Menu

Quais são e o que fazer com as manipulações perversas dos abusadores

Quais são e o que fazer com as manipulações perversas dos abusadores
Publicado dia 6/25/2020 7:28:14 PM em Psicologia

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

Inversão em abuso emocional é uma espécie de lavagem cerebral, misturada com o famoso termo de Gaslighting, mas com o diferencial de que nesta existem duas referencias na mesma ação, uma negando a outra.

Exemplificando; o parceiro afetivo chega do trabalho dizendo que está com saudades de sua companheira pedindo um abraço, porem permanece rígido e a sensação que sua parceira tem é de que não esta acontecendo uma troca afetiva e mais, que só ela é quem esta abraçando. Se ela reclama evidenciando o fato, o parceiro abusador pode iniciar um dialogo sem fim, invertendo a historia, culpando-a por não estar aberta afetivamente, dizendo que foi ele quem pediu o abraço e embora o seu comprometimento emocional esteja ausente, a vitima, de tão acusada, acaba por sentir-se culpada, ingrata e criadora de problemas. O resultado desse processo de inversão nas vitimas é devastador, faz com que fiquem confusas, com a autoestima baixa e na seqüência, faz com que todas as suas verdades sejam apagadas a ponto de por fim, assumirem o papel negativo nelas projetado pelos parceiros abusivos.

Quando se fala em inversão, podemos encontrar os exemplos dos mais bizarros: uma mulher que esta num relacionamento com um abusador deste tipo e que antes dele teve outros afetos, pode ser questionada nos mínimos detalhes sobre como foi a sua historia, para na sequencia o seu abusador passa a tortura-la como manobra de controle, punição e claro, projeção de si mesmo, dizendo que agora ela não iria mais manipular ninguém como deve ter feito nas relações anteriores, que ela não deu atenção o suficiente ao ex parceiro e por isso que a relação não deu certo, que ela não tinha aprendido nada dos outros relacionamentos, que agora ele entende de "verdade" qual o motivo pelo qual os outros não deram certo antes, que só ele a aguenta e vai convencendo a vitima do quão incapaz e péssima ela é. Uma tortura sem fim, apenas com brevíssimos momentos de intervalos que sugerem a paz do inicio de tudo, mas que nunca acontece.

Na inversão, o abusador, literalmente inverte verdades com o intuito de ficar com as rédeas da relação que vai se revelando em termos de controle e punição.
A inversão, ou Gaslighting como muitos denominam, são consideradas como uma das mais devastadoras formas de abuso psicológico conhecidas pela psicologia. Podendo levar, se a vitima não despertar a tempo, à violência física, doenças, morte e suicido.
Se a principio tudo pode parecer de modo claro causando perplexidade nas vitimas e elas decidindo concordar ou se calarem para acalmar os ânimos, com o tempo, o mal causado nas vitimas pode ser tão avassalador, que as mesmas pouco a pouco podem perder a noção do que é verdade e do que não é, pedindo desculpas com frequência, por aquilo que se quer fizeram ou provocaram.

Mesmo as mulheres mais fortes psiquicamente, por não entenderem as sutilezas deste tipo de abuso e adoecimento psicológico, podem entrar neste tipo de cilada, mas também podem igualmente sair destas tramas com maior rapidez e agilidade. A sorte é que hoje em dia e cada vez mais se sabe que estas tramas existem e que não estão apenas nas historias contadas e estão bem próximas de nós.

Em ambientes de trabalho, o mesmo pode ocorrer. As tarefas são exaustivamente despejadas nas vitimas e tudo o que não esta bom, ou esta errado fica nas costas delas. Além disso todo olhar, a priori será de que antes de mais nada, antes de ver qualquer situação, já existe um erro a ser descoberto. Um verdadeiro inferno que costuma causar o famoso burnout.

Nas amizades, as vitimas sempre serão usadas para que os abusadores consigam as suas conquistas, sejam elas quais forem, e aqui a inveja muitas vezes será mais explicita. A tentativa de "quebrar as pernas" inventando coisas que depreciem o outro, gerando fofocas, será a tônica da relação da suposta amizade, ainda recheada de palavras usadas de modo coercitivo como você é minha amiga, você precisa ser leal comigo, entre outras artimanhas...

Para quebrar este padrão, em primeiro precisa-se perceber que o abusador vive num looping sem fim, hipnotizado nestas questões e que dificilmente irá mudar. Quem deve mudar é a vitima. Ou a vitima se fortalece a ponto de reconhecer o mecanismo do abusador e conquistar o lugar emocional de não se identificar, ou seja, de não se contaminar mais com este padrão adoecido, ou ela busca fazer uma terapia competente, o que na maioria das vezes é um auxilio fundamental para que o auto resgate aconteça.

Jamais se confunda, você pode estar entre eles, mas não é um deles.
Abusadores mentem e confundem as suas vitimas e não vão mudar. Quando deflagrados não desejam ser recuperados e nem todo mundo pode ser recuperado, assim como nem todo mundo quer ser recuperado, então é preciso ter isso sempre em mente: você não vai "arrumar" essa pessoa, mas vai cuidar de si mesma, em sua nova vida.

Quanto mais despertos, melhor!

por Silvia Malamud

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo



Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 608


Sobre o autor
silvia
Silvia Malamud é colaboradora do Site desde 2000. Psicóloga Clínica, Terapias Breves, Terapeuta Certificada em EMDR pelo EMDR Institute/EUA e Terapeuta em Brainspotting - David Grand PhD/EUA.
Terapia de Abordagem direta a memórias do inconsciente.
Tel. (11) 99938.3142 - deixar recado.
Autora dos Livros: Sequestradores de almas - Guia de Sobrevivência e Projeto Secreto Universos

Email: [email protected]
Visite o Site do Autor



Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa