Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade


Saturno, o senhor do tempo  
Home > Astrologia

Saturno, o senhor do tempo

por Ceres Maier


Saturno representa o tempo e a auto-responsabilidade com o que fazemos com ele.
Para que possa ficar mais claro sobre como funciona sua energia, vamos nos reportar à Mitologia Grega e conhecer resumidamente o seu Mito.

Saturno, por entender o sofrimento de sua mãe, atende ao seu pedido e castra seu pai, Urano, e toma posse do trono, assumindo o lugar do pai, e casa-se com Réia (que também é a Terra). Com Réia também teve filhos, mas um oráculo predisse que seria destronado por um de seus filhos e, para não correr este risco, os engolia logo ao nascer. Apenas na última gravidez, quando estava grávida de Zeus, Réia resolveu fugir para a ilha de Creta e lá o teve. Para que Saturno não suspeitasse que seu filho caçula ainda estava vivo, Réia deu-lhe uma pedra envolta em panos de linho, que foi imediatamente engolida. Então, desta forma, Zeus foi salvo de ser engolido por Saturno e ao crescer, ainda adolescente, ordena que uma ninfa dê uma beberagem para seu pai, que passa mal e vomita todos os seus irmãos.
A partir daí, também ele - Zeus - expulsa seu pai do Olimpo e toma posse de seu trono, casa-se com Hera e divide o reino herdado com seus outros dois irmãos, Netuno e Plutão.
Saturno entende o sofrimento de sua mãe, porque tem as mesmas necessidades de concretização que ela. Como a Terra, que é um universo denso e precisa ver suas sementes brotarem, frutificarem, para que de seus frutos novas sementes brotem e frutifiquem -preservando o ciclo da vida aqui na Terra - também Saturno é ligado ao elemento denso e de realização objetiva. Não agüenta ver nada apenas no mundo das idéias, precisa torná-las realidades concretas. Este é o seu intento.

Quanto aos seus filhos, que logo ao nascer são devorados por ele, podemos entender que tudo o que é gerado num determinado momento do tempo, pelo próprio tempo é consumido - envelhece - porque nada é absolutamente eterno. Ele também é destronado pelo seu filho caçula, porque tudo na vida e no tempo é cíclico.

Onde temos Saturno em nosso Mapa Astral ou por onde transita, temos a consciência do tempo que passa e da necessidade de se deixar algum legado concreto para geração posterior – a nossa semente.
Saturno nos dá total liberdade de escolha, desde que paguemos o preço. E sempre o pagaremos, seja a escolha ir para a direita ou para a esquerda. Serão caminhos totalmente diversos um do outro, as conseqüências também, por isso ele nos exige discernimento, bom senso e auto-responsabilidade. Ele sabe que é através de nossas escolhas que iremos criar a nossa realidade (qualidade de Saturno).
A cada momento de frustração, não adianta chorar, lá está ele nos perguntando se fizemos o suficiente.
A cada momento de bem estar, ele também estará presente, nos premiando com a satisfação do dever cumprido.

Saturno é aquele nosso lado exigente e cobrador - o superego, de Freud - que pode chegar num nível tal que nos castre e nos coloque limites restritivos, como o fez com seu pai Urano, pois ele entendeu que seu pai estava agindo de forma irresponsável por não permitir o desenvolvimento do que gerara. Ele não perdoa uma existência irresponsável e estéril: cobra realização e concretização.

Como o Senhor do Tempo, tudo tem começo, meio e fim: tudo tem o momento certo de acontecer. Primeiro se planta, depois, se colhe. Tudo dentro da ordem cronológica lógica.
Para Saturno, tudo o que plantamos, colhemos. Então, precisamos estar atentos quais sementes estamos utilizando - qual a sua qualidade - e se estamos arando, adubando e aguando adequadamente a terra, porque o fruto que teremos será conseqüência dessa semente e do trabalho com o seu cultivo.

Onde temos Saturno entramos em contato com a necessidade e desejo da concretude; porque ele simboliza a realização de qualquer coisa, inclusive da própria vida. Ele exige o necessário esforço, pois para se viver aqui na Terra sabemos que não existe mágica nem pó de pirlimpimpim.

No mundo do sonho tudo é possível, magicamente; no mundo da realidade saturnina também o é, desde que se trabalhe “em prol de”. O Senhor do Tempo e da concretização não nos priva de nada desde que sigamos sua regra de ouro: arregaçar as mangas e trabalhar. Só isso!
Trabalho profilático e trabalho sistemático e direcionado em prol de algo são utilizações positivas da energia de Saturno.

A posição de Saturno em nosso Mapa Astral nos diz onde precisamos viver inteiramente cada momento - o aqui e o agora, o Presente - porque o passado já passou e o futuro ainda não chegou. Para Saturno o Presente é a Realidade.

A Astrologia, além de ser regida por Urano (buscamos no céu as posições planetárias para entender o Universo e a nós próprios) também é saturnina, porque ela é geocêntrica (embora estejamos num sistema planetário heliocêntrico), pois, é no espaço da Terra que nos situamos pela localização (longitude e latitude) - no aqui - num determinado momento, e agora, obtendo um ângulo em relação aos planetas lá no céu com seus respectivos interaspectos (que determinarão as energias acionadas); mas será Saturno que determinará a capacidade de atuação e concretização - aqui na Terra - das mesmas.

Netuno é sonho, Urano é a idéia e Saturno é a forma. É Saturno que dá a forma aos sonhos e às idéias criativas que temos. Sem Saturno não teríamos sobrevivido à existência aqui na Terra. É ele que nos proporciona recursos como que de ser sistemáticos, disciplinados, perseverantes e fiéis aos nossos sonhos e idéias. É a sua energia que utilizamos quando queremos construir uma base sólida para nossos projetos de vida.

Saturno é rocha e tudo o que construímos sobre a rocha - com material de boa qualidade (obviamente) - jamais desmoronará. Torna-se praticamente eterno e vai além da nossa própria existência. Pessoas notórias que nos deixaram seus legados - seja intelectual, artístico ou científico - têm forte ênfase de Saturno ou do elemento Terra em seus mapas natais.

Onde temos Saturno no nosso Mapa Natal ou por onde ele passa em trânsito ele exigirá que sejamos auto-responsáveis e competentes, em troca nos provirá com seus instrumentais, dos quais um dos mais importantes é o livre-arbítrio.

Ter livre-arbítrio é ter liberdade de escolha. Uma criança não tem liberdade de escolha, são os pais que a fazem por ela. Nós adultos, quando tornamo-nos auto-responsáveis, isto é, nos tornamos responsáveis pela nossa pessoa e pelas nossas escolhas e todas as suas conseqüências, que tanto nos afetam como a pessoas à nossa volta, como até - numa visão macrocósmica - a toda a humanidade, passamos, então, para a maioridade como ser humano, adquirindo maior poder de decisão sobre as nossas próprias escolhas.
Quando chegamos neste patamar de autoconsciência e auto-responsabilidade, ai sim, adquirimos o real livre arbítrio (tão bem exemplificado naquelas pessoas notórias), mas, como todo pai amoroso e zeloso fica de olho, pois ele sabe que às vezes nos esquecemos ou nos perdemos nas nossas fraquezas humanas.

Para entender claramente a energia de Saturno no nosso Mapa Astral e, conseqüentemente, sobre a nossa pessoa, podemos usar o exemplo do escultor. Para ser um artista é preciso ter vários atributos, como por exemplo: visão artística, senso estético, habilidade manual e capacidade de realizar um projeto. A visão artística e o senso estético lhe permite vislumbrar sua obra de arte, mas é sua capacidade de realização que o faz tratar com seriedade e responsabilidade aquela pedra bruta, e que torna possível treinar e utilizar sua habilidade manual para conseguir seu intento, que é a concretização de sua arte.

Quando este artista se coloca em frente ao seu material de ofício - a pedra (qualidade de Saturno) - ele precisa saber o que pretende fazer com ela, precisa de um projeto e não é simplesmente repicar ali ou aqui, pois sabe que cada lasca que tirar da pedra jamais conseguirá recolocá-la, no máximo, poderá adaptá-la ao projeto.
Então, o artista, além de sua visão artística, precisa de bom senso, caso contrário, terminará com um monte de cacos no chão, inutilizando uma pedra que poderia se tornar uma obra de arte.
E, quando ele consegue terminar seu trabalho, através de um esforço laborioso, disciplinado, atento e concentrado, a todo momento, sem perder de vista a cada martelada que dá onde pretende chegar - ao concluí-lo, vê-se frente a frente com sua obra - o que antes era pedra bruta, agora, lapidada, torna-se a expressão concreta de sua visão artística.
Isto é o que Saturno quer nos ensinar: nós, como escultores de nossa própria existência, precisamos lapidá-la com consciência (através do autoconhecimento) e auto-responsabilidade, atentos com o que pretendemos fazer dela. Compartilhe


Ceres Maier é astróloga, dá cursos de Astrologia e Mitologia Grega. Atende fazendo Mapa Astral e Revolução Solar, em seu consultório em São Paulo.
Clique aqui e faça seu Mapa Astral on-line.
Email:
Visite o Site do Autor

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.
 
Energias para Hoje
Saturday, April 21, 2018


energia
I-Ching: 19 – LIN – APROXIMAÇÃO
É tempo de alegria e esperança. Trabalhe, seja perseverante e deixe que os outros se aproximem, pois agir em conjunto será muito benéfico.


energia
Runas: Kenaz
Abertura de caminhos, iluminação e proteção.


21
Numerologia: Otimismo
Cante hoje, mesmo que seja intimamente. Encontre seu melhor sorriso e o mantenha. Ria mesmo das dificuldades será bem fácil superá-las hoje. Dê atenção especial a si mesmo e irradie alegria àqueles que encontra.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 

+ Lidos da Semana anterior
1. Como fazer um homem ficar obcecado por você...
2. Aceite-se como Você é!
3. Limão para tratar o Sistema Digestivo
4. Vamos ver o que virá...
5. O Limão na Gravidez e Amamentação
6. Previsões das Runas pra 2018
7. Sonhar com a própria morte
8. As Profecias de Chico Xavier


 
Voltar ao Topo
Siga-nos
Facebook Twitter Instagram Gogole Plus Youtube
© Copyright 2000 - 2018 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade