Menu

Descobrindo a sua verdade interior

Descobrindo a sua verdade interior
Publicado dia 6/9/2003 12:05:20 PM em Oráculos

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

Com o Eneagrama, tive na prática a oportunidade de entender e reconhecer meu potencial como ser humano. Ele me ajudou a superar muitas dificuldades nos relacionamentos profissionais e pessoais.

Entretanto, tenho observado que algumas pessoas se questionam se o Eneagrama realmente pode ser útil no âmbito do desenvolvimento profissional ou ainda como ferramenta para promover mudanças no ambiente corporativo. Afinal de contas, a visualização de como o Eneagrama pode ser aplicado nas empresas nem sempre é automática. Mas a verdade é que a aplicação deste sistema nas organizações inclui possibilidades concretas e muito promissoras, quase todas já testadas e aprovadas em "cases" de sucesso, em todo o mundo.

As Aplicações do Eneagrama nas Empresas e no Desenvolvimento Pessoal e Organizacional
Cito exemplos de Empresas dos EUA que já implementaram treinamentos e/ou consultorias baseadas no Eneagrama: Bausch & Lomb, Blue Cross & Blue Shield, Eastman Kodak, General Dynamics, JPMorgan Chase, Mobil, Prudential Insurance, Time Warner, United Way, VISA e Xerox, entre muitas outras.
No Brasil, diversos professores e empresas de consultoria e treinamento de Eneagrama também já realizaram e realizam trabalhos em importantes empresas, como no Banco Nossa Caixa, VISA e Amil.

A realidade é que o Eneagrama cresce e ganha visibilidade em todo o mundo, como um sistema único para promover mudanças não apenas individuais, mas também organizacionais, dada a sua precisão, profundidade e praticidade.

Mas, afinal de contas, quais são as aplicações possíveis do Eneagrama nas empresas?
Por exemplo:
(1) desenvolvimento gerencial e de liderança;
(2) solução de conflitos;
(3) melhoria do trabalho em equipe;
(4) melhoria do clima organizacional;
(5) troca de gestão

De maneira análoga, uma abordagem por meio do Eneagrama pode elucidar os reais motivos de conflitos interpessoais, criando as pré-condições necessárias para a sua superação. Além disso, pessoas que compartilham os "segredos" de suas personalidades passam a se compreender melhor e a se aceitar mutuamente, o que leva de maneira direta a desempenhos superiores no trabalho em equipe, e a melhorias no clima organizacional.

No ambiente empresarial, os workshops e os demais programas de Eneagrama são adaptados para priorizar estes temas. E com isso é possível desenvolver painéis interativos que tenham como objetivo específico o reconhecimento das dificuldades que atrapalham os profissionais nos seus papéis de líderes, surgindo daí intenções e proposições individuais de aprimoramento.

O Eneagrama pode também funcionar como um extraordinário facilitador em programas específicos de mudança. Imagine, a título de exemplificação, que uma empresa realize um workshop de Eneagrama durante um encontro de Diretores para definição do planejamento estratégico da companhia para os próximos anos. Muitas posturas inadequadas seriam evitadas e certamente todos ganhariam tempo, pois provavelmente um certo tipo seria menos pessimista, outro seria menos confrontador, outro menos passivo, outro menos teórico... e assim por diante.

No próximo artigo, discutiremos em maiores detalhes cada uma das possibilidades de aplicação do Eneagrama no mundo dos negócios. Procuraremos também mostrar que uma abordagem competente e bem planejada é plenamente capaz de prevenir e evitar os problemas potenciais da aplicação em empresas de uma ferramenta profunda como o Eneagrama.

por Vilma Ruho

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo



Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


Sobre o autor
vilma
Vilma Ruho é comunicadora, pratica diariamente meditações ativas
e faz atendimento de Tarô e de Astrologia.
Email: [email protected]
Visite o Site do Autor



Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa