Menu

O Novo Ano Solar - O ingresso do Sol em Áries

por Graziella Marraccini em Astrologia
Atualizado em 08/04/2020 11:35:10


No dia 20 de março de 2014, às 13h58min (Hora Oficial do Brasil) inicia o Ano Novo Solar, fato que marca o início do Outono no nosso hemisfério e da Primavera no hemisfério norte. Esse momento é chamado de Equinócio pois indica que o Sol se encontra equidistante dos dois hemisférios, exatamente sobre a linha do Equador Celeste que é uma projeção no céu do Equador terrestre. O Novo Ano Solar não coincide com o ano novo do calendário Gregoriano usado no Ocidente e que o faz iniciar em 1º de janeiro, sendo baseado no caminho (aparente) que o Sol percorre durante os doze meses do ano, ao longo da Esfera Celeste, enquanto percorre as doze Constelações que compõem o Zodíaco. Esse movimento do Sol considerado por nós moradores do planeta Terra, mas todos sabemos que o Sol é a estrela fixa de nosso sistema solar e que é nosso planeta na realidade que faz a circunvolução em torno dele.

Outro fato a considerar é que nem sempre o Ano Novo Solar começa no mesmo dia e na mesma hora, pois isso dependerá do local onde nos encontramos no momento em que o Sol secciona a linha do Equador Celeste. De fato, o Sol não percorre o seu caminho num tempo que corresponde exatamente aos 365 e 1/4 do calendário oficial. O movimento convencional do Sol (repito que esse movimento é aparente) não acontece sempre com a mesma velocidade, já que depende da velocidade de deslocamento da Terra que passa de um mínimo de 0º 57' 59'' a um máximo de 1º 0' 51''. Consequentemente, também o ingresso do Sol num determinado signo (ou seja, o momento em que o Sol inicia sua passagem por um determinado signo zodiacal) não acontece sempre na mesma data e hora a cada ano. Acontece que o Sol 'se desloca' alguns graus para frente a cada ano, modificando, portanto, o momento em que ingressa em cada signo. Esta é a razão pela qual, para levantar o Mapa Natal é necessário conhecer a hora exata do nascimento e também o local, ou seja a latitude e a longitude onde ocorre o nascimento da pessoa. Por exemplo: alguém que nasce no dia 20 de março de 2014, próximo às 13:50h no Brasil, ainda terá o Sol em Peixes, porém, quem nasce as 14:00h já terá o Sol em Áries. (para melhorar seu conhecimento de Astrologia leiam mais artigos no meu site.

Portanto, o início do Ano Novo Solar acontece quando o Sol se encontra a 0º de Áries e é nesse momento que inicia a regência de Júpiter! A Astrologia teve sua origem no Hemisfério Norte e, portanto, o estudo astrológico possui bases e arquétipos baseados naquele hemisfério. O início do Ano Solar marca o início da Primavera naquele hemisfério, ou seja, anuncia a estação do ano em que a Terra recomeça a dar sinal de vida, após os longos meses frios do inverno. Na realidade, quando o Sol abandona o Hemisfério Sul para, em seu caminho na direção do hemisfério norte e ao seccionar o Equador Celeste, leva embora o nosso verão, anuncia para nós o outono. Esses dois Pontos Celestes em que ele corta o Equador (na ida e no retorno do Sol ao Hemisfério Sul) são chamados de Pontos Equinociais. Um acontece a 0º de Áries, (que é também chamado de ponto vernal) e outro a 0º de Libra.

A esse propósito, quero lembrar o mito que deu origem às estações do ano.
Esse mito era celebrado na Antiga Grécia com as Iniciações de Eleusis. Conta a lenda que Deméter, a Mãe Terra, tinha uma filha, chamada Perséfone (Prosérpina para os romanos). Um dia, a filha colhia flores num campo quando, por uma fenda no chão, surgiu Hades (ou Plutão), Deus do Reino dos Mortos, que, perdidamente apaixonado, raptou-a e a levou para o seu mundo subterrâneo. Deméter ficou desesperada com a perda da amada filha, chorou e entristeceu, e consequentemente a terra secou, não dando mais alimentos para seus habitantes. Deméter retirou-se em Eleusis para chorar, enquanto os homens morriam de fome e tudo ficava escuro e frio. Zeus (ou Júpiter), com pena de Deméter, ordenou a Hades que devolvesse a filha amada à sua mãe. Mas Perséfone havia comido uma romã enquanto estava com Hades, e tinha assim, simbolicamente, se ligado assim a ele pelo sentimento de amor. Para chegar a um compromisso, Hades e Deméter fizeram então um acordo: Perséfone passaria seis meses na Terra com a mãe, e voltaria ao mundo dos mortos durante os outros seis meses para ficar com o amado. A volta de Perséfone à Terra marcaria assim o retorno da vida, da estação das flores e do tempo bom e quente, que inicia com a Primavera. Esse mito nos lembra também a promessa da 'vida após a morte', do eterno ciclo que faz tudo renascer continuamente, como num eterno carrossel. O Inverno representaria o tempo em que os grãos estão debaixo da terra, em hibernação, em retiro, na espera da nova Primavera para renascer, do mesmo modo que nossas almas que passam um período de 'inverno' entre as várias encarnações. Outras analogias podem ser feitas analisando esse mito. Por exemplo, pensemos naqueles momentos em que existem divergências e nos encontramos entre 'dois amores': teremos a necessidade de encontrar um compromisso e um acordo, e somente após, teremos um novo ponto de partida para um outro ciclo.

Nós que vivemos no Hemisfério Sul, iniciamos agora o outono, ou seja, a estação onde o Sol diminui, as férias acabam e a vida parece voltar ao normal após o Carnaval! Podemos lembrar que agora Perséfone está se encaminhando para o outro Hemisfério, e para nós é chegado o momento do recolhimento interior. Com o fim do verão, os raios do Sol tornam-se mais fracos, indicando ser esse o início de um novo tempo em que devemos nos voltar mais 'para dentro'. É nesse momento que podemos fazer nossa iniciação espiritual, enquanto fazemos uma pausa que irá preparar nosso renascimento futuro. O momento atual é, portanto, um momento de transição e nos prepara para o inverno, ou seja, para a morte, mas, não para a morte física, mas para a morte simbólica que será necessária para o nosso renascimento. Do mesmo modo que o grão de trigo plantado no outono, após o descanso do inverno, renasce como planta nova na primavera, devemos preparar nosso espírito para esse futuro renascimento. Mas por ora, é tempo de transformação, é tempo de reflexão, é tempo de interiorização. Somente, assim, daremos início a uma nova fase de vida.

É fato que vivemos num mundo em transformação, assistindo diariamente a grandes perturbações políticas, econômicas e sociais. Não podemos, portanto, não pensar que estamos numa fase de reciclagem da Terra e que a humanidade se prepara para um futuro renascimento. Os ciclos (ou as Eras Precessionais) se sucedem uns aos outros a cada 24.000,00 aproximadamente. A Era de Peixes está terminando enquanto a Era de Aquário está se iniciando. Neste período, porém, estamos no limbo, entre dois ciclos. Nem bem um termina e já se anuncia o outro, porém esses dois ciclos se sobrepõem durante algumas centenas de anos causando perturbações e transformações no nosso planeta. Portanto, para nos alinharmos física e espiritualmente com a nova energia do 'mês de Áries' devemos iniciar a substituição dos velhos padrões que já não servem mais para substitui-los pelos novos. A economia busca novos modelos, a família busca novos modelos, a organização social busca novos modelos, as religiões buscam novos modelos, mas nós, caros leitores, teremos criatividade e vontade suficiente para encontrá-los? Teremos determinação suficiente para implantá-los?

Eu sou uma pessoa otimista por natureza e creio firmemente que nossa humanidade está sendo guiada para efetuar esse salto de qualidade. E também creio firmemente que aqueles que forem capazes de buscar formas alternativas de vida, enveredando num caminho de espiritualidade, de altruísmo e cooperação mutua terão a felicidade de alcançar suas metas desenvolvendo plenamente todo o seu potencial. A lição mais importante a aprender neste mês de energia ariana é aquela de não sermos egoístas a ponto de querermos as conquistas materiais somente para nós mesmos, nos comportando como crianças mimadas que fazem pirraças quando algo lhes é negado! É proverbial a impaciência e a irritabilidade dos arianos! Porém, sua determinação, sua força de vontade e sua capacidade de liderança podem ser consideradas as suas melhores qualidades e nós podemos nos apoderar delas se estivermos alinhados com o campo astral!

O signo de Áries nos estimula a tomar iniciativas, mas não a ser imprudentes! Incita-nos a ser líderes, mas não a ser rebeldes! Enfrentar os desafios com coragem nos trará recompensas. Ousem. Não tenham medo e libertem-se dos grilhões do passado que teimam em atravancar o seu caminho! O autoconhecimento fornecido pela Astrologia é uma ferramenta imprescindível, mas se você precisar de um alinhamento de energias pode fazer uso da Radiestesia e da Mesa Radiônica que com o pêndulo e os gráficos da geometria sagrada recompõem seu equilíbrio energético restabelecendo o seu bem-estar físico e psíquico. Desse jeito, vocês encontrarão novamente a integração e a plenitude, e conseguirão seguir adiante no caminho de sua evolução terrena.

Prezado leitor, se você desejar obter mais informações sobre minhas consultas, visite o meu site pessoal abaixo. Para agendar uma consulta presencial no consultório ou à distância (via Skype) ligue e ficarei feliz em poder esclarecer suas dúvidas. Sua interpretação será gravada em Mp3. No meu site, você encontra os valores e formas de pagamento para as consultas. Escreva também para [email protected]

Desejo a todos um Feliz Ano Novo Solar!

São Paulo, 12 de março de 2014


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


graz
Graziella Marraccini é astróloga, taróloga, cabalista e estudiosa de ciências ocultas e dirige a Sirius Astrology. Conheça meus serviços on-line
5 perguntas Frequentes, visite Canal do youtube e Facebook
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Astrologia clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa