio terapêutico para definitivamente se afastem de relacionamentos destrutivos desta ordem.
Quanto mais despertos, melhor!



por Silvia Malamud

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo



Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 75


Sobre o autor
silvia
Silvia Malamud é colaboradora do Site desde 2000. Psicóloga Clínica, Terapias Breves, Terapeuta Certificada em EMDR pelo EMDR Institute/EUA e Terapeuta em Brainspotting - David Grand PhD/EUA.
Terapia de Abordagem direta a memórias do inconsciente.
Tel. (11) 99938.3142 - deixar recado.
Autora dos Livros: Sequestradores de almas - Guia de Sobrevivência e Projeto Secreto Universos

Email: [email protected]
Visite o Site do Autor



Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa