Somos Todos UM - HOME
O seu Portal de Autoconhecimento e Espiritualidade


Urano, símbolo da originalidade  
Home > Astrologia

Urano, símbolo da originalidade

por Ceres Maier


Para que possamos entender como a energia de Urano funciona em nosso Mapa Astral, ou seja, na nossa vida, precisamos nos reportar ao Mito de Urano contado pelos gregos há muito tempo atrás.

No princípio era o Caos, de onde surgiu Gaia, a Mãe-Terra.
Gaia deu à luz Urano - o Céu estrelado - a quem se uniu como amante e companheiro. Todas as noites Urano deitava-se sobre Gaia, gerando muitos filhos. Mas como eram seres muito estranhos, Urano - insatisfeito com sua prole - os devolvia ao útero materno, sem levar em conta os sentimentos da mãe. Urano tinha uma imagem ideal de seus filhos, que uma vez gerados não lhe agradava.

Gaia foi ficando cada vez mais infeliz pela não aprovação por parte de Urano dos seres que gerava. Até que num determinado momento construiu uma foice e chamou seus filhos pedindo que a ajudassem a castrar o pai. Apenas o mais novo deles - Saturno - se dispôs a ajudá-la, e no momento em que Urano ia mais uma vez deitar-se sobre Gaia, Saturno castrou seu pai, e jogou seu falo no mar, enquanto que um pouco de sangue caia no chão.
Do falo jogado no mar, formou-se uma espuma e daí nasceu Afrodite. Do sangue que caiu no chão nasceram as Fúrias.
E, a partir deste momento, Saturno tomou posse do reino de seu pai.

Urano, o Céu estrelado, representa o espaço sem fim, as idéias e o ideal.
Gaia, a mãe-Terra, representa a capacidade de concretização da idéias trazidas por Urano.
Urano, impaciente e sempre insatisfeito pelo que Gaia gerava, devolvia ao útero materno o que fora gerado. Podemos entender isto como quando alguma idéia nossa é colocada em prática e o resultado nunca é exatamente como a idealizamos, sempre temos uma pontinha de frustração e insatisfação. Nunca temos paciência e não conseguimos controlar a nossa ansiedade de dar tempo ao tempo para ver como se desenvolve o que produzimos. Mas, de qualquer forma, Urano e Gaia estavam sempre gerando novos filhos. Isto nos mostra a capacidade infindável que temos de ter idéias e de concretizá-las.

Urano é exatamente isto: a capacidade de gerar idéias, experimentá-las, descartá-las e partir para novas experimentações de novas idéias. Infinitamente!
Onde temos Urano em nosso Mapa Astral e por onde ele transita temos coragem de ousar; somos férteis em idéias e na necessidade em aplicá-las, sem a preocupação e o compromisso de que “tem que dar certo”. Como no próprio Mito, vamos descartando rapidamente aquelas idéias que acreditamos que não ficaram boas na prática e continuamos a produzir novas idéias e as experimentando; e assim sucessivamente.

Gaia, frustrada por não ver seus filhos crescerem - ver se o que ela modelou “daria certo” - vai pedir ajuda aos seus filhos, que estão dentro dela mesma; mas apenas Saturno - Deus do Tempo - entende seu drama e se prontifica a ajudá-la, pois só o Tempo pode nos dizer se uma idéia deu certo ou não.

Urano simboliza o nosso compromisso com o mundo das idéias, com o ideal – principalmente com o ideal de ser um ser humano cada vez melhor e único. Sua energia exige-nos que sejamos fiéis conosco mesmos. Para Urano o único plano de Vida é Sermos nós mesmos, ampliando cada vez mais a consciência de quem somos e, conseqüentemente, desfrutar uma vida mais plena... de nós mesmos, com toda a nossa originalidade.

Para que possamos exercer toda a nossa originalidade precisamos fundamentalmente de liberdade para Ser e isto implica, muitas vezes, em solidão; não a solidão da não-relação, mas sim a capacidade de não nos apegarmos às pessoas e coisas à nossa volta com as quais nos relacionamos.
Temos consciência de que chegamos sós neste planeta e sós nos manteremos, pois daqui nada levaremos a não ser aquilo que desenvolvemos dentro de nós próprios, e por isso o não-apego.

Quando usamos negativamente a energia de Urano acreditamos que este é o preço para “ser si mesmo”: a solidão, vivendo apartados de tudo e de todos. Porém, se acreditamos que corremos o risco de perder a liberdade de ser si mesmo significa que já não somos nós mesmos, pois somos prisioneiros do nosso próprio medo.

Se somos castrados em nossa criatividade, seja por medo de perder a segurança tão duramente conquistada, seja porque não acreditamos em nos mesmos e nos auto-boicotamos, as Fúrias se levantam e nos “possuem”, nos tornando mal humorados, rebeldes, instáveis, eternamente insatisfeitos, facilmente irritáveis, reacionários, niilistas e totalmente anti-produtivos. Tornamo-nos inférteis ou usamos nossas idéias de forma negativa, como se algo dentro de nós se rebelasse pela condição do mau uso da energia uraniana.

Mas o Mito nos mostra uma saída: do sêmen que cai no mar nasce Afrodite, a Deusa do Amor e da Beleza. Podemos entender neste trecho do mito como que, primeiramente, precisamos utilizar a energia uraniana em prol de nós mesmos; devemos usar nossa criatividade e originalidade a nosso favor, pondo amor e beleza em nossa vida, amando-nos, amando a nossa vida e as pessoas à nossa volta e promovendo o desenvolvimento e a liberdade de ser quem somos (exigência primeira de Urano), respeitando a nossa individualidade (Urano é famoso por sua qualidade individualista) e a do outro, porque somente assim teremos coragem para romper com o já estabelecido e implantar o novo (qualidade de Urano).

O nascimento de Afrodite traz a Urano a qualidade do amor, suavizando o seu universo, que é o mundo das idéias, frio e racional. Quando aplicamos as qualidades de amor juntamente com os altos ideais que temos, podemos nos proporcionar, e às pessoas a nossa volta, condições de crescimento e desenvolvimento do Ser que somos, sem que sejamos ditatoriais e intransigentes (Uranos não se preocupava com os sentimentos de Gaia quando devolvia os filhos para seu útero). Não podemos nos esquecer que Afrodite nasceu no mar - Universo de Netuno - que promove o Amor Incondicional.

A amizade é atributo uraniano, que é o único tipo de relação onde aceitamos o outro como ele é, caso não seja assim, não é amizade. Encontramo-nos com o nosso amigo porque queremos e ele idem - apenas por isso - não há nenhum tipo de obrigação a não ser o mútuo querer de estar juntos.

Na casa onde temos Urano e onde acontece o seu trânsito pelo nosso Mapa Natal podemos esperar o inesperado (tudo é possível; pode ser que sim ou pode ser que não), o inusitado, a surpresa, insights e promessas de futuro.

Para que possamos ser ousados e ir em direção ao futuro orientado por Urano, precisamos ampliar nossa consciência (qualidade de Urano), abrindo sem preconceitos para o novo e para as infinitas promessas de possibilidades de desenvolvimento.
Urano rege a astrologia, que vai busca no Céu informações esclarecedoras sobre a nossa pessoa e permite-nos que ampliemos a nossa consciência de quem somos nós.

Urano é o céu estrelado. Dá para imaginar a extensão deste céu? Pois é, também não dá para imaginar a extensão do nosso potencial criativo, a nossa capacidade de ter idéias, de resolver problemas, tudo representado por Urano.
Somos infinitamente criativos! Por isso ele prega a liberdade, a ousadia e a renovação. Por isto, podemos, de forma bem simplista, resumir com um axioma a “filosofia” de Urano: “Tudo é possível quando a Alma não é pequena”.
E que assim seja!

Compartilhe


Ceres Maier é astróloga, dá cursos de Astrologia e Mitologia Grega. Atende fazendo Mapa Astral e Revolução Solar, em seu consultório em São Paulo.
Clique aqui e faça seu Mapa Astral on-line.
Email:
Visite o Site do Autor

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.
 
Energias para Hoje
Saturday, April 21, 2018


energia
I-Ching: 19 – LIN – APROXIMAÇÃO
É tempo de alegria e esperança. Trabalhe, seja perseverante e deixe que os outros se aproximem, pois agir em conjunto será muito benéfico.


energia
Runas: Kenaz
Abertura de caminhos, iluminação e proteção.


21
Numerologia: Otimismo
Cante hoje, mesmo que seja intimamente. Encontre seu melhor sorriso e o mantenha. Ria mesmo das dificuldades será bem fácil superá-las hoje. Dê atenção especial a si mesmo e irradie alegria àqueles que encontra.
 
 
Horóscopo da Semana
Áries Áries Libra Libra
Touro Touro Escorpião Escorpião
Gêmeos Gêmeos Sagitário Sagitário
Câncer Câncer Capricórnio Capricórnio
Leão Leão Aquário Aquário
Virgem Virgem Peixes Peixes
 

+ Lidos da Semana anterior
1. Como fazer um homem ficar obcecado por você...
2. Aceite-se como Você é!
3. Limão para tratar o Sistema Digestivo
4. Vamos ver o que virá...
5. O Limão na Gravidez e Amamentação
6. Previsões das Runas pra 2018
7. Sonhar com a própria morte
8. As Profecias de Chico Xavier


 
Voltar ao Topo
Siga-nos
Facebook Twitter Instagram Gogole Plus Youtube
© Copyright 2000 - 2018 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade