Menu

A viagem arquetípica nos arcanos do Tarot

por Elisabeth Cavalcante
A viagem arquetípica nos arcanos do Tarot Publicado dia 15/07/2002 11:43:05 em Tarot

A jornada do ser humano na Terra pode ser definida como uma viagem com um objetivo específico: atingir a união com Deus.

Este caminho pode ser percorrido cegamente e de forma inconsciente, ou através do aprofundamento do contato com as suas verdadeiras origens divinas.

O mundo do inconsciente ou dos arquétipos psicológicos, segundo a terminologia do psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, traz em si o mistério dessa origem na divindade.

Um dos mais poderosos instrumentos de acesso a esse mundo são as cartas do tarot. De um modo geral, podemos dizer que as 56 cartas dos Arcanos Menores representam o eu exterior ou a personalidade do homem, enquanto as 22 cartas dos Arcanos Maiores simbolizam o reino secreto do eu interior ou individualidade.

Tendo em vista que o principal objetivo desse baralho é facilitar o autoconhecimento, é necessário que olhemos as cartas principalmente sob o aspecto da sua correspondência com funções e princípios psicológicos dentro da psique humana.

Longe de terem sido concebidos artificialmente por artistas que trabalhavam apenas no nível consciente, esses símbolos são habitantes permanentes do inconsciente coletivo. A nossa alma já está familiarizada com o simbolismo arquetípico das cartas e, estimulada por elas, a recordação da natureza dos poderes arquetípicos atingirá mais uma vez a superfície de nossa mente consciente.

O Louco, ou a carta zero, simboliza a fonte espiritual primitiva e o derradeiro destino de todos os poderes e de todos os seres manifestados. Ela representa o Alfa e o Omega da manifestação, o Nada de onde todas as coisas procedem, e ao qual todas elas se reduzem no final dos tempos.

Do ponto misterioso da unidade original e final, simbolizado pela carta zero, ou pelo Louco, procedem três correntes, ou raios, cada um constituído de sete cartas dos Arcanos Maiores, que juntas somam vinte e um. O primeiro deles (de um a sete ou do Mago ao Carro) representa a área de poderes criativos, ou das causas no interior do inconsciente coletivo.

O segundo setenário (de oito a quatorze ou da Força à Temperança) consiste em representações das leis através das quais os poderes primordiais do primeiro setenário são canalizados para a manifestação. O terceiro e último setenário (de quinze a vinte e um ou do Diabo ao Mundo) simboliza os resultados ou as manifestações concretas concluídas dos primeiros sete poderes, quando estes surgem na sua condição concreta ou diferenciada.

As cartas falam diretamente à nossa intuição, às forças inconscientes de nossa alma. O fato mais importante a ser fixado na mente é que não existe nada casual ou acidental no Universo e que os eventos exteriores – não importa quão triviais possam parecer – estão intimamente relacionados com ocorrências no interior da psique do homem.

Desse modo, a adivinhação através do tarot pode ser definida como um método prático no qual se constrói uma ponte entre o mundo onde ocorrem eventos físicos temporais e o mundo eterno dos arquétipos do inconsciente coletivo.

Se reconhecermos que estamos constantemente moldando o nosso futuro, ao estabelecermos um contato mágico com o nosso inconsciente, podemos vir a conhecer muito sobre o nosso futuro e, o que é mais importante, podemos influenciar nosso futuro e alterá-lo, tornando-nos dessa forma, pelo menos até certo ponto, senhores de nosso destino.

Conheça os testes de Tarot


Você já fez um atendimento ao vivo com um especialista em Tarot? No link abaixo o Somos Todos UM pode te indicar uma ótima plataforma, segura e barata de atendimentos online: O Auravide
publicidade


Sobre o autor
elisa
Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga, Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching
Email: [email protected]

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa