auravide auravide

Os Aspectos Astrologicos

por Graziella Marraccini
Publicado dia 27/03/2008 17:20:49 em Astrologia

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

Quem entende um pouco de astrologia está acostumado a usar uma linguagem específica para definir os fenômenos que acontecem no céu. No entanto, esse ‘astrologês’ é por vezes obscuro para os leigos que acabam precisando de maiores explicações para compreender seu significado. Em minhas consultas procuro esclarecer o significado dessa linguagem para que meu interlocutor consiga seguir meu raciocínio e assim aproveitar plenamente sua consulta. Mesmo sem querer dar aqui uma lição de astrologia, gostaria de esclarecer de maneira simples neste artigo o significado da palavra ‘aspecto’.

O princípio dos aspectos planetários se baseia nas afinidades ou nos antagonismos elementares existentes entre os diferentes signos do zodíaco e, conseqüentemente, na qualidade específica de seus planetas regentes. Os signos se harmonizam com aqueles cuja natureza seja idêntica ou complementar. Ou seja: os signos de Fogo se harmonizam entre si e com aqueles de Ar. Os signos de Água se harmonizam entre si e com aqueles de Terra. Os elementos opostos se hostilizam energeticamente e seu efeito é, normalmente, negativo. É com essa equação bem simples que encontramos afinidades em nossa vida real, seja nas amizades, seja no ambiente de trabalho e, ainda mais, nos relacionamentos afetivos e sentimentais. Simplificando, podemos dizer que signos harmônicos criam relacionamentos harmônicos, signos hostis, criam relacionamentos hostis.

Da mesma forma que fazemos com os signos, conforme a posição de dois planetas no Zodíaco pessoal, poderemos julgar sua influência harmoniosa, hostil ou duvidosa em nosso mapa. No entanto, para que o efeito da ação seja completo e intenso, é necessário que os planetas estejam posicionados ‘em graus idênticos’ nos dois signos. Portanto, o princípio dos aspectos baseia-se também numa questão de longitude. Concluímos que os aspectos dependem precisamente da distância de longitude entre dois planetas, ou, da medida do arco do círculo situado entre suas duas posições respectivas na eclíptica, ou seja, de sua posição na cúspide que provoca a divisão das Casas Astrológicas no mapa. Os aspectos favoráveis são aqueles decorrentes da divisão da circunferência em três ou múltiplos de três. Os aspectos desfavoráveis decorrem da divisão da circunferência em dois ou múltiplos de dois: a oposição e a quadratura (quadrado, cruz e octógono) são aspectos desfavoráveis. Tradicionalmente consideramos o orbe de 5º como sendo o ideal a ser levado em conta para a maioria dos aspectos. Quanto mais exato o aspecto, maior será sua atuação. O triângulo e o hexágono são harmônicos. A conjunção (ou alinhamento) é um aspecto neutro que pode ser tanto benéfico quanto maléfico, dependendo da natureza dos planetas envolvidos. No entanto, a conjunção quase nunca é harmônica, especialmente se ela for exata, especialmente pela razão de que os planetas acabam atrapalhando um ao outro no campo energético. Assim, mesmo um planeta benéfico quando em aspecto com um planeta maléfico, acaba sendo “maleficado”. Exemplo: um aspecto de conjunção de Urano com Vênus não será benéfico e provocará uma separação entre casais (por exemplo! A conjunção também pode ser ruim no campo da saúde, pois um planeta maléfico pode anular a ação de outro planeta benéfico e provocar uma doença. Assim sendo, uma aspecto negativo entre Urano e Vênus pode significar uma cirurgia para a retirada de um tumor, por exemplo!

No entanto, a astrologia nos ensina que a natureza do planeta é sempre muito mais importante quando tentamos compreender qual o efeito que o aspecto irá causar sobre nosso comportamento. A astrologia mundial toma como base de interpretação esses aspectos para poder tirar conclusões e fazer previsões de longo prazo. (Veja as Previsões Mundiais para 2008). Vamos dar um exemplo: em meu artigo escrevi que um aspecto negativo entre Netuno e Saturno (entre março e junho) “aumenta as contaminações por vírus e contágios coletivos, pelo ar, com possibilidade de provocar mortes coletivas em pessoas e animais. Aumenta também o perigo de acidentes no mar e a contaminação das águas, que será fonte de preocupação, assim como aumentarão os problemas ligados ao gás natural”. No Rio de Janeiro, cidade pisciana e regida por Netuno, a epidemia de dengue fugiu ao controle, provocando um aumento incrível da mortandade. É claro que a epidemia já estava no ar há muito tempo e esta não será a única e nem a última. Vários paises experimentaram epidemias similares nesses últimos anos (gripe aviária, da vaca louca, etc), e todas foram propagadas por vírus descontrolados! Nas Previsões para o Brasil, publicadas em setembro passado no momento do aniversário do país, indicamos o aumento dos problemas relacionados com Netuno que transita atualmente em Aquário, ou seja, na Casa I do mapa. Além disso, consideramos que a Casa XII do Mapa se encontra em Peixes, cujo regente é Netuno.

Em minha opinião, os efeitos são menos controláveis em nível mundial, pois dependem de muitos fatores, de muitas pessoas, de mecanismos de controles que dependem dos governantes e afetam as grandes massas, deixando pouco livre-arbítrio ao individuo. Mesmo assim, no horóscopo semanal, costumo alertar meus leitores sobre esses ‘efeitos coletivos’ dos quais não podemos fugir completamente, mas sobre os quais podemos nos precaver. Da mesma forma acontece quando faço uma previsão anual para um cliente. No nível pessoal, como agir se temos um aspecto de oposição entre Vênus e Urano, por exemplo? Vênus é o planeta do amor, do afeto, da satisfação e do prazer, Urano é o planeta da liberdade, da independência, da rebeldia. Com esses dois elementos em minha cabeça eu vou deduzir que haverá uma ‘separação dos amantes’ e que ela será ocasionada pelo parceiro que possui mais características uranianas em sua personalidade, pois será esse parceiro que buscará a independência e a separação do outro. O outro, o parceiro mais venusiano, normalmente sofrerá as conseqüências da separação de forma passiva, ou seja, não será o agente da separação. Outro exemplo: a oposição entre Saturno e Netuno que iniciou há alguns dias, como agirá em nível pessoal? Saturno é um planeta de restrições, de limitações e de responsabilidade, provoca tristeza, depressão e até morte. Netuno é o planeta das ilusões, dos sonhos, da espiritualidade, e também das doenças, dos hospitais e das prisões, das drogas e do tráfico. Considerando que o mesmo aspecto aconteceu no primeiro semestre do ano passado, e retorna agora somente para reforçar a lição passada, podemos fazer um paralelo em nossa vida pessoal e descobrir qual o efeito estará sendo robustecido agora em nossa vida. Perderemos as ilusões sobre o quê? Cairemos na real sobre qual assunto que não queremos enxergar? Saturno, o Grande Pai, nos chamará para uma sabatina? Ele estará puxando nossa orelha porque não fizemos o dever de casa?

Bem, caros leitores, espero ter ajudado vocês a compreenderem um pouco de ‘astrologês’, e também espero, com isso, ter conseguido mostrar o quão fascinante é essa ‘ciência’ que olha o céu como se ele fosse um livro escrito por Deus. Astrologia é a ligação entre os astros e o Logos. Lembrem-se do primeiro princípio hermético “É verdadeiro, completo, claro e certo: O que está em baixo é como o que está no alto e o que está no alto é como o que está em baixo. Por essas coisas fazem-se os milagres de uma coisa só e como todas essas coisas são e provém do UNO, pela mediação do UNO, todas as coisas são nascidas”. (Leiam também os Princípios Herméticos)

Para se conectar com o UNO, leiam o Salmo nº 23 todos os dias!
Uma grande semana para todos!

São Paulo, 25 de março de 2008


estamos online

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

starstarstarstarstar
O artigo recebeu 1 Votos

Gostou?   Sim   Não  



Sobre o autor
graz
Graziella Marraccini é astróloga, taróloga, cabalista e estudiosa de ciências ocultas e dirige a Sirius Astrology. grabnn Atende em seu consultório em SP com hora marcada no horário comercial.
5 perguntas Frequentes, visite Canal do youtube e Facebook
Email: [email protected]
Visite o Site do Autor

Veja também
artigo Treinando a não-mente
artigo Horário
artigo Ativação dos sentidos interiores
artigo Amigos extrafísicos


As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.

auravide

 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa