Autoconhecimento Autoajuda e Espiritualidade

Fogo, Terra, Ar e Água

Fogo, Terra, Ar e Água Publicado dia 1/16/2019 10:24:23 AM em Astrologia

Compartilhe

   

A Astrologia considera que tudo o que existe na natureza se manifesta num dos quatro elementos: Fogo, Terra, Ar e Água. Esses são elementos no estado puro, mas eles existem misturados, pois essa mistura representa as forças vitais de toda a criação.

Consideramos que a Terra é sólida, a Água é líquida, o Ar é gasoso e o Fogo é plasma ou energia irradiada e portanto concluímos que a mistura desses elementos compõem tudo o que nos cerca e de uma forma ou de outra está presente no nosso corpo humano, nos animais, nas plantas e nos minerais. A medicina antiga se baseava nesses quatro elementos para classificar os tipos humanos, associando-lhes a predisposição a certas doenças conforme as características emocionais, físicas e mentais. Por essa razão o astrólogo analisa em qual quantidade a "mistura" desses elementos irá compor a personalidade de seu cliente, pois será essa "mistura" que irá determinar a sua manifestação emocional, psicológica e energética.

O conceito dos quatro elementos é também base da filosofia da medicina ayurvédica, ma Antroposofia e pode ser encontrado na medicina chinesa e japonesa, e era considerado também da filosofia grega. Na Europa da idade média e da Renascença a teoria dos quatro elementos desenvolveu-se ainda mais e foi ainda relacionada com os quatro temperamentos básicos dos seres humanos conforme os ensinamentos de Hipócrates. Esses elementos podem ser quentes ou frios, úmidos ou secos, e se combinam entre si inclusive na manifestação física. Essa teoria chamada de "teoria dos quatro humores" ensina que o sangue é armazenado no fígado e é levado ao coração, onde se aquece, sendo considerado quente e úmido; a fleuma, que compreende todas as secreções mucosas, provém do cérebro e é fria e úmida por natureza; a bile amarela é secretada pelo fígado e é quente e seca, enquanto a bile negra é produzida no baço e no estômago e é de natureza fria e seca.

A doutrina dos quatro humores (usada na medicina antiga) encaixava-se perfeitamente na concepção filosófica da estrutura do universo. Estabeleceu-se uma correspondência entre os quatro humores e os quatro elementos (terra, ar, fogo e água), e com as quatro formas de manifestação (frio, quente, seco e úmido) que também podem ser relacionados com as quatro estações do ano (inverno, primavera, verão e outono). O estado de saúde do ser humano também dependeria da exata proporção e da perfeita mistura dos quatro humores, que poderiam alterar-se por ação de causas externas ou internas (por exemplo em relação com o meio ambiente). O excesso ou deficiência de qualquer um dos humores, assim como o seu isolamento ou miscigenação inadequada, causariam as doenças com o seu cortejo sintomático dos quatro temperamentos humanos específicos.
As filosofias orientais acrescentem, no entanto um 'quinto elemento', o Éter que relacionam ao espírito puro (é esse conceito que é usado no I'Ching e no Feng Shui) que poderia ser também o SHIN dos cabalistas ou o Espírito Santo dos Cristãos. Mas voltando aos elementos básicos podemos contrapor também: o seco com o úmido e o quente com o frio.

No ser humano o temperamento bilioso ou colérico depende dos signos de Fogo que são: Áries, Leão e Sagitário. Confere natureza ativa e intuitiva, excitável e temerária.

O temperamento nervoso depende dos signos de Terra: Touro, Virgem e Capricórnio. Confere disposição sensível e melancólica e caráter nervoso.

O temperamento sanguíneo depende dos signos de Ar: Gêmeos, Libra e Aquário. Confere tendências intelectuais e pensativas.

O temperamento flegmático (ou linfático) depende dos signos de Água: Câncer, Escorpião e Peixes. Confere tendências sentimentais e emocionais.


Portanto concluímos que a combinação desses elementos irá determinar a base da personalidade da pessoa. Porém é difícil encontrar um indivíduo com todos esses elementos em igual quantidade. Será através da análise do mapa astral natal que o astrólogo irá conhecer qual 'mistura' irá determinará o temperamento da pessoa e que o inclinará a um tipo de personalidade, com manifestações inclusive no corpo físico seja em doenças, mal estares etc. O signo solar determina em grande parte a forma como iremos expressar o nosso temperamento, por identificação com o elemento/signo no qual ele se encontra. Os signos de Ar se identificam com o reino do pensamento e para eles o pensamento é tão real quanto qualquer objeto material. Os signos de Água vivem predominantemente no mundo dos sentimentos e seu estado emocional determina seu comportamento. Os signos de Terra são assentados no mundo material e as preocupações com a sobrevivência são básicas para a sua expressão. Os signos de Fogo vivem num eterno estado de excitação e a atividade é necessária para o seu bem estar.

Porém o signo do Sol determina como vemos a vida como nos manifestamos porém não é suficiente para descrever a nossa natureza, já que muitos outros elementos compõem nosso temperamento determinando sua força de expressão. A palavra temperamento deriva do latim 'temperamentum' que significa uma 'mistura de proporções'. A astrologia pode indicar o signo solar como padrão de identificação, mas é essa mistura, 'a mistura dos diferentes elementos', que determinará o resultado final. Afinal, um bolo é basicamente feito de farinha, ovos, leite, manteiga, etc. porém, vejam quantas diferentes receitas podemos fazer com esses componentes! A astrologia atribui um determinado valor (ou peso) ao Sol, à Lua e aos planetas, assim a predominância deles num determinado elemento irá determinar também a predominância de um tipo de temperamento no indivíduo.

Bem caros, leitores, esse artigo parece um pouco complicado, mas o escrevi respondendo a um anseio de muitos internautas que me escreveram procurando compreender um pouco melhor essa maravilhosa ferramenta que é a Astrologia.
Se quiserem saber mais sobre esse assunto se inscrevam na palestra de Astromedicina que estarei ministrando em São Paulo na Soul - Estudos da Alma, na rua Vupubassu 29, Mezzanino, Pinheiros, no dia 09 de maio de 2019 das 19:30 hs às 21:30 hs. astrologia-tickets-54545774881>Se inscrevam no link.

Atendimento de Tarô pelo telefone ou whatsapp: meia hora para uma visão rápida ou pergunta pontual; uma hora para uma visão mais ampla em todas as áreas de sua vida! Verifique no item VALORES do meu site link Todos os atendimentos são personalizados, presenciais ou via internet, de Astrologia, Tarôt, EFT*, Mesa radiônica. Email: [email protected] ou whatsapp 11-96205-1010 para obter mais informações. Pode me seguir também no FaceBook em Graziella Somaschini Marraccini ou em AstroSirius! Assista aos meus vídeos no YouTube. Informe-se também sobre Cursos de Astrologia, Astrologia Mundial, Tarot e Ciências Herméticas, presenciais ou online.

São Paulo, 11 de janeiro de 2019

por Graziella Marraccini

Consulte agora
Mapa Astral   Tarot   Numerologia  


Obrigado por votar

O artigo recebeu 1 Votos

Gostou?   Sim   Não  

Compartilhe

         

Sobre o autor
Graziella Marraccini é astróloga, taróloga, cabalista e estudiosa de ciências ocultas e dirige a Sirius Astrology. Atende em seu consultório em SP com hora marcada no horário comercial.
5 perguntas Frequentes, visite Canal do youtube e Facebook
Email: [email protected]
Visite o Site do Autor







Energia do Dia
57 - SUN - A SUAVIDADE
Quando o julgamento é lúcido, as dúvidas desaparecem. O sucesso está no esforço constante numa única direção.
Consulte o I-ching

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa