Menu

O mistério da vida nas cartas do Tarô - Parte 2

por Elisabeth Cavalcante
O mistério da vida nas cartas do Tarô - Parte 2 Publicado dia 24/02/2003 11:22:39 em Tarot

Uma das mais antigas e também mais úteis representações simbólicas da personalidade humana é o círculo, cortado por uma cruz de braços iguais. Esse é o desenho também utilizado pelo Zodíaco, e pelo calendário anual, dividido nas quatro estações pelos equinócios e pelos solstícios, que, quando ligados por linhas retas, foram a cruz dentro do círculo.

Os antigos Alquimistas e Magos empregavam essa classificação quádrupla da existência quando se referiam aos quatro elementos mágicos da Terra, da Água, do Fogo e do Ar, e quando mencionavam as quatro substâncias alquímicas, o Mercúrio, o Enxofre, o Sal e a Água. Essa estrutura quaternária que se repete incessantemente também foi empregada por Jung na sua classificação de tipos psicológicos e, o que é ainda mais importante, das quatro funções da consciência humana.

A psicologia junguiana reconhece quatro funções básicas da consciência: a sensação, o sentimento, o pensamento e a intuição. O antigo elemento terra quando compreendido psicologicamente, é análogo à função humana da sensação, enquanto a água diz respeito à emoção, o fogo à intuição e o ar ao pensamento. A analogia pode ser mais amplamente estendida no sentido de incluir os quatro naipes do Tarô, correlacionando assim o naipe de pentagramas com a função da sensação, o das taças com o sentimento, o dos gládios com o pensamento e o dos bastões com a intuição.

Se visualizarmos os quatro naipes dos Arcanos Menores como as quatro seções de um círculo, poderemos por sua vez encarar as vinte e duas cartas simbólicas de Trunfo dos Arcanos Maiores como elos que ligam o centro do círculo à periferia, de forma análoga aos raios que ligam o aro de uma roda ao seu eixo. Inúmeros estudantes do Tarô acreditam que a palavra representa um anagrama da palavra latina correspondente à roda, rota. Utilizando essa analogia, podemos equiparar o eixo da roda à carta zero (O Louco) dos Arcanos Maiores, e as vinte e uma cartas restantes a raios, ou a porções de raios da roda.

As cartas dos Arcanos Maiores são, na verdade, os transportadores da energia psíquica primordial, que procede do centro do nosso ser para a sua periferia, onde ela se torna difusa e pode circular livremente entre as quatro funções.
Elas simbolizam forças psicológicas que levam impressões do exterior de nossa personalidade para o inconsciente e, inversamente, conduzem modificações do poder interior do inconsciente coletivo para o nível consciente do nosso ser.

Como foi dito anteriormente, os Arcanos Maiores se compõem de vinte e duas cartas, numeradas de um a vinte e um, mais a vigésima segunda carta, sem número, que possui a potencialidade do zero, e tem o nome de “ O Louco”.

O Louco, o carta zero é, sob muitos aspectos, a mais significativa e a mais poderosa carta dos Arcanos Maiores, porque simboliza a fonte espiritual primitiva e o derradeiro destino de todos os poderes e de todos os seres manifestados. Ele representa o Alfa e o Omega da manifestação, o nada de onde todas as coisas procedem e ao qual todas elas se reduzem no final dos tempos.

Por ser o símbolo dessa causa original sem causa, e portanto totalmente abstrata e insubstancial por natureza, essa carta significa loucura no sentido mundano. Do ponto de vista do espírito todos os ganhos terrenos não significam nada, a estrada para a realização terrena não leva a lugar algum. A sabedoria terrena é loucura aos olhos dos deuses e inversamente, a Sabedoria Divina parece loucura na visão dos homens, os quais, ao se esquecerem de sua herança divina, tornaram-se meros homens, ao invés de filhos de Deus.

Do ponto misterioso da unidade original e final, simbolizado pela carta zero, ou O Louco, procedem três correntes, ou raios, cada um constituído de sete cartas dos Arcanos Maiores, que juntam somam vinte e um.

- O primeiro deles (de um a sete, ou do Mago ao Carro) representa a área de poderes criativos, ou das causas no interior do inconsciente coletivo.

- O segundo setenário (de oito a quatorze, ou da Força à Temperança) consiste em representações das leis através das quais os poderes primordiais do primeiro setenário são canalizados para a manifestação.

- O terceiro e último setenário (de quinze a vinte e um ou do Diabo ao Mundo) simboliza os resultados ou as manifestações concretas concluídas dos primeiros sete poderes, quando estes surgem na sua condição concreta ou diferenciada.



Você já fez um atendimento ao vivo com um especialista em Tarot? No link abaixo o Somos Todos UM pode te indicar uma ótima plataforma, segura e barata de atendimentos online: O Auravide
publicidade


Leia Também

O mistério da vida nas cartas do Tarô - Parte 1

O mistério da vida nas cartas do Tarô - Parte 3


Sobre o autor
elisa
Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga, Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching
Email: [email protected]

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa