Menu

Contatos com o mundo dos espíritos

Contatos com o mundo dos espíritos
Publicado dia 9/10/2021 12:20:12 PM em Espiritualidade

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

Os Cuidados na Comunicação Espiritual

1. Como é possível identificar uma comunicação como verdadeira ou falsa? Até que ponto o médium* pode ter certeza de que está mesmo recebendo a comunicação de algum espírito e não apenas ouvindo sua voz mental?
- Resposta: Quanto mais preparado espiritualmente o médium estiver, maior será o seu discernimento a respeito das mensagens que recebe. Por isso é necessário o aprofundamento do médium nos estudos espirituais sérios. À medida que for progredindo em seus estudos, e baseado em sentimentos elevados, suas percepções se ampliarão, e aí a identificação da procedência espiritual será clara e precisa.
É essencial o mergulho consciencial nos estudos sérios da espiritualidade. Sem isso, o médium corre o risco de ser enganado, não só por espíritos maquiavélicos, mas, também, por si mesmo.

2. Que tipo de precauções se deve ter no contato com espíritos?
- Resposta: Um espírito pode alterar a própria aparência de seu corpo espiritual**, mas não é capaz de alterar o seu padrão energético. Pode até se parecer com um mentor espiritual de luz, contudo, como as energias seguem o padrão do que a consciência pensa, sente e faz, o seu clima psíquico será insidioso e estranho. E o oposto também é verdadeiro: um mentor espiritual pode alterar a aparência de seu corpo espiritual para uma figura diferente, só para testar o discernimento do médium, mas suas energias e suas ideias continuarão sadias.
Logo, por uma questão de discernimento, o médium deve prestar atenção ao teor das ideias passadas e à qualidade das energias manifestadas pelo espírito. Espíritos amparadores*** sempre passam ideias criativas e jamais exaltam o ego de ninguém.
Pode-se dizer que o padrão energético de cada espírito é o seu cartão de visita consciencial. Compete ao médium saber avaliar se o cartão é válido ou não.

3. Quais os problemas que podem surgir em ocasiões de contato? Existem muitos casos em que coisas ruins, prejudiciais, ocorram nesses contatos?
- Resposta: O contato com espíritos legais é sempre sadio, pois os mesmos portam energias conscienciais elevadas. Porém, o contato com entidades enfermas causa sérias intoxicações na aura do médium. Isso pode acarretar sérios distúrbios nas vibrações dos chacras**** e do campo energético. Além disso, há o risco de distúrbios psíquicos, com alterações de personalidade e o surgimento de tendências estranhas no jeito de ser do médium desavisado.
Pode-se dizer que muitas obsessões espirituais começam por aí. E não custa nada relembrar aqui o sábio toque espiritual de Jesus: "Orai e vigiai!".

4. Algo de que sempre ouvimos falar é o cuidado na realização das famosas sessões com o copo; desde pequenos, nos dizem que é perigoso fazer isso. Por quê? Em alguns países, como os Estados Unidos, é comum se venderem tábuas ouija como se fossem um brinquedo, um passatempo. Quais os verdadeiros problemas que podem surgir da utilização desses instrumentos?
- Resposta: Para mexer um objeto no plano físico é necessária uma certa quantidade de ectoplasma (substância protoplásmica emanada do corpo físico do médium ectoplasta), para que os espíritos desencarnados possam utilizá-la na produção de efeitos físicos. Ocorre que os espíritos apegados e obsessores estão mais próximos, vibracionalmente falando, do plano físico. Por isso, há uma forte possibilidade de que quem mexa o copo ou a tábua seja alguém de um plano denso.
Há espíritos levianos que adoram se passar por espíritos superiores, dando conselhos furados e aparentando uma nobreza que não possuem verdadeiramente. Eles manipulam a energia psíquica das próprias pessoas envolvidas nas sessões com o copo e a prancha, e movimentam os mesmos a partir desse uso indevido das energias alheias.
É possível que um espírito superior possa se apresentar e ajudar alguém numa sessão dessas, mas não é o que mostra a prática mediúnica. Normalmente, os amparadores procuram passar coisas úteis pelas vias da intuição, das ideias criativas, ou mesmo encontrando-se com as pessoas durante o sono, quando elas estão projetadas fora de seus corpos densos*****, para aconselhamento e estudos de temas enobrecedores.
Além do risco de serem enganadas por esses espíritos manipuladores de objetos físicos, é bom considerar, também, o desgaste energético e psíquico dos participantes dessas sessões. Tal energia do grupo poderia ser direcionada para cura ou irradiações invisíveis a favor da humanidade. Mas, em sua grande maioria, quem procura esses métodos, está querendo uma brincadeira com o Invisível, e aí sempre haverá o risco de se iludir.

5. Existe o perigo do médium ficar dependente das comunicações espirituais ou de seu guia?
- Resposta: Sim. O médium pode evitar isso estudando e se elevando espiritualmente, sem esquecer de que também é um espírito. Como tal, apresenta o seu próprio potencial criativo, independente dos espíritos guias. Ele também pode produzir lindas mensagens e aportar diversas energias sadias em sua manifestação individual.
O legal é ver um conjunto sadio: espíritos comunicantes elevados trabalhando com pessoas encarnadas excelentes.
É bom assinalar para todos os estudantes espirituais, que desenvolvimento parapsíquico (incluindo aí a mediunidade, as experiências fora do corpo, a ativação dos chacras, a telepatia, a clarividência e outras capacidades fenomênicas), não é o mesmo que desenvolvimento espiritual.
Esse último é o desenvolvimento das qualidades de caráter e virtudes de um ser em evolução, e nem sempre os dois desenvolvimentos andam equilibradamente.
Há médiuns que apresentam fortes qualidades mediúnicas, mas não portam bom senso e nem se utilizam de suas capacidades para melhoria de si mesmos ou de outros. Alguns até mesmo chegam a recorrer à mediunidade para finalidades destrutivas e sem ética.
Para aqueles interessados nesses estudos e práticas espirituais, é sempre bom objetivar o desenvolvimento equilibrado de suas capacidades parapsíquicas associado ao desenvolvimento de paciência, discernimento, compaixão, bom senso, inteligência, modéstia, muita alegria e agradecimento ao Todo****** pelas oportunidades de crescimento consciencial.
Concluo isso com um toque espiritual que o espírito André Luiz me passou espiritualmente, em certa ocasião em que eu estava fora do corpo:
"O subdesenvolvimento da consciência se caracteriza pelo baixo nível dos pensamentos, que nascem no seu campo mental, e pelo alto grau de radicalismo, egoísmo, medo, orgulho, raiva e preconceito que se manifestam no seu campo emocional."

Paz e Luz!
Por Wagner Borges -
(Matéria publicada na Revista Espiritismo e Ciência - Número 17 - julho de 2004).

P.S.:
Este texto foi editado para ser publicado na revista Espiritismo e Ciência, mas aqui está disponibilizado na íntegra, contendo os trechos originais que foram suprimidos na edição - por falta de espaço na revista.

- Notas:
* Médium - do latim, intermediário - é o indivíduo que tem a capacidade supranormal de perceber os seres extrafísicos e de servir de canal interplanos para eles se comunicarem com os níveis mais densos.
Obs.: Mediunidade é o conjunto dos fenômenos parapsíquicos manifestado pelo indivíduo (médium) sob a influência de seres extrafísicos.
** Corpo espiritual - Cristianismo - Cor. I, cap. 15, vers. 44.
Sinonímias: Corpo astral - do latim, astrum - estrelado - expressão utilizada pelo grande iniciado alquimista Paracelso, no séc. 16, na Europa, e por diversos ocultistas e teosofistas posteriormente.
Perispírito - Espiritismo - Allan Kardec, séc. 19, na França.
Corpo de luz - Ocultismo.
Psicossoma - do grego, psique - alma; e soma, corpo. Significa literalmente "corpo da alma" - Termo empregado inicialmente pelo espírito André Luiz nas obras psicografadas por Francisco Cândido Xavier e por Waldo Vieira, nas décadas de 1950-1960; na atualidade, é mais empregado pelos estudantes de Projeciologia.
*** Amparador extrafísico - entidade extrafísica e positiva que ajuda o projetor nas suas experiências extracorpóreas; mentor extrafísico; mestre extrafísico; companheiro espiritual; protetor astral; auxiliar invisível; guardião astral; guia espiritual; benfeitor espiritual.
**** Chacras - do sânscrito - são os centros de força situados no corpo energético e têm como função principal a absorção de energia - prana, chi -, do meio ambiente para o interior do campo energético e do corpo físico. Além disso, servem de ponte energética entre o corpo espiritual e o corpo físico.
Os principais chacras são sete - que estão conectados com as sete glândulas que compõem o sistema endócrino: coronário, frontal, laríngeo, cardíaco, umbilical, sexual e básico.
***** Projeção da consciência - é a capacidade parapsíquica - inerente a todas as criaturas -, que consiste na projeção da consciência para fora de seu corpo físico.
Sinonímias: Viagem astral - Ocultismo.
Projeção astral - Teosofia.
Projeção do corpo psíquico - Ordem Rosacruz.
Experiência fora do corpo - Parapsicologia.
Viagem da alma - Eckancar.
Viagem espiritual - Espiritualismo.
Viagem fora do corpo - Diversos projetores extrafísicos e autores.
Emancipação da alma (ou desprendimento espiritual) - Espiritismo.
Arrebatamento espiritual - autores cristãos.
****** O Todo - expressão hermética para designar o Poder Absoluto que está em tudo. O Supremo, O Grande Arquiteto Do Universo, Deus, O Amor Maior Que Gera a Vida. Na verdade, O Supremo não é homem ou mulher, mas pura consciência além de toda forma. Por isso, tanto faz chamá-lo de Pai Celestial ou de Mãe Divina. Ele é Pai-Mãe de todos.

por Wagner Borges

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo



Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 144


Sobre o autor
wb
Wagner Borges é pesquisador, conferencista e instrutor de cursos de Projeciologia e autor dos livros Viagem Espiritual 1, 2 e 3 entre outros.
Visite seu Site e confira a entrevista.
Email: [email protected]
Visite o Site do Autor



Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa