Menu

Fórmula de essências florais para o Capitulo 1

Fórmula de essências florais para o Capitulo 1
Publicado dia 11/4/2002 1:43:11 PM em Espiritualidade

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

A cada etapa, capítulo, da jornada pelo Caminho da Autotransformação será apresentada uma nova fórmula de essências florais que possa oferecer apoio ao processo. (Clique aqui e confira o capitulo que acompanha essa fórmula)

Esta fórmula foi especialmente criada para ajudar no trabalho proposto nesta fase do Primeiro Capítulo do Caminho de Autotransformação.
Ela nos dá apoio para esta jornada que faremos primeiramente para as regiões desconhecidas da alma, trazendo entendimento, coragem e proteção para o auto enfrentamento, para nos auto descobrirmos, e para estarmos em contato com nosso próprio caminho e destinação; facilitando a que possamos romper com crenças e hábitos limitadores, ajudando-nos a assumirmos responsabilidade por nossas vidas e escolhas; tornando-nos mais autênticos e mais capazes de amar.

Estas essências florais reunidas criam uma sinergia de cura que ajuda a que entremos em contato com nosso verdadeiro poder, que vem de nosso Eu Espiritual, para que possamos liberta-lo. E para isso precisamos primeiro descobrir todos os nossos sentimentos, positivos e negativos, e aceitar cada parte de nosso ser, mesmos aquelas mais negativas, por isso essa fórmula também contempla essências florais que nos ajudam a lidar com sentimentos como: raiva, ódio, inveja, culpa, desejos de vingança, separação, medos, ressentimentos e sentimentos de vítimização.

Você pode mandar manipular esta fórmula de essências florais em uma farmácia de homeopatia ou de manipulação, que trabalhe com essências florais, ou prepará-las você mesmo, caso possua o kit de essências florais do Dr. Bach (essências florais de estoque).

Forma de uso: após preparar um vidro de 30 ml com todas essas essências florais descritas abaixo, tomar 4 gotas 4 vezes por dia.

Tempo de uso: fazer uso dessa fórmula pelo período de tempo em que você estiver trilhando a jornada proposta pelo Primeiro Capítulo do Caminho da autotransformação. A fórmula foi preparada com florais de Bach para facilitar o seu preparo, uma vez que, o site Vida Nova é visitado por pessoas de todo o Brasil e de diversas regiões do mundo, e em muitos destes lugares há dificuldade em se encontrar essências florais de outros Sistemas de Essências Florais.

Fórmula com Florais de Bach:

Walnut – Esta primeira essência floral, citada nessa fórmula, é para fortalecer a “constância” e proteger-nos das pressões externas, das ilusões e encantamentos, que possam nos atrapalhar quando motivados a empreendermos mudanças em nossas vidas. Ajuda a criar a individualidade, facilitando processos de auto conhecimento. É também uma essência floral de proteção para períodos de transição, quando precisamos estar alinhados com nosso verdadeiro Eu, para seguir nosso destino. E principalmente quando vamos passar por grandes transformações ela traz firmeza de propósito e convicção.

Rock Water - Essência ambiental importante quando necessitamos romper com estruturas rígidas, padrões, crenças limitadores, principalmente com relação a nós mesmos, e que trazem padrões de perfeccionismo. Ajuda a que entremos em contato com nossas águas, com nossas emoções, que estavam cristalizadas por essa nossa rigidez e exigências severas conosco mesmos, deixando que elas possam fluir de nosso interior para a terra, para fora, restabelecendo nossa espontaneidade. Traz humildade, capacidade de adaptação e flexibilidade. Além de permitir que chamemos nosso Mestre interno para nos guiar. É uma essência de poder, pois, nos ensina a termos reverência por quem somos verdadeiramente, quando escolhemos construir um Eu, sem ilusões, mas com base em nossas reais estruturas internas, com base em nossa Verdade mais profunda.

Rock Rose – Essência floral normalmente utilizada em casos extremos de pavor, pânico, terror, ou onde é preciso se mobilizar, fortemente, as forças da vida é descrita como a essência floral da “salvação”. Este floral também pode e deve ser usado, quando enfrentamos desafios imensos, como o de buscarmos uma reestruturação de nossa personalidade, pois em casos assim o “Ego” pode ter medo de ser destruído, aniquilado. Nestas horas este floral age reascendendo a chama da coragem em nossa alma, permitindo que tenhamos acesso a esta força que vem de nosso Ser Divino, levando-nos com segurança, paz interior e tranqüilidade através do processo de autotransformação. Esta é a essência do Herói Interior, é necessário ativa-lo quando iniciamos uma jornada como esta.

Mimulus – Essência floral que traz e ancora a qualidade da coragem. Principalmente coragem para enfrentar os desafios da vida. Ela permite o surgimento da coragem na medida em que ajuda-nos a entrarmos em contato com a força, o propósito e a segurança que vêm de nosso Eu Superior, aprendendo a nos relacionarmos com a vida com mais alegria e exuberância, sem medo de expormos quem somos verdadeiramente, ou de experimentarmos curiosamente a vida.Star of Bethlehem – Para seguirmos em frente, rumo ao nosso verdadeiro Eu, precisamos nos libertar, nos curar de traumas, das cristalizações e paralisações advindas dos choques, daquilo que um dia nos feriu e que continua ativo em nós tempos depois, impedindo-nos de seguirmos adiante. Assim, este pequeno lírio branco nos traz o consolo e a calma, e também a cura e a cicatrização para antigas feridas, além de nos ajudar a recordarmos quem somos, ou seja, recuperarmos a memória de nosso eu espiritual e nos permitirmos guiar por ele nessa jornada de cura. Desta forma essa essência floral restaura nosso senso de divindade interior.

Honeysuckle – Essência floral que nos ajuda a escolhermos viver aqui e agora, ao invés de termos nossa energia drenada por situações dolorosas do passado ou que despertam saudosismo em nós. Para quando ficamos presos emocionalmente no passado, ou presos a alguma crença, tradição ou hábito familiares, culturais, e que limitam nosso pleno desenvolvimento. Enquanto fazemos nossa transição do passado para o presente ajuda-nos a aprendermos com ele, libertando-nos das ilusões que ao passado nos prendiam. Traz toda nossa atenção para o agora, trazendo nosso poder para o presente, para que possamos criar o novo, com foco, intenção e propósito.

Pine – Essência floral para o auto perdão. Sempre que carregamos culpas por coisas que fizemos ou deixamos de fazer, esta essência é bem vinda, pois ela ajuda a nos perdoarmos, nos aceitamos, passando a oferecer para nós mesmos a nutrição vinda do amor. “Pine ensina que a auto aceitação e a estima interior são um caminho para a alma perceber sua própria natureza sagrada e divina.” (Repertório das Essências Florais – Patrícia Kaminski e Richard Katz – ed. TRIOM)

Holly – Essência floral que cura as condições negativas associadas ao bloqueio do amor ou quando nos apartamos desse sentimento, como, por exemplo, quando vivenciamos raiva, ódio, de outras pessoas, de situações e lugares; quando sentimos inveja, ciúme, desejos de vingança, suspeitas. Holly restaura nossa capacidade de amar e assim de nos sentirmos de novo ligados ao todo. Ela é muito importante quando se começa uma jornada de auto transformação, pois muitas vezes ao contatarmos conteúdos emocionais intensos, podemos sentir muita raiva, ou qualquer um desses outros sentimentos relacionados a nos sentirmos apartados dos outros e ela cura esses sentimentos, para que possamos expandir nossos corações e passarmos a incluir a todos. Essência que nos remete ao sagrado e ao Divino da vida, através do amor.

Willow – Muitas vezes quando buscamos entender certas situações de nossas vidas pode advir a vontade ou necessidade de encontrarmos culpados para nossos sofrimentos, erros e dores, gerando em nós sentimentos de mágoa e ressentimento contra aqueles que julgamos serem os responsáveis por nossa desdita. Esta é uma essência que ajuda a superarmos mágoas e ressentimentos, através do perdão e de adquirirmos uma postura onde assumimos responsabilidade pelos eventos de nossa vida. Isto nos ajuda a abrimos mão da posição de vítimas e a resgatarmos nosso poder de realização.

Wild Oat – Essência floral que nos ajuda a estarmos em contato com nosso propósito de vida, com os talentos e dons, únicos, que trazemos. É também uma essência estrutural, que nos ajuda a criarmos raízes, vínculos fortes com o centro de poder de nosso Ser, e a partir daí redirecionarmos nossas vidas, para um novo caminho onde criamos uma realidade onde nossa Alma é nosso guia, e adquirimos força para seguir o verdadeiro chamado de nossas vidas, com firmeza, determinação e objetividade.

Essência Floral complementar:

Caso encontre na região onde vive, pode acrescentar à fórmula, acima descrita, a seguinte essência floral:

Sage – (Sistema de Essências Florais da Califórnia – FES) Essência floral que traz sabedoria e discernimento, principalmente em fases de transição e de mudanças na vida, quando precisamos tirar lições e ampliar o entendimento sobre os acontecimentos de nossa vida, ajudando a encontrarmos o significado mais elevado de experiências vividas, que achávamos ser decorrência da fatalidade ou não merecidas. Coloca-nos em contato com nossos propósitos espirituais.

Você tem dúvidas sobre a terapia floral? Sobre quantas essências florais podem ser usadas para compor uma fórmula? Ou sobre como atuam as essências florais? Então leia mais sobre isso no Artigo: As 8 dúvidas mais freqüentes sobre essências Florais

por Thais Accioly

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo


Leia Também

O que é o Caminho?



Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 5


Sobre o autor
thais
Thais Accioly é especialista em Terapia Floral pela Escola de Enfermagem da USP.
Professora da Pós Graduação em Terapia Floral na Escola de Enfermagem da USP.
Professora da Flower Essence Society/CA EUA no Brasil.
Professora da Bush Flower Essences/AU no Brasil.
Consultora em Cultura de Paz.
11 3263 0504
Visite meu blog e Conheça o Interativo dos Florais.
Email: [email protected]
Visite o Site do Autor



Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa