Menu

Matrix Reloaded

Matrix Reloaded
Publicado dia 6/18/2004 11:30:22 AM em Corpo e Mente

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

Demorei muito me preparando para escrever sobre a continuação deste filme... o 2º e o 3º episódios que não me permitem, ainda, comparar situações do dia a dia, tão facilmente quanto o 1º. Acho que esse foi o fator principal.

Lembro da empolgação de escrever sobre o primeiro filme e a quantidade de comparações que podia fazer em relação à minha vida, que acabaram me obrigando a escrever 5 artigos, dividindo o filme em 5 blocos de conhecimento e experiências diferentes. Quando às vezes vejo que em algum canal vai passar Matrix 1, e penso comigo “vou ver só aquele pedacinho”... quando me dou conta, vi o filme inteiro de novo.
Parece brincadeira, mas acho que já vi este filme umas 30 vezes... estou ficando louco mesmo.

A continuação dessa história em reloaded (recomeçando) mostra nosso herói tentando se acostumar com seu novo estilo de vida... tanto como exilado da matrix, como semi-deus, quando dentro dela. Neo agora pode fazer (Também, depois de 4 anos de espera por um novo filme, dava tempo de acontecer muita coisa nova! heheheee) coisas maravilhosas(*) e parece que ele aprendeu bastante...
A velha história da matrix continua basicamente com alguns humanos tentando libertar outros humanos do poder das máquinas, e elas por sua vez, chegando a cada dia mais perto de onde Zion está, ou seja, enquanto os tripulantes de Nabucodonosor tentam seguir os sinais do oráculo e desvendar a profecia, os habitantes de Zion se preparam para uma grande batalha. Nesse capítulo podemos ver Zion por dentro... ela é desenvolvida, grande e bem povoada... um ‘paraíso’.

Dentro da matrix, Neo descobre que o agente Smith ainda ‘vive’, porém agora mais forte devido a uma mutação em seu software, que Smith atribui ao combate final do primeiro filme, quando Neo aparentemente dissemina seu código, porém ao mesmo tempo se misturando a ele. Agora Smith pode ‘abduzir’ e dominar indivíduos conectados à matrix, trasformando-os em replicas suas. Acontecem algumas lutas interessantes e às vezes longas demais, para mostrar a evolução de Neo e de seu inimigo.

Agora Neo e Trinity estão mais apaixonados, porém ele sente sem parar que precisa ver o Oráculo, pois está tendo sonhos repetidos que mostram Trinity morrendo. Mas não é só isso, ele sabe que o oráculo não é uma humana e sim mais um programa inserido dentro da matrix e tem dúvidas se pode realmente confiar no que ela diz... mas não tem outra escolha. Ela lhe revela que estes sonhos fazem parte de seu destino, que é chegar até ‘a fonte’ da matrix e somente lá poderá escolher entre a vida e a morte de Trinity. Mas para isso ele deve salvar o “Chaveiro” que está prisioneiro de um tal de “Merovingian”...
Só tem um aspecto de interessante na visita que Neo, Trinity e Morpheus fazem ao Merovingian: a aula que ele dá sobre causalidade - ação e reação, causa e efeito. Enquanto Mopheus tenta definir este aspecto como escolha, ele retruca falando que a escolha é uma ilusão criada entre os que tem o poder... e os que não tem. Essa foi realmente boa.

Bom, os 20 minutos seguintes de filme são só pancadaria...
Os caras até construíram uma longa auto-estrada para fazer uma seqüência bem movimentada e interessante... bom, penso assim, se é preciso utilizar um pouco de efeitos especiais pra poder passar alguns conceitos legais... tá valendo... resumindo, eles salvam o Chaveiro e ele ajuda Neo a chegar até ‘a fonte’.

Ao passar por uma porta de luz, Neo encontra com o Arquiteto, o pai da matrix. Quem assistiu o filme sabe que rola uma conversa bem comprida entre eles e que muito se perde por causa do diálogo complexo e às vezes muito rápido. Se V. quiser ver o papo inteiro, nós o temos, clique aqui.

Alguns dos melhores momentos do dialogo entre Neo e o Arquiteto:

" (Se Neo é a 6ª versão da anomalia e sua experiência de vida está sendo diferente dos seus 5 antecessores, isto seria uma Evolução de sua alma.) Seus cinco predecessores(*) eram, por conta de seu projeto, baseados em uma mesma premissa, uma afirmação contingente responsável por criar um profundo vínculo com o resto de sua espécie, facilitando a função do Predestinado. Enquanto os outros experimentaram isto de maneira genérica, sua experiência é bem mais (O Arquiteto faz questão de frisar isso dizendo que, ao contrário dos anteriores que eram mais ligados à preservação da raça, a experiência de Neo está muito mais relacionada a desenvolver o amor...) especial(*). Vis-à-vis, amor".
Todos nós, ou a maioria, com certeza somos almas antigas e estamos em constante evolução... podemos ter feito algo muito parecido antes, com o que fazemos aqui hoje, em encarnações passadas, mas agora, com certeza, de maneira ‘sensivelmente’ melhor... pois nossa alma evoluiu. E tudo realmente indica que o caminho mais comum e ‘correto’ para essa evolução é o amor.

Neo escolhe salvar Trinity, que estava em perigo – como tinha visto em seus sonhos - e à diferença de seus antecessores não segue as instruções do arquiteto. Ele consegue seu intento e volta com ela para a nave.
Mas tudo está errado, a previsões do oráculo não se concretizaram, a guerra não terminou, a nave de Morpheus é destruída e Neo, mesmo fora da matrix, consegue destruir somente usando suas mãos 3 sentinelas...

O 2º. Filme parece mais uma ponte para o terceiro, e é isso que é...
Mas ele também transmite algumas mensagens e conceitos valiosos e por esta razão vale a pena ser assistido!

... continua em Revolutions...

por Rodolfo Fonseca

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo


Leia Também

Matrix Capítulo 1

O Segundo Renascer - Partes 1 e 2

Matrix Reloaded: O diálogo entre Neo e o Arquiteto



Gostou?   Sim   Não  
starstarstar Avaliação: 3 | Votos: 237


Sobre o autor
ro
Rodolfo Fonseca é co-fundador do Site Somos Todos UM
Email: [email protected]
Visite o Site do Autor



Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa