Menu

O novo ano solar

por Graziella Marraccini em Astrologia
Atualizado em 19/03/2010 16:45:46


Em 20 de março de 2010, às 14:32 h (hora oficial do Brasil) inicia o Novo Ano Solar.

No momento do ingresso, o Sol estará iniciando o Novo Ano Solar. O Ano Solar nada tem a ver com o ano do nosso calendário Gregoriano, que se inicia em 1º de janeiro. Ele é baseado no caminho real que o Sol percorre durante doze meses ao longo da Esfera Celeste, com visão do espectador, ou seja com nossa visão terrestre ou trópica.

O Ano Solar não começa sempre no mesmo dia e na mesma hora. Isso é devido ao fato do Sol não fazer o seu caminho (repito: aparente) num tempo que corresponde exatamente aos 365 dias do calendário oficial. Por causa da revolução da terra, que acontece em 365 dias e ¼, o Sol se desloca alguns graus para frente a cada ano, mudando o momento em que ingressa em cada signo zodiacal. É muito comum, então, que uma pessoa ‘não faça aniversário no mesmo dia e hora legal em que o fez no ano anterior’, razão pela qual a Revolução Solar do aniversário não cai no mesmo dia e hora a cada ano.
O verdadeiro aniversário da pessoa, para fins astrológicos, acontece no momento exato em que o Sol volta no mesmo grau em que se encontrava no momento do nascimento da pessoa. É esse exato momento que dá inicio à Revolução Solar anual, significando que Sol fez uma revolução completa pelos 12 signos zodiacais para voltar no mesmo lugar em que se encontrava no ponto inicial de sua jornada. Isso varia bastante de ano para ano (especialmente nos anos bissextos) e também conforme a longitude e a latitude do lugar onde a pessoa se encontra no momento do seu aniversário. Leiam mais sobre o assunto nos artigos sobre Revolução Solar sobre o mapa natal, no meu site.

Do mesmo modo, as estações se sucedem a cada ano, mas nem sempre coincidem com nosso Calendário Gregoriano, aquele da ‘folhinha’ que costumamos consultar. O movimento convencional do Sol não acontece sempre com a mesma velocidade pois passa de um mínimo de 0º 57’ 59’’ a um máximo de 1º 0’ 51’’, fato que na realidade é causado pelo movimento de rotação da Terra.
Desta forma, o ingresso do Sol em cada signo não acontece sempre na mesma data. Saliento que quando indico a data do ingresso do Sol num signo no meu horóscopo semanal, estou sempre a indicar o ingresso do ano presente. Esta é a razão pela qual, para levantar o Mapa Natal é necessário conhecer a hora exata do nascimento e a cidade onde a pessoa nasceu para estabelecer a latitude que ajudará o astrólogo a levantar a posição exata dos planetas sobre o mapa natal. Saliento também que os nascimentos que acontecem entre um signo e outro acabarão dando ao nato as características dos dois signos. exemplo: alguém que nasce no dia 20 de março, próximo às 10hs00 da madrugada, ainda terá o Sol em Peixes. Mas se nascer uma hora depois já terá o Sol em Aires!

Para voltarmos ao Ano Solar, no dia 20, o Sol dará inicio à Primavera no Hemisfério Norte e ao Outono no Hemisfério Sul. Lembrando que a Astrologia teve sua origem no hemisfério norte e, portanto, o estudo astrológico possui bases e arquétipos baseados naquele hemisfério, o signo de Áries tem analogia com a primavera, com o inicio, com a ação e corresponde ao primeiro signo zodiacal. Mesmo morando no hemisfério sul, não devemos esquecer que é este arquétipo que marca também nossa energia como um todo!

O início do Ano Solar significa um renascer e muitas vezes coincide com os festejos da Páscoa porque a Igreja Católica usou os rituais pagães que marcavam este renascimento da natureza após o longo e gélido inverno.
Na realidade, no dia 20 de março próximo, o Sol abandona o Hemisfério Sul para, em seu caminho na direção do hemisfério norte, seccionar o Equador Celeste, a 0º de Áries.
Existem dois Pontos Celestes em que o Sol corta o Equador, na ida e no retorno ao Hemisfério Su: esses pontos são chamados de Pontos Equinociais. Um acontece a 0º de Áries, (que é também chamado de ponto vernal) e outro a 0º de Libra. Assim, 0º de Áries marca o início da Primavera no Hemisfério Norte e do Outono no Hemisfério Sol e o 0º de Libra marca o inicio da Primavera em nosso Hemisfério e o outono no hemisfério Norte.

A esse propósito queria lembrar o mito que deu origem às estações do ano.
Este mito sobre a o renascimento do Sol era celebrado na Antiga Grécia com as Iniciações de Eleusis. Conta a lenda que Deméter, a Mãe Terra, tinha uma filha, chamada Perséfone (Prosérpina para os romanos). Um dia, Perséfone colhia flores num campo quando, por uma fenda no chão, surgiu Hades (ou Plutão), Deus do Reino dos Mortos, que a raptou e a levou para o seu mundo subterrâneo. Demeter ficou desesperada com a perda da amada filha, chorou e entristeceu, e a terra secou, ficou fria e gélida, pois Demeter não mais dava alimentos para seus filhos. Demeter, então, retirou-se em Eleusis para chorar, enquanto os homens morriam de fome e tudo ficava escuro e frio.
Zeus (ou Júpiter), com pena de Demeter, ordenou a Hades/Plutão que devolvesse a filha amada à sua mãe. Mas Perséfone havia comido uma romã enquanto estava com Hades e tinha, assim, simbolicamente, se ligado a ele. A meu ver a romã tem uma relação com as sementes fecundadas que precisam ficar soterradas durante um tempo para morrer e renascer. Finalmente, para chegar a um compromisso, Hades e Demeter fizeram um acordo: Perséfone passaria seis meses na Terra com a mãe, e voltaria ao mundo dos mortos para viver com o marido durante os outros seis meses. A volta de Perséfone à Terra marcaria, então, o retorno da vida, da estação das flores e do tempo bom, marcado pelo o início da Primavera.
Esse mito nos lembra a promessa da ‘vida após a morte’, do eterno ciclo que faz tudo renascer continuamente, como num eterno carrossel. O Inverno, então, seria o tempo em que os grãos estão debaixo da terra, à espera de renascer na Primavera, do mesmo modo que nossas almas passam um período de ‘inverno’ entre as várias encarnações.

Outras analogias podem ser feitas analisando o mito: a necessidade do compromisso e do acordo, o ciclo da vida e dos acontecimentos na terra e outros mais ligados a este eterno renascer.Mesmo nós que vivemos no Hemisfério Sul, e iniciamos agora o Outono, devemos lembrar que enquanto Perséfone está se encaminhando para o outro Hemisfério, devemos pensar em nosso plantio, nos grãos que estaremos colhendo na próxima primavera. Este pode ser o momento mais produtivo do ano, já que as energias da Terra nos ajudam a dar andamento aos nossos projetos, tomando as iniciaitivas que nos farão alcançar nossas metas. Com o fim do verão, os raios do Sol tornam-se mais fracos, indicando ser esse o início de um novo tempo onde nos voltamos mais ‘para dentro’. O momento é também ideal para fortalecermos nosso caminho de iniciação espiritual, procurando renovar as energias desgastadas com os excessos do verão. Podemos também refletir sobre esse ciclo de morte e renascimento, para entrar em contato com nossas dificuldades em encarar esse fato que é somente um rito de passagem de um estado para outro. O grão de trigo plantado no outono, após o descanso do inverno, renasce como planta na primavera, e, para tanto, morre como semente. Ele sofreu uma transformação. Ele deu início a uma nova vida.

Meditemos sobre isso e sobre as palavras que um grande iniciado escreveu em seu túmulo: “Louvado seja esse mistério que nos foi concedido pelos deuses, pois a morte não é um mal para os mortais, mas sim um bem”.

Estarei agendando mais palestras sobre a técnica de acupuntura sem agulhas EFT* em São Paulo e em Campinas. Inscrevam-se!

Um Feliz Ano Novo!
São Paulo, 10 de março de 2010


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


graz
Graziella Marraccini é astróloga, taróloga, cabalista e estudiosa de ciências ocultas e dirige a Sirius Astrology. Conheça meus serviços on-line
5 perguntas Frequentes, visite Canal do youtube e Facebook
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Astrologia clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa