Menu

Doce Novembro

Doce Novembro
Publicado dia 2/7/2002 2:43:57 PM em Corpo e Mente

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

Esse filme conta a história de Nelson Moss interpretado por Keanu Reeves (Matrix) que está vivendo como um verdadeiro Workaholic (pessoa que trabalha demais ou viciado em trabalho).
No emprego em uma agencia de publicidade, o marketeiro Nelson ganha sempre muitos prêmios e agora está envolvido em uma campanha publicitária para uma grande empresa, mas pelo simples problema de sua carteira de motorista estar para vencer, ele é obrigado a passar 1 dia fora para fazer a prova.

Após esperar em uma fila com muita bagunça e barulho, Nelson começa a fazer a prova e por não ter estudado pede “cola” para a moça ao lado, Sara Deever (papel interpretado por Charlize Theron também do filme “Advogado do Diabo”).
Ao tentar ajudar o rapaz, Sara é flagrada pelo professor, perdendo então o direito de fazer a prova e também sua carteira de motorista por 30 dias. Na saída, ela tenta conversar com Nelson - que passou na prova - e responsável pelo problema, e pede “carinhosamente” sua ajuda. Nelson tenta compensar com superioridade e arrogância a moça, que percebe imediatamente sua má intenção e não aceita a ajuda proposta.
Nelson então vai embora, mas Sara o segue e consegue chegar até sua casa e após fazer um pouco de escândalo, consegue conversar melhor com ele...
Aos poucos a moça vai despertando uma curiosidade grande em Nelson que, ao mesmo tempo em que fica irritado com seu comportamento, não percebe maldade na moça.
Então ela resolve ajudar Nelson de uma forma bem peculiar, oferecendo-se gratuitamente para cuidar dele por todo o mês de Novembro, caso ele concordasse em deixar de lado todas suas outras ocupações...
Nelson ri e vai embora.

Porém, em estado avançado de stress, Nelson maltrata seus novos clientes, é arrogante com seu chefe e acaba perdendo o emprego. Ao chegar em casa descobre que sua namorada também resolveu deixa-lo; afinal aquilo que estava rolando não era nada parecido com um namoro!
Sara então aparece novamente em sua vida e, por não ter mais nada a perder, ele resolve aceitar “parcialmente” sua proposta. Nelson então passa a noite com Sara.
No dia seguinte surpreende-se com o estilo de vida “anormal” dela e fica assustado com sua aparente promiscuidade, e então resolve novamente ir embora. Quando Sara tenta convence-lo do contrário, Nelson solta uma frase estúpida que magoa a moça, e para tentar se redimir oferece ficar o dia todo junto a Sara que aceita imediatamente.
Ao chegar o final da noite, Nelson volta para sua casa, mas do jeito como Sara havia previsto, (que ele não agüentaria, que ficaria chateado, com saudade e voltaria para ela)... Dito e feito!

Nelson finalmente aceita por completo a proposta de Sara de passar um mês juntos.
Todo o tempo, Nelson fica perguntando muito curioso sobre o motivo de ela estar fazendo aquele sacrifício somente para ajuda-lo, sendo que até então ele não sentia nenhuma necessitado de ajuda!
Aos poucos ela vai investigando a vida dele e descobrindo os motivos de sua compulsão pelo trabalho (sua fuga da vida pessoal) e vai tentando traze-lo de volta seus sentimentos verdadeiros com muito amor e paciência.
Nelson teve uma infância difícil e por lembrar dessas dificuldades, luta loucamente para manter-se em movimento, somente trabalhando e trabalhando!

Sara revela já ter ajudado outros homens, pessoas que ela sentiu que poderiam mudar, mas sem revelar seus motivos... Nelson continua muito curioso, mas aos poucos começa a se apaixonar por Sara. Em uma festa, Nelson descobre que a moça tem sérios problemas com a família, mas ela se nega a falar sobre este assunto.
No dia seguinte, Nelson, quebrando o acordo com Sara, encontra-se com um poderoso publicitário que lhe oferece uma generosa proposta de emprego, mas pouco antes de aceitar, ele presencia o poderoso chefão maltratando uma garçonete bem na sua frente, e ele sensibilizado, recusa a proposta e vai embora... parece que Sara conseguiu mudar algo nele!

Nelson percebe aos poucos quanto Sara mudou e continua mudando sua vida e na terceira semana juntos, já sente que deve pedi-la em casamento, mas a moça fica triste e se recusa.
Ela fica estranha e passa mal. Ao tentar ajuda-la, Nelson descobre que, na verdade, ela está muito doente, com câncer em estágio avançado.
Então aparece o amigo de Sara que conta tudo sobre a briga que ela teve com a família a qual, ao descobrir sua doença, tentou controlar o tratamento e também a vida dela. E também que a moça para sentir-se melhor, escolheu esse incomum estilo de vida, acreditando assim estar aproveitando o restante de seu tempo com alegria e dignidade.

Mas Nelson está verdadeiramente apaixonado por ela e não vai desistir tão logo, e faz uma grande surpresa para Sara, dando muitos presentes e declarações de amor, mas que não adiantam muito. Sara pede que Nelson a deixe, pois ela decidiu voltar para casa de sua família e terminar sua vida lá. Ela fala que a felicidade de Nelson é sua imortalidade e que quer manter em sua memória todos os momentos felizes que viveram juntos durante todo o mês de Novembro.
Então o filme tem um desfecho muito emocionante quando Sara deixa Nelson... mas com a certeza que o ajudou muito e agradecendo por todo o seu amor.

FIMConclusão e Comentários:

Acredito que a vida tem seu próprio ritmo, porque funciona assim comigo.
Eu também senti isso, principalmente quando comecei a trabalhar, foi quando percebi que o tempo estava passando cada vez mais rápido e que eu estava crescendo e progredindo.
Doce Novembro é assim, uma grande dica que podemos e devemos mudar constantemente nossas vidas. Abandonar os poderosos padrões que escravizam nossas mentes e que geralmente levam à doença de nossos corpos, devido à infelicidade de nossas almas.
Gostaria de discutir sobre 4 pontos desse importante filme:

1º Quanto tempo é necessário para mudar uma pessoa, ou um padrão de pensamento?
No filme Sara pede a Nelson 1 mês de sua vida para tentar ajuda-lo. Estudiosos de metafísica dizem que existe um período mágico de 21 dias, que se levado a sério, pode efetivamente mudar um ou mais padrões de pensamento. Existem por exemplo, exercícios de imagens mentais que mudam gradativamente os nossos já automatizados métodos de ação e reação para padrões positivos. Esses exercícios são feitos durante 21 dias e Você pode encontrar alguns exemplos na categoria Imagens Mentais do Vidanova.

2º Porque a maioria de nós precisa sofrer, às vezes muito, para resolver mudar de vida?
Nelson não aceita a ajuda até perder seu emprego e namorada no mesmo dia. Quando ele finalmente cede, questiona os motivos de Sara que, gratuitamente, oferece se dedicar a ele por 1 mês.
Basicamente a mudança de vida acontece, com todas as pessoas sempre da mesma maneira, ou seja, é preciso efetivamente perder tudo ou quase tudo, para perceber que estamos errados e decidir mudar. Isso é medo de perder, medo de arriscar, pois achamos que ao tentar podemos piorar ainda mais a situação.

3º Porque ao tentar ajudar Nelson com amor, Sara é vista como uma prostituta?
O fato de Sara ser uma mulher “fora dos padrões sociais” e levar uma vida muito diferente, fez com que Nelson pré-julgasse constantemente suas ações.
Atitudes não convencionais fazem com que a maioria de nós tenha a mesma impressão estereotipada. Esse como outros conceitos são vistos baseando-se no estado emocional em que o observador encontra-se, ou seja, se V. está bem e feliz, olhando para o mundo com esperança e amor, provavelmente vai achar maravilhosa a atitude se Sara.
O comportamento contrário, (que é o mais comum) é triste, desconfiado e negativo, que leva a um julgamento preconceituoso quanto à atitude da moça.
Na verdade, Sara apenas escolheu um estilo de vida diferente dentro da sociedade, que em todas as épocas da humanidade, sempre causou problemas por nunca ser bem visto e aceito. Enfim, a maioria de nós julga por padrões e conceitos estabelecidos por outros!

4º Porque não acreditamos realmente que somos donos e responsáveis por nossa saúde? E que podemos efetivamente nos curar com ou sem a ajuda de medicamentos?

Sara é um anjo que entra na vida de Nelson, ela o ajuda a sair de um ritmo de vida que estava acabando com ele... É esse o tema principal do filme.
Mas como desfecho, Sara deixa Nelson por estar morrendo de câncer. Será que a bela moça precisaria invariavelmente estar nessa situação? A resposta é Não!
No meu ponto de vista, assim como de muitas outras pessoas, o câncer é uma doença como varias outras, nada mais do que um aviso que uma mágoa muito antiga e dolorosa ainda não foi devidamente perdoada e está causando fortes ataques em órgãos específicas do corpo. Onde o mal ataca depende muito do tipo de mágoa.

Veja o caso da escritora Louise L. Hay que teve câncer vaginal e de acordo com suas próprias convicções foi originado pelo seu triste passado, que incluía estupro aos 5 anos de idade e uma infância cheia de maus tratos. Sua profissão como instrutora de cura através de exercícios mentais lhe proporcionou a oportunidade de provar para si própria que era possível curar-se. Ela percebeu também que se operasse do câncer, sem efetivamente resolver o motivo, ele voltaria. Então com um roteiro de reprogramações mentais bem traçado e a ajuda de um nutricionista para a desintoxicação também de seu organismo, ela em 6 meses conseguiu mostrar para os médicos o que já sentia e sabia: Que em seu corpo Não havia mais nenhum vestígio de câncer! Em seu livro: Cure seu corpo, Louise conta sua história e fornece preciosíssimas dicas sobre cura de muitas outras doenças, usando de nossa própria força de vontade e amor pelo seu corpo e mente.

Desculpe por fugir um pouco do tema de Doce Novembro, mas assistam ao filme e percebam o que ele pode significar para o momento que V. está vivendo e pense um pouco sobre... talvez... mudar algumas coisinhas em V.!

por Rodolfo Fonseca

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo


Leia Também

Matrix Capítulo 1

Advogado do Diabo Capítulo 1: A Cobiça

Duas Vidas



Gostou?   Sim   Não  
starstarstar Avaliação: 3 | Votos: 236


Sobre o autor
ro
Rodolfo Fonseca é co-fundador do Site Somos Todos UM
Email: [email protected]
Visite o Site do Autor



Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa