Menu

Lições para uma vida saudável - Lição 3

Lições para uma vida saudável - Lição 3
Publicado dia 3/4/2005 1:41:36 PM em Corpo e Mente

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

Na lição anterior nós vimos a importância de se manter integralmente presente em tudo o que se faz, rompendo de vez com gestos e atitudes automatizadas, colocando a atenção em cada ação. Uma pessoa alerta, presente no aqui e agora, está sempre pronta e disponível para dar as respostas adequadas em qualquer circunstância que possa surgir.

Mais uma vez, aprenda observando a atitude dos animais: eles sabem relaxar, descontrair e até brincar, mas permanecem prontos para agir em qualquer situação que lhes exija resposta imediata. E no momento preciso já estão em pé, de prontidão, para atacar ou se defender.
Não se trata de absorver este espírito de luta, pois somos humanos, seres racionais e, em conseqüência, deveríamos ser pacíficos também... O que necessitamos é resgatar essa conexão com o potencial orgânico da nossa existência, aliando as funções superiores do cérebro à sabedoria gravada nas células do nosso corpo.

O corpo retrata, carrega em si, toda a nossa história particular e hereditária, possui uma sabedoria de milhões de anos de evolução. Não chegaríamos a desenvolver um corpo tão complexo - e o mais evoluído na escala das espécies - não fosse essa memória transmitida de geração em geração. Quem conhece a técnica da Reorganização Neurológica, especialmente utilizada por terapeutas da linha antroposófica, sabe que ela se baseia no princípio de que a evolução do homem reproduz o desenvolvimento das espécies.
Pois então, conectar-se com o próprio corpo é a chave para se manter presente no aqui e agora, ancorados nessa sabedoria que ele traz em si. Mais uma vez, a respiração consciente, a atenção presente em cada ação e a prática da meditação constituem os primeiros passos.

Seguindo adiante, comece a dar mais atenção para o seu próprio corpo: ele necessita movimentar-se... ande mais a pé e menos de carro. Adquira o hábito de freqüentar algum parque onde você possa desfrutar do sol e da arborização, nem que seja algumas vezes no mês. Use a pista de Cooper para correr e os equipamentos para ginástica, sem exagerar na dose. Ou comece a freqüentar algumas escola, praticando algum esporte ou natação, Yoga, Tai Chi, ou qualquer outra técnica com que você mais se identifique. Mas não caia no erro do automatismo novamente. As práticas corporais só podem contribuir de fato para uma vida mais saudável se estiverem aliadas à consciência de que corpo e mente caminham juntos neste processo.

Exercício:
Disponha de alguns minutos para prestar atenção na forma como você caminha. Ande bastante devagar, de modo que possa também respirar com profundidade e calma. Ciente da sua respiração, coloque a atenção nos seus pés. Sinta o momento e a forma com que cada pé toca o chão. Sinta o apoio gradativo à medida que ele toca por inteiro o chão e a transferência do peso do corpo de um pé a outro. Pare, colocando-se previamente a intenção de parar e volte a caminhar, da mesma forma, antecipando na mente a decisão de caminhar. Faça o mesmo se for mudar de direção. Aos poucos você pode ir ampliando o foco da sua atenção para estar também atento a tudo o que acontece ao seu redor sem perder a percepção do seu andar consciente.




por Sônia Imenes

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo


Leia Também

Lições para uma vida saudável - Lição 2

Lições para uma vida saudável - Lição 4



Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


Sobre o autor
sonia
Sônia Imenes é Atriz-dançarina, terapeuta corporal,
praticante de Kempo e atende em São Paulo.
Oferece atendimentos de Massagem Thay.
Email: [email protected]
Visite o Site do Autor



Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa