Menu

Harmonização de ambientes

Harmonização de ambientes
Publicado dia 12/30/2001 11:57:12 PM em Espiritualidade

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

Ao observarmos nosso mundo e tudo o que nos cerca, podemos considerar que vivemos mergulhados em um mar de energias e assim, tudo tem um campo de energia à sua volta: objetos, lugares, plantas, animais e seres humanos. Estes campos de energia estão associados ao nosso padrão vibracional definindo o nível de saúde e bem estar. Qualquer ser ou objeto reflete em seu campo vibracional sua freqüência energética: uma pessoa doente evidencia em seu campo de energia o seu mal através de um fluxo desequilibrado e estagnado; por sua vez, o campo de energia de uma pessoa sadia flui com facilidade e equilíbrio.

Nos ambientes em que vivemos, vamos deixando impregnados os nossos padrões vibracionais: nossa casa, nosso armário, mesa de trabalho são reflexos de nosso estado interior e da harmonia ou desarmonia física, psíquica e espiritual.

Imaginando o “astral” do ambiente de uma casa, na qual a família que ali habita, vive em clima de discussões e brigas ou lamentações e desânimo, compreendemos o quanto poderia ser agradável “curar” não só as angústias pessoais, como também os desconfortos impressos no ambiente. Isto explica por que nos sentimos bem ou mal quando entramos em um lugar. Nossa sensibilidade ativa o campo das percepções através de nossos sentidos (incluindo o chamado sexto sentido). Sem ver ou ouvir, cheirar ou tocar, sentimos algo que nos anima ou invade nossa zona de conforto vibratório. Assim, estamos contagiados pelo otimismo ou por um súbito mau humor !

Nas empresas, o clima mental dos funcionários, a disposição vital e fatores emocionais irão interferir nos resultados levando a um maior desempenho de suas competências ou a estagnação de idéias e do próprio sucesso. O ambiente de trabalho dá claramente a visão de dupla mão: tanto o local interfere no rendimento quanto os funcionários interferem na alma do local das atividades. Escritórios entulhados ou escuros não podem gerar o mesmo tipo de sensação que os organizados e claros por onde o chi flui livremente.

O estado emocional e mental das pessoas de uma família ou funcionários de uma empresa vai “carimbando” o ambiente num contágio progressivo assim, anos de mágoas e ressentimentos pela vida, de palavras mal direcionadas, contextos de desânimo e falta de perspectivas podem gerar um ambiente depressivo, de fracasso e profundamente incômodo.

Fazer uma boa limpeza em nossas casas ou ambientes de trabalho no aspecto físico é só o primeiro passo para criar um ambiente sadio e um espaço sagrado para quem ali trabalha ou vive. A etapa seguinte é a higienização do campo vibracional dos habitantes e do próprio campo energético do lugar.

Diagnosticar para favorecer a cura

Neste trabalho utilizo vários recursos fundamentados em uma visão holística assim como Essências Florais, Óleos Essenciais da Aromaterapia Terapêutica, Cromoterapia e princípios do Feng Shui. Primeiramente, procuro conhecer o local e seus habitantes. Um diagnóstico que conte com a conscientização e ponderação do estado a ser transformado permite avaliar o estado no qual encontra-se o ambiente.

Ao tratá-lo, pessoas, animais, plantas e objetos captam essa nova atmosfera vibracional e passam também a ser assistidos pelas propriedades curativas dos instrumentos utilizados em seu campo energético.

A escolha, portanto, das essências florais, dos óleos essenciais, das cores e sons deve ser orientada de modo apurado, para que se alcance o objetivo desejado: alguns são considerados de uso comum para o bem estar diário, enquanto outras serão determinadas de acordo com o quadro avaliado no diagnóstico.

Assim, considerando a cura dos aspectos: FÍSICO, EMOCIONAL, MENTAL e ESPIRITUAL passamos a uma observação do ambiente físico, tal como faríamos no corpo físico quando apresenta um sintoma: o ambiente pode ser frio demais, ou quente demais, ou ter falta de luz; ter os objetos cheios de pó e esquecidos ali por algum tempo; ter plantas secas ou mortas. O som do ambiente é um convite a ficar ou a sair dele. A sua estrutura está sã ou danificada. As cores atribuídas a decoração e os elementos presentes, texturas, nuances e sensações contribuem ou não para o equilíbrio complementar yin / yang.

Do mesmo modo, vamos avaliar os sintomas emocionais e mentais do ambiente: é um ambiente no qual há freqüentes discussões, tristezas, sofrimentos, mau humor, disputas, idéias e sintonias negativas, pensamentos fixos de revolta, desamor, fracasso e vingança? O tipo de atividade ali realizada: trabalho, estudo, alimentação também dá o tom dos aspectos a serem observados.

E ainda observar se este ambiente transmite paz espiritual ou perturbação para quem nele adentra.Gotículas de harmonia

O uso das essências florais e óleos essenciais em SPRAYS é uma forma prática de aplicação. Pode-se borrifá-las pelo ambiente algumas vezes ao dia ou quando necessário. Muitas essências e óleos possuem propriedades estimulantes, outras relaxantes e outras ainda são equilibradoras.

Indico a utilização dos sprays com essências florais e óleos essenciais como benefício a todos os ambientes que freqüentamos, sejam eles pessoais ou profissionais. As sugestões do Feng Shui, ativando as áreas indicadas é utilizada em paralelo após o mapeamento do local. A meditação através de afirmações positivas e visualização através das imagens mentais enriquecem o potencial energético do local devido ao efeito significativo da mente que nele convive.

Aqui, algumas sugestões:
- Em casa: pode ser usado um spray para toda a casa, por exemplo num momento de mudança ou em apenas em um de seus cômodos como o quarto do casal favorecendo o relacionamento e união ou de um recém nascido ou adolescente de acordo com a necessidade e ainda no dormitório de alguém que permaneceu doente por certo período. Nas reuniões com amigos e familiares propiciando harmonia e alegria.

- Em escritórios e empresas: favorecendo a área de trabalho, prosperidade e sucesso, estimulando a criatividade, senso de cooperação e responsabilidade, realização e propósito, liderança, iniciativa e poder.

- Em consultórios: propicia não só o bem estar do profissional da saúde, como também estabelece um clima acolhedor para o cliente, limpando o ambiente da carga emocional mais densa, confortando, equilibrando o falar e o ouvir, auxiliando a assepsia mental do desânimo, medo ou desespero.

- Em salas de aula e escolas: da mesma forma, concilia o benefício ao aluno e ao professor, favorece os aspectos intelectuais como concentração, memória e criatividade, e os emocionais: a auto-confiança e a ansiedade.

Para harmonizar nossos ambientes e favorecer o bem estar de quem os freqüenta precisamos usar nossa sensibilidade e respeito pela ordem e a natureza das coisas, compreendendo que a possibilidade de alterar nossos desconfortos são muitas, mas o embrião da transformação está dentro de cada um de nós. Tudo o que nos cerca, está ali por alguma razão, por alguma emoção e para ser cuidado por nós.

Ao aspergir gotículas das essências florais, emantar um aroma renovador, deixar fluir os sons da natureza ou dar cor a nossos ambientes estaremos impregnando de amor tudo a nossa volta e então poderemos concluir que estaremos mergulhados em um mar de energia e LUZ!


por Márcia Cristina Fernandes

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo



Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


Sobre o autor
marcia
Márcia Cristina Fernandes é Terapeuta Floral e Aromaterapeuta,
docente e supervisora do curso de Pós Graduação
em Terapia Floral do IBEHE. Conheça o teste dos Florais e
Conheça os auto-testes de Aromaterapia
Email: [email protected]
Visite o Site do Autor



Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa