Somos Todos UM Autoconhecimento
O Portal de

Autoconhecimento

e Espiritualidade

Autoconhecimento


Home > Astrologia
Júpiter, ou Zeus Pater

Júpiter, ou Zeus Pater

por Ceres Maier


Zeus, na Mitologia Grega, foi salvo por sua mãe logo ao nascer de ser engolido por seu Pai Cronos. Conseguiu salvar seus irmãos e irmãs que haviam sido engolidos por seu Pai. Destronou Cronos e, juntamente com seus irmãos e irmãs, tomou posse de seu trono. Formou-se, assim, a Terceira (e última) Geração Divina do Olimpo. Ao casar-se com sua irmã Hera fortalece-se em poder, tornando-se o Deus dos Deuses – Deus supremo do Olimpo – a quem tudo e todos deviam obediência.

Por sua supremacia e por ser o deus da fecundidade, espalhou sua semente por todo o seu reino, unindo-se com várias deusas e com várias mortais. Tornou-se, então, o Pai de todos: era o pai de deuses, deusas, musas, ninfas e de mortais, porém, somente dos heróis.
Para seduzir uma mortal não poupava esforços metamorfoseando-se ora em chuva de ouro, ora em touro de pelo dourado, ora em um cisne branco e esplendido. Como deus dos céus, era o senhor dos raios e trovões. Quando o céu estava claro, ensolarado ou estrelado, dizia-se que Zeus estava satisfeito com os homens, mas quando armava uma grande tempestade, carregada de raios e trovões, entendiam que Zeus estava insatisfeito com os feitos humanos e corriam preparar um lauto banquete para uma magnífica celebração em sua homenagem na intenção clara de “acalmá-lo”.

Júpiter representa tudo o que há de mais magnânimo, esplendido e grandioso.
Os gregos mostram um deus temperamental, que exige extrema reverência e tratamento magnificente. Seu reino e seus feitos eram auspiciosos, suntuosos e majestosos.
A energia de Júpiter sempre traz o excesso, o mega e a abundância. Essa energia usada positivamente teremos a fartura e a opulência em tudo que toca. Já seu lado negativo aplicado encontramos a mania de grandeza e o complexo de superioridade.

Ser aquele que espalha a semente é ser aquele que traz a vida e metamorfosear-se significa ter a capacidade de ser o que se quer ser, seja lá o que for e como for.
Seus filhos mortais, não eram simples mortais, mas, sim, heróis, como o Hércules, por exemplo. Capazes de viver a vida num nível supra-humano, ou seja, superando as limitações e dificuldades que um reles mortal simplesmente sofre. E, a exemplo de Hércules, somos também seus filhos, portanto, somos herdeiros de sua divindade.
Júpiter, na Astrologia, é considerado a bem-aventurança. Onde o encontramos no Mapa Astral contamos sempre com a sorte e com oportunidade de crescimento e desenvolvimento positivos. Ali temos as chances, que faremos geminar ou não. Todos os benefícios para tal nos serão presenteados: o que faremos depende de outros fatores do nosso Mapa Astral.
Capacita-nos com potencial para a generosidade e altruísmo em prol do coletivo, movidos pelo ideal da ética e da moral elevada.
Ele representa as leis que regem a convivência pacífica e ética entre os seres humanos, por isso o Poder Legislativo estaria sob sua regência, enquanto Saturno, o grande sensor, rege o Poder Executivo.

Como Deus dos Deuses, ao usar suas leis na forma do mais alto ideal e não permitindo que nada seja feito de forma diferente da estabelecida por ser percebida como grande pecado ou violação; teremos, então, em sua forma negativa, a expressão de um regente ditador ou um tirano.

Sua energia coloca-nos como adeptos da expansão da consciência, do intelecto, do espiritual, mental e cultural, tendo como foco a busca da sabedoria.
A filosofia, a religião e a política são seus campos preferidos de atuação.
A filosofia permite o questionamento e o aprimoramento das verdades estabelecidas.
A religião permite a ligação com o nosso lado divino e espiritual, transcendendo, assim, o lado humano, portanto, limitado.
A política proporciona o grande exercício de interação humana através de acordos diplomáticos, onde acontece a superação dos interesses individuais em prol dos interesses da coletividade.

O gosto pelos estudos superiores ou de línguas estrangeiras, bem como o impulso para viagens, tanto a passeio como culturais, para o exterior é presente de Júpiter.
Conhecer e aprimorar seus conhecimentos e depois ensinar; eis aqui o professor culto, o mestre, o conferencista e o escritor.

Onde temos Júpiter temos o nosso “anjo da guarda”, a proteção espiritual e a providência divina sempre nos dando uma “mãozinha”. Por maiores que sejam as dificuldades da vida sempre teremos Júpiter em algum lugar de nosso Mapa Astral amenizando o sofrimento, proporcionando o bálsamo necessário para continuar indo sempre em frente. É ele que nos provê de fé, esperança, entusiasmo, otimismo, alegria, bom humor e generosidade.

Obrigado por votar
Gostou deste Artigo?   Sim   Não   
Júpiter, ou Zeus Pater
Avaliação: 5 | Votos: 1


Consulte grátis
     
 
Compartilhe
   


Ceres Maier é astróloga, dá cursos de Astrologia e Mitologia Grega. Atende fazendo Mapa Astral e Revolução Solar, em seu consultório em São Paulo.
Clique aqui e faça seu Mapa Astral on-line.
Email:
Visite o Site do Autor
Publicado em: 03/02/2003 11:53:14

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


Energias para Hoje
terça-feira, 14 de agosto de 2018


energia
I-Ching: 50 – TING - O CALDEIRÃO
Expresse livremente sua luz interior. Aqueles que contribuem para o maior benefício espiritual de outros alcançam o sucesso.


energia
Runas: Talismã da Saúde
Dê atenção à saúde. Cuide da alimentação.


14
Numerologia: Liberdade
Sinta-se livre para enfrentar as experiências que este dia tem a oferecer. Escape da rotina e procure hoje fazer suas coisas de modo diferente. Varie e experimente liberte-se de padrões.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes




+ Lidos da Semana anterior
1. Você está preparado para as notícias ruins?
2. A violência online, a violência cibernética
3. Rompendo padrões
4. Viver vale a pena
5. Insatisfação é uma bênção
6. Você é uma mulher única?
7. No escuro de si mesma
8. O que eu posso aprender com esse desafio?



 
© Copyright 2000 - 2018 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade