Menu

CRISPR: Evolução artificial

CRISPR: Evolução artificial
Publicado dia 4/8/2020 11:35:29 AM em Autoconhecimento

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

Estamos em novembro de 2019, e o filme Blade Runner já não se passa mais no futuro.
Olhei lá fora e não vi nenhum carro voador, mas é possível notar que, daqui a mais algumas décadas, o cenário que esse filme retratou muito provavelmente vai existir: poluição exacerbada, com chuva ácida e um eterno escurecer; imigrantes aos montes, com uma nova "língua de rua" surgindo; os ricos fugindo pra outros cantos, e o povão nas metrópoles se virando como pode com subtrabalhos. Ah, e Replicantes.

Sim, no filme não se sabe ao certo o que são os Replicantes, se são totalmente artificiais, ou clones, ciborgues ou humanos desenhados geneticamente. Mas eles são uma evolução da raça humana, sem dúvida.
Acontece que o tempo de uma leva de seres humanos geneticamente modificados para serem superiores não está longe. Na verdade deve estar acontecendo AGORA, enquanto falo. Isso porque a tecnologia JÁ existe, e se chama CRISPR link
Essa é uma técnica que foi descoberta através do estudo de bactérias, que permite que se corte precisamente uma sequência de DNA e se insira um código naquele local, ou se inutilize uma sequência defeituosa.

Sim, é exatamente o que você deve estar pensando: agora o Ser Humano pode brincar de Deus.

Com isso será possível curar QUALQUER doença com base genética. E o melhor: é rápido, barato e não requer um enorme conhecimento científico para a aplicação.

Uma das descobridoras do processo sintetiza numa frase o pensamento da comunidade científica a respeito do CRISPR:

"Se você tivesse me perguntado se isso seria possível poucos anos atrás, eu teria dado risada. Eu teria dito que ainda faltava muito para a ciência atingir esse ponto. E aqui estamos, com uma ferramenta que dá aos cientistas um controle incrível do código da Vida".
Jennifer Douna

Quem se interessou pelo tema eu recomendo fortemente a série de 4 episódios Seleção artificial, no Netflix link
Um documentário muito bem dirigido que mostra os diversos usos e, principalmente, engloba a questão ÉTICA de se usar o CRISPR, inserindo personagens controversos com os quais o público em casa pode se identificar, e às vezes nos pegamos dando razão a um e criticando o outro, e depois o contrário, o que mostra que nós estamos MUITO longe de um consenso sobre intervenções genéticas.

De um lado nós temos os cientistas tradicionais, receosos com a possibilidade de erradicar uma raça inteira ou criar novas doenças ao fazer experimentos com animais na natureza. No meio temos Josiah Zayner link - um biohacker (ex-cientista da NASA) que se dedica a pregar que o povo em casa deve aprender e espalhar a tecnologia CRISPR para que o grandes laboratórios não monopolizem a cura de pessoas cobrando absurdos. E do outro lado temos exatamente estes laboratórios cobrando absurdos por curas que parecem milagrosas no papel, sem falar em outros personagens curiosos, como um homem que quer tornar um cachorro fluorescente e outro (que se veste e parece com um inimigo da série do Batman dos anos 60) que quer curar a AIDS.

Enquanto assistia me lembrei demais do filme GATTACA, que nos mostra um futuro (agora não tão distante) onde a modificação genética de embriões não só é permitida como incentivada pela sociedade. Afinal, a idéia de erradicar doenças e melhorar características como visão, QI, memória através de engenharia genética só proporciona benefícios para o indivíduo, como melhores empregos e planos de saúde baratos. Assim, criou-se a casta de "Válidos", enquanto as pessoas que nascem pelos métodos normais são consideradas "In-válidas", e vivem de trabalhos menores. Obviamente o filme aborda todo o conflito social e ético decorrente disso, ao colocar o personagem principal como um "In-válido" que burla o teste genético pra ser aceito como astronauta. Filme recomendadíssimo, além de ter sido eleito um dos filmes de ficção cientifica mais plausíveis de todos os tempos pela NASA.

Enfim, foi uma série que deu o que pensar, e o tempo todo não pude deixar de lembrar do que falava Isaías na Bíblia:

Porque o Senhor derramou sobre vós um espírito de profundo sono, e fechou os vossos olhos, vendou os profetas, e os vossos principais videntes.
Por isso toda a visão vos é como as palavras de um livro selado que se dá ao que sabe ler, dizendo: Lê isto, peço-te; e ele dirá: Não posso, porque está selado.
Ou dá-se o livro ao que não sabe ler, dizendo: Lê isto, peço-te; e ele dirá: não sei ler.
Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído;
Portanto eis que continuarei a fazer uma obra maravilhosa no meio deste povo, uma obra maravilhosa e um assombro; porque a sabedoria dos seus sábios perecerá, e o entendimento dos seus prudentes se esconderá.
Ai dos que querem esconder profundamente o seu propósito do Senhor, e fazem as suas obras às escuras, e dizem: Quem nos vê? E quem nos conhece?
Vós tudo perverteis, como se o oleiro fosse igual ao barro, e a obra dissesse do seu artífice: Não me fez; e o vaso formado dissesse do seu oleiro: Nada sabe.
Porventura não se converterá o Líbano, num breve momento, em campo fértil? E o campo fértil não se reputará por um bosque?
E naquele dia os surdos ouvirão as palavras do livro, e dentre a escuridão e dentre as trevas os olhos dos cegos as verão.
Isaías 29:10-18

Fortalecei, pois, as mãos abatidas, revigorai os joelhos cambaleantes.
Dizei aos corações perturbados: "Sede fortes, não temais. Eis que o vosso Deus vem para vingar-vos, trazendo a recompensa divina. Ele vem para salvar-vos!"
Então se abrirão os olhos dos cegos e os ouvidos dos surdos se desobstruirão. Então o coxo saltará como o cervo e a língua do mudo cantará louvores de gratidão e felicidade, porquanto a água jorrará do deserto, e muitos riachos da estepe.
Isaías 35:03-06


Já os carros voadores.. ah, esse provavelmente nunca teremos de fato.

por Acid

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo



Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 12


Sobre o autor
acid
Acid é uma pessoa legal e escreve o Blog www.saindodamatrix.com.br
"Não sou tão careta quanto pareço. Nem tão culto.
Não acredite em nada do que eu escrever.
Acredite em você mesmo e no seu coração."
Email:
Visite o Site do Autor



Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa