Menu

10 passos para você se tornar seu mestre - Parte 10

10 passos para você se tornar seu mestre - Parte 10
Publicado dia 10/29/2004 6:06:06 PM em Espiritualidade

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

O poder do aqui e do agora.

1º passo: crenças criam experiências.
2º passo: corpo, mente e espírito são inseparáveis.
3º passo: quebre os padrões da sua rotina emocional.
4º passo: veja sempre primeiro o bom
5º passo: pratique os 10 mandamentos de forma ampla
6º passo: seu cérebro emocional está intimamente conectado ao seu corpo físico.
7º passo: a parte contém o todo.
8º passo: exercite diariamente sua mente.
9º passo: observe, relembre, re-fotografe.
10º passo: viva sempre na presença do “presente”.

E chegamos ao último passo. O último e talvez o mais importante. Porque a prática dos outros nove passos precisa ser feita, fundamentada nesta importante premissa:
Só há vida no presente.
Acompanhe comigo este raciocínio: o passado passou. Já não existe mais e nada e ninguém o fará existir. Só a nossa imaginação é capaz de viver neste tempo morto. Através dela experimentamos sentimentos que se foram, mas deixaram marcas nas nossas emoções e no nosso corpo. E é através dela que podemos limpar estes sentimentos, apagando a memória que eles deixaram.
O futuro ainda não chegou. Portanto, também não existe. Só nossa imaginação pode viver neste tempo que ainda não chegou.
Portanto, não há outra alternativa a não ser:

VIVER NO TEMPO PRESENTE.

Viver cada segundo com a intensidade de um dia todo, viver como se a vida não fosse continuar no minuto seguinte.
E isso exige que estejamos presentes no momento presente. Como?
Ouvindo o que acontece ao nosso redor, vendo o que se descortina sob nossos olhos, sentindo o que tudo isso causa no nosso corpo físico, mental e espiritual. Participando de cada segundo com toda a energia, como se estivéssemos nascendo naquele segundo exato com toda a nossa força direcionada para este esforço.
Fique no presente, fale no presente, pense no presente.
Porque viver no passado ou no futuro é muito fácil.

Eckhart Tolle, em seu livro O Poder do Agora (Editora Sextante) escreve: “Os problemas são obras da mente e precisam do tempo para sobreviverem. Não podem sobreviver na realidade do AGORA. Concentre sua atenção no AGORA e diz-me que problemas você tem neste momento”.
Eu diria: os problemas são obras da sua imaginação, que consegue fantasiar o futuro e manter o passado vívido. Os problemas precisam do tempo (passado e futuro) para sobreviverem. Concentre toda a sua atenção no presente, no momento, no segundo em que está vivo e agora me responda:
- Onde estão os seus problemas?

Podemos perceber muitas vezes pessoas que estão ao nosso redor e que, na verdade, não estão ali.
Falamos, mostramos, desenhamos, fazemos analogias e quando terminamos a pessoa faz a mesma pergunta com a qual iniciou a conversa.
Na verdade, as pessoas não querem estar presentes, não querem sentir o impacto que as ações causam. Querem respostas prontas, fáceis. Querem soluções mágicas sem passar por nenhum processo. Querem viver no torpor repetindo situações e sentimentos do passado ou sonhando com situações e sentimentos do futuro.
E quando não encontram estas respostas fáceis (felizmente, porque elas não existem) dão de ombros e vão em busca de outras formas de obter estas respostas fáceis. Um copo de bebida pode ser uma resposta fácil. Uma relação sexual também pode. O uso de uma droga, também pode. E depois que o efeito passar?
Fuja das respostas prontas, imediatas, especialmente aquelas que você pode pagar por elas. Normalmente não tem efeito muito duradouro. São respostas ao desejo. Não são respostas para a Vontade. São respostas que tiram você do tempo e projetam todo seu ser no mundo da não ação.

A Vontade é.
Está presente ininterruptamente nas nossas vidas. Nos norteia, nos sinaliza, nos conduz, nos força a atenção o tempo todo. Nos arranca do mundo das ilusões, do passado e do presente.
Para ficar no tempo presente OBSERVE. Dê um passo para trás e observe o quanto nos julgamos e julgamos os outros. Observe-se “fotografando” imagens e lembre-se: estas imagens vão se instalar na sua mente e vão se transformar em crenças e logo mais em experiências.
Observe e denuncie a si mesmo. Com carinho, com doçura, com amizade. Mas fale o que você está observando. Fale mentalmente. Fale sabendo que o self verdadeiro é observador. Ele ama a verdade. Ele ama você. Ele só fala no tempo presente. Ele quer seu bem e sua felicidade. Sua sobrevivência.
O falso self só fala no futuro e no condicional. Ele quer desorientar você, quer a sua morte.
Para encerrar esta série vou deixar aqui um exercício que fiz ontem no meu consultório depois de visualizar na mente de uma paciente uma cena onde ela estava sendo queimada numa fogueira rodeada de pessoas primitivas e decadentes que riam do sofrimento dela.
Pedi a ela o que vou pedir a você neste momento:
Mantenha-se sentada com os pés firmemente apoiados no chão, palmas das mãos pousadas sobre as pernas. Feche os olhos, respire três vezes lentamente e leve sua atenção para a intenção deste exercício que vai durar apenas alguns segundos.

EXERCÍCIO DA UNIÃO.

E veja, sinta ou imagine-se no centro de uma praça, sendo apedrejada, criticada, avaliada, condenada por muitos seres primitivos que querem a sua destruição. Eles representam aspectos do seu falso ego e querem a sua morte. Respire uma vez e imagine que seu corpo vai crescendo, crescendo, crescendo, ficando cada vez mais leve. É seu Verdadeiro Ser que tira você desta situação e coloca todos os seus corpos confortavelmente sentados no alto de uma montanha de onde você contempla um mar azul e calmo.
Perceba no seu rosto o sorriso do Buda e no seu coração a felicidade eterna. Ela é possível porque você está novamente reintegrada com o Universo.
E sabendo que você está livre, vivendo o momento presente, respire e abra os olhos.


Faça este exercício por três meses sempre ao acordar e para sempre sentir que ele faz você mais compassiva, mais amorosa e mais feliz.



Participe do Fórum sobre os '10 Passos' clicando aqui.

por Izabel Telles

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo


Leia Também

10 passos para você se tornar seu mestre - Parte 9



Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


Sobre o autor
izabel
Izabel Telles é terapeuta holística e sensitiva formada pelo American Institute for Mental Imagery de Nova Iorque. Tem três livros publicados: "O outro lado da alma", pela Axis Mundi, "Feche os olhos e veja" e "O livro das transformações" pela Editora Agora.
Visite meu Instagram.
Email:
Visite o Site do Autor



Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa