Menu

O simbolismo arquetípico do Tarô

por Elisabeth Cavalcante
O simbolismo arquetípico do Tarô Publicado dia 31/07/2020 16:23:02 em Tarot

O nome Tarô tem sua origem nas palavras egípcias Tar (Caminho) e Ro (Real). Juntas, podemos traduzi-las como O Caminho Real, ou A Estrada Real. As 78 cartas deste baralho constituem um valioso instrumento de acesso ao inconsciente humano, e podem ser de grande ajuda em nosso processo de autoconhecimento.

Durante séculos, as descobertas arqueológicas da humanidade trouxeram à tona representações simbólicas comuns aos seres humanos, independentemente de sua época ou cultura.

O psiquiatra suíço Carl Gustav Jung (criador do conceito de psicologia analítica), foi o primeiro a aprofundar-se no estudo destes símbolos, denominando-os manifestações do "inconsciente coletivo" da espécie humana.

Para embasar seus conceitos, Jung apresentou provas extraídas de seu trabalho entre os chamados "loucos" e as centenas de pessoas "neuróticas" que lhe pediam uma resposta para os seus problemas. As provas apontavam que a maior parte das formas de insanidade e desorientação mental, eram causadas por um estreitamento da consciência.
Ou seja, quanto mais racionalmente focalizada fosse a consciência do homem, tanto maior seria o grau de repressão das forças universais do inconsciente coletivo dentro dele e, consequentemente, o surgimento de doenças e desequilíbrios psicológicos.

Jung reconheceu de pronto, no tarô, a potencialidade em antecipar os padrões profundos do inconsciente coletivo, visto que os conceitos trazidos "à luz da consciência" pelas cartas, são comuns a todo ser humano.

O tarô constitui uma das mais importantes ferramentas que temos à disposição para que possamos utilizar em nosso próprio beneficio, ou para ajudar outras pessoas em seu caminho evolutivo.


Você já fez um atendimento ao vivo com um especialista em Tarot? No link abaixo o Somos Todos UM pode te indicar uma ótima plataforma, segura e barata de atendimentos online: O Auravide
publicidade


Sobre o autor
elisa
Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga, Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching
Email: [email protected]

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa